quarta-feira, 26 de março de 2014

Artigo: Mentira - A/01518

MENTIRA TEM PERNAS CURTAS


A mentira tem “pernas curtas” porque ela não costuma durar muito. Cedo ou tarde, acaba sendo alcançada pela verdade. Isso acontece por dois motivos: primeiro, porque quando mentimos fazemos mais esforço do que quando dizemos a verdade, em função do dilema moral envolvido. Segundo porque, quando precisa ser repetida, a mentira perde força, sendo contaminada por fragmentos da verdade ou por outra mentira, pois sua base é a ficção.
Mentir significa “inventar” uma verdade que não existe. Não dizer a verdade de forma consciente é saber que estamos dando uma indicação contrária a essa realidade que percebemos quando fazemos isso sabemos que estamos mentindo. Isso faz toda a diferença, por que é nesse momento que temos a possibilidade de escolher se queremos faltar com a realidade ou não.

Desde a infância mentimos para nos isentar de culpas ou para alcançar o que queremos. Estudos indicam que apenas até os 3 meses de idade um bebê é incapaz de mentir. Muitas vezes os adolescentes descobrem que a mentira pode ser aceita em certas ocasiões e até ilibá-los de responsabilidade e ajudar a sua aceitação pelos colegas. Algumas crianças e adolescentes que geralmente agem de forma responsável, podem cair no vício de mentir repetidamente ao descobrir que as suas mentiras saciam a curiosidade dos pais.
A mentira é tão utilizada que o seu sentido ultimamente parece tender a ser banalizado. Tem momentos em que a mentira é aceita e até consegue ser bem vista pela sociedade: é a “mentira branca”. Segundo as estatísticas, mentimos cerca de 200 vezes por dia e em média uma vez por cada 5 minutos.

As razões em que a mentira pode aparecer são: receio das consequências, insegurança ou baixa de autoestima, por razões externas, por ganhos e regalias ou por razões patológicas. A mentira pode ainda surgir como uma dependência, quando dita de uma forma compulsiva. Os dependentes da mentira sabem que estão a mentir, mas não se conseguem controlar, num processo que surge de uma forma muito semelhante ao do vício do jogo ou à dependência de álcool ou de drogas. Esta incapacidade em controlar os impulsos é causador de um sofrimento nítido razão pela qual deve ser alvo de tratamento. Nos dependentes da mentira, o primeiro passo a dar consiste em assumir que existe um problema e de seguida procurar ajuda para esse mesmo problema.
Sintomas da mentira. Exagera os próprios feitos de maneira implausível, construindo uma realidade fantasiosa. Tudo o que faz é ótimo, genial ou surpreendente. Para convencer, usa argumentos que reduzem ou anulam os feitos dos outros. Quando confrontado com a verdade, sente-se ameaçado e tende a amenizar a mentira – por exemplo, dizendo que a pessoa que o contradiz está fazendo tempestade num copo d’água Como não consegue sustentar as próprias contradições por muito tempo, tende a ser pouco leal aos amigos e à família, desfazendo os vínculos afetivos de tempos em tempos e abandonando quem vê como ameaça.

O mentiroso compulsivo. Quem mente por hábito, fazendo da mentira a resposta padrão a qualquer pergunta. Para ele, falar a verdade pressupõe algum tipo de desconforto. Mentir permite sentir-se bem.
Sintomas da Mentira. Sem a intenção de manipular os outros, o compulsivo mente para chamar a atenção ou melhorar sua autoestima. Por isso, distorce a verdade sobre qualquer coisa, mesmo as insignificantes. Enquanto o mitômano cria uma realidade fantasiosa nos mínimos detalhes, o compulsivo injeta mentiras nas conversas do dia a dia apenas porque a verdade não tem nada de mais.

Causas
A mentira compulsiva geralmente tem origem num ambiente familiar que pune quem admite os erros e fracassos – pais que castigam os filhos quando estes confessam sinceramente um erro podem criar o hábito da mentira.


 

Nenhum comentário: