quarta-feira, 23 de julho de 2008

O Ombudsman - A/0033

O Ombudsman
Ombudsman é um profissional contratado por um órgão, instituição ou empresa que tem a função de receber críticas, sugestões, reclamações e deve agir em defesa imparcial da comunidade. Em suma, ele é um profissional pago para defender o leitor de sua própria empresa jornalística.
A palavra passou às línguas modernas através do
sueco (ombudsman significa representante). De fato, em 1809, surgiram na Suécia normas legais que criaram o cargo de agente parlamentar de justiça para limitar os poderes do rei.
Atualmente, o termo é usado tanto no âmbito privado como público para designar um elo imparcial entre uma instituição e sua comunidade de usuários.
Nos países de língua portuguesa, as palavras portuguesas "
ouvidor" e "provedor" (bem como "ouvidoria" e "provedoria") são mais utilizadas como substitutas ao nome estrangeiro. É normal, nos dias atuais, as empresas de comunicação e outras empresas do gênero, contratarem profissionais para essa árdua missão. Esses profissionais, embora remunerados pela sua própria organização empresarial, sai em defesa do leitor, em questões diversas. Eles, munidos da autoridade que o cargo requer, aplica as normas corretivas, dando o veredito final.

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