terça-feira, 11 de junho de 2013

Artigo: A Luz que resplandece - A/01324

A Luz que resplandece entre
os Homens de Boa Vontade

 

É sempre possível estabelecer analogias entre as propriedades da luz física e as da Luz Cósmica. Isto se deve a que o conhecimento de uma é um meio de conhecer a outra. O estudo da luz física acarretou, no começo do século XX uma verdadeira revolução do pensamento, obrigando alguns físicos a se tornarem filósofos. Um destes grandes pensadores, sem dúvida, foi Albert Einstein, que escolheu viver na Verdadeira Luz dando o testemunho vivo e vibrante do que significa crer na Divindade Criadora, acima de quaisquer conceitos religiosos.

Hoje em dia os físicos consideram que a luz é ao mesmo tempo ondulatória e corpuscular, ou seja: ela se desloca sob forma de ondas e contém corpúsculos. Assim, pode-se associar o conceito de Luz ao de onda e de expansão e, o conceito de trevas ao de corpúsculos e de contração. Toda partícula modifica por sua presença as propriedades do espaço que a cerca. Diz-se que ela cria um campo. Em outras palavras, ela “sensibiliza” seu ambiente, de maneira que cada ponto desse ambiente se torna apto a manifestar uma força.
O mundo não manifesto é constituído de campos, ao passo que o mundo manifesto é formado de partículas. A matéria é a manifestação das potencialidades contidas num campo. Isso quer dizer que o vácuo cósmico é a sede de partículas que podem dar origem à densidade. Por definição, a eletrodinâmica quântica é a teoria matemática que tem por objeto dar uma explicação para o caráter ondulatório e corpuscular da luz.
Sempre é bom que o Homem Espiritual esteja apoiado nos conceitos da física, podem assim, representar as leis que regem o mundo metafísico. Do ponto de vista místico, a Alma Universal é um campo cujas granulações são as bases das personalidades-alma, permanecendo tais granulações em estado virtual quando estão no aguardo a reencarnação.
Conjuntamente com a luz, a Alma do mundo ou o Éter participa na formação da Natureza. Se o afluxo abundante da luz tem por consequência um movimento geral na Natureza Orgânica, é preciso atribuir essa influência a um Princípio universalmente difundido, que é a própria Alma do Mundo. A Essência da Luz corresponde na Natureza Orgânica o princípio plástico. Causa primeira do processo químico, a luz encontra a sua realização no crescimento do Ser Humano.
Seria importante, neste aspecto, buscarmos a purificação de nosso corpo e de nosso Espírito para que a nossa Luz possa brilhar entre os homens, imprimindo neles a nossa personalidade profunda. A Luz Cósmica tem que se manifestar em todo o mundo, para que por meio dela o estado de coisas seja modificado. Esta é uma lei um tanto complexa e de difícil compreensão, mas o próprio Mestre em sua Peregrinação Espiritual conclamou a todos os seus contemporâneos para que andassem na Luz, pois era Ele a Luz que resplandecia entre os Homens de Boa Vontade. Jesus continua sendo a Luz Maior que resplandece entre nós e mostra à Humanidade o Caminho da Eterna Luz.

Nenhum comentário: