domingo, 19 de setembro de 2010

Artigo: Pensamentos - Prefácio - A/0863

PENSAMENTOS QUE EDIFICAM

Sábia é a pessoa que conhece alguma coisa sobre tudo, e tudo sobre alguma coisa. A mais sábia é aquela que estuda como se fosse viver eternamente, e vive como se fosse morrer amanhã.

Não podemos ter vergonha de perguntar o que não sabemos, nem ter vergonha de aprender com outrem o que não conhecemos. Disso nunca se arrependeram os homens insignes; antes sim, de não saberem ou de não quererem aprender.

O sábio que não diz o que sabe, é como a nuvem que passa e não traz chuva. Os que forem à frente têm a obrigação de ensinar os que vêm atrás. O verdadeiro sábio avalia claramente o quanto ainda ignora e se torna desde logo humilde e simples, condescendente e solidário, fraternal e honesto.

O dever que a cada um assiste, de quantos se encontram habitando este mundo, é o de dizer ao seu semelhante o que sabe de certo e de bom sobre uma experiência ou um conhecimento que colheu. Não há nada melhor do que ser útil: esta qualidade é o elo que nos prende aos nossos semelhantes, promove o aperfeiçoamento de nosso caráter e nos dá prestígio na sociedade.

Ler sem refletir, é comer sem digerir. Tudo que nos acontece, nos dá alguma experiência ou desenvolve alguma qualidade em nosso caráter que estava escondida ou faltando. A vida é expansão. Procure ampliar seus planos e suas aspirações. Alargue sua mente e sua visão. Expanda-se. Reanime-se. Movimente-se.
A fé, a confiança, a sensação de progresso, nos libertam das angústias e nos preparam para bens vindouros. A aquisição de uma auto-imagem adequada e realista insufla no indivíduo novas faculdades, novas aptidões e transforma o fracasso em sucesso. A melhor e mais adequada auto-imagem está em cada um ver a si mesmo como sendo filho de Deus, feito à Sua imagem e semelhança.

O que o mestre é, tem mais valor que os ensinamentos do mestre. Dificuldades reais podem ser resolvidas. Apenas as imaginárias são insuperáveis. Muitos preferem correr o risco de um acidente a ler as instruções.

É muito bom fazer novos amigos. Melhor ainda é cultivar as antigas amizades. Imprescindível é não trair o melhor Amigo. As dúvidas são bem mais cruéis que as duras verdades. Entre as vitórias a conquistar na vida há duas muito importantes: Uma é conseguir o que queremos. Outra é usufruir o que temos. Embora pareça mais fácil, somente os sábios alcançam a segunda.

Em nossa caminhada, precisamos evita dois erros gravíssimos: julgarmo-nos mais do que somos, estimarmo-nos menos do que merecemos.

A leitura torna o homem completo. A conversação torna-o ágil. O escrever dá-lhe precisão. A literatura pode ser, com freqüência, boa terapia pessoal. Uma espécie de psicanálise em que não há despesa de psicanalista.

O espelho revela o rosto. A arte revela a alma. Estes pensamentos, que aqui ficam registrados, hão de perpetuar no consciente de cada leitor, que sabe, sobretudo, valorizar o conhecimento.

Frater Ornator

Nenhum comentário: