sábado, 3 de setembro de 2011

Artigo: Cavalgada - A/01006

                                                   Valentina, uma menina-moça muito especial,
                                                         representando aqui, todos os jovens que
                                                                   marcaram presença na Cavalgada
                                              em Mundo Novo, no dia 3 de setembro de 2011

Cavalgada, a Festa Popular

3 de setembro de 2011. A Cavalgada acontece em Mundo Novo, com a participação festiva de centenas de cavaleiros e amazonas. No pátio da Apae, a bonita concentração, onde todos se confraternizam, com a verdadeira expressão de felicidade. As cidades circunvizinhas ali se faziam presentes com suas comitivas e representantes, engrossando as fileiras para a Festa Popular, que já é tradição no Cone Sul do Estado de Mato Grosso do Sul. A cada novo ano, novas alegrias com a Cavalgada, que reúne os apaixonados por este esporte. Crianças, jovens, adultos,e até os mais idosos participam, num clima de amizade e muito amor pela arte da montaria.

Antes de dar a partida, no palanque improvisado, a presença de líderes da Cavalgada e a fala de políticos, num tom de reverência e de encorajamento a todos os que amam montar no lombo de um cavalo. O Prefeito Toninho e o Presidente do Legislativo Sebastião Reis de Oliveira se mostram felizes pelo evento cultural, e parabenizam Orandir Ribeiro, Edil e grande entusiasta da Cavalgada, tanto em Mundo Novo, como em toda a região. Aliás, ele é o presidente e tem de todos a admiração, pelo que faz em favor do belo esporte.

E assim, passo a passo, os cavaleiros e as amazonas, grandes e pequenos, circularam, a partir das 10 horas da manhã, as principais ruas e avenidas da cidade, demonstrando verdadeiro ato de civismo, e ganhando a estrada que dá acesso à Prainha do Porto Fragelli, com o aplauso de populares, que permaneciam o tempo todo admirando o que viam.


Próximo da Igrejinha, os grupos organizados, adentraram pela Estrada Boiadeira, que ainda é cantada em prosa e verso pelos pioneiros. Cruzando mais de dez quilômetros em terras da Fazenda Mundo Novo, muita aventura no Caminho que levaria os participantes ao encantado Bairro Jatinho, onde a Comunidade estava à espera das Comitivas para o suculento almoço.

No trajeto, pontes e porteiras, e também velhos currais, que podem nos transportar a um passado de glória, cujo saudosismo o poeta canta em versos solenes. A fome começa a apertar e alguns, já com o tempo avançado, pensam no churrasco que está tão perto, mas demorava para chegar. Muitos carros, carroças e motocicletas estavam formando uma grande base de apoio para a Cavalgada. Os fotógrafos estavam todos apostos, registrando os melhores momentos da Festa do Povo.

Cenas impressionantes podiam ser vistas, como a de um cavalo, que não resistiu a tentação e literalmente ficou deitado num manancial de água, sem vontade de sair dali. Uma boiada, que vinha em sentido contrário, quase estraga a festa de alguns, pois um acidente poderia ter ocorrido naquelas cercanias.

Em compensação, os lugares visitados eram exuberantes, entre penumbras e clareiras, que davam a todos nós uma sensação de paz e de muita energia. Riozinhos e açudes com límpidas águas estavam em toda parte, onde os animais sedentos matavam a sede.

O percurso não era tão longo, mas como a Cavalgada precisa ter a paciência necessária para esperar os pequeninos que também estão no lombo de um cavalo, o tempo parecia não passar, porque também a fome começava a se manifestar, como é muito natural, tanto nos animais como nos humanos.

Três da tarde. Muita poeira na estrada e muitos rostos já desfalecidos. De repente, eis a Capela do Jatinho, e no barracão do outro lado, tudo pronto, com as equipes de apoio servindo a moçada, com dedicação. Era o almoço esperado, já bem tarde. O fim de uma jornada, mas à noite, tem mais folguedos, com o bailão e o famoso arrasta-pé.

Nenhum comentário: