Ramatis viveu na
Indochina, no século X, e foi instrutor em um dos inumeráveis santuários
iniciáticos da Índia. De inteligência fulgurante, desencarnou bastante moço. Espírito muito experimentado nas lides reencarnacionistas, já se havia
distinguido no Século IV, quando participou do Ciclo Ariano, nos acontecimentos
que inspiraram o famoso poema hindu RAMAIANA.
Ramatis nos acompanha desde o tempo da Atlântica há 28.000 anos e algumas vezes
encarnou-se para nos ajudar. Foi o grande filósofo Shy-Ramat na Atlântica, no
Templo do Sol e da Paz; depois um sensato Grão Sacerdote no Egito, no tempo do
faraó Amenhotep IV; mais tarde o insigne Pitágoras na Grécia, Phylon de Alexandria,
no tempo de Jesus; finalmente Rama-Tys, sacerdote budista avançado na
Indochina, há 1.000 anos, quando muitos de nós aprendemos com ele magnetismo,
psicometria, radiestesia, vidência, terapia e telepatia. Informa-nos Ramatis que, após certa disciplina iniciática a que se submetera na
China, fundou um pequeno templo iniciático na Índia, à margem da estrada
principal que se perdia no território chinês. Nesse templo procurou aplicar aos
seus discípulos os conhecimentos adquiridos em inúmeras vidas anteriores. Na
Atlântida foi contemporâneo, em uma existência, do espírito que mais tarde
seria conhecido pelo pseudônimo de Allan Kardec (o codificador do Espiritismo),
que era profundamente dedicado à Matemática e às chamadas ciências positivas.
Posteriormente, em sua passagem pelo Egito, teve novo encontro com Kardec, que
era então o sacerdote Amenófis, ao tempo do Faraó Merneftá, filho de Ramsés. Embora tenha desencarnado ainda moço, Ramatis pôde aliciar setenta e dois
discípulos que, no entanto, após o desencarne do Mestre não puderam manter-se à
altura do mesmo padrão iniciático original. Eram adeptos provindos de diversas
correntes religiosas e espiritualistas do Egito, da Índia, da China e até da
Arábia. Apenas dezessete conseguiram envergar a simbólica túnica azul e
alcançar o último grau daquele ciclo iniciático. Os demais, sejam por ingresso
tardio, seja por menor capacidade de compreensão espiritual, não alcançaram a
plenitude do conhecimento das disciplinas lecionadas pelo Mestre. A não ser
vinte e seis adeptos que estão no Espaço (desencarnados) cooperando nos labores
da Cruz e do Triângulo, o restante disseminou-se pelo nosso orbe, em várias
latitudes geográficas. Sabemos que dezoito reencarnaram no Brasil; seis, nas
três Américas (do Sul, Central e do Norte), enquanto que os demais se
espalharam pela Europa, principalmente, pela Ásia.
No templo que Ramatis fundou na Índia, esses discípulos desenvolveram seus
conhecimentos sobre magnetismo, astrologia, clarividência, psicometria,
radiestesia e assuntos quirológicos aliados à filosofia do Duplo Etérico. Os
mais capacitados lograram êxito e poderes na esfera da fenomenologia mediúnica,
dominando fenômenos de levitação, ubiqüidade, vidência e psicografia de
mensagens que os instrutores enviaram para aquele cenáculo de estudos
espirituais. Mas o principal "toque pessoal" que Ramatis desenvolveu
em seus discípulos, em virtude de compromisso que assumira para a Fraternidade
do Triângulo, foi o pendor universalista, a vocação fraterna, crística, para
todos os esforços alheios na esfera da espiritualidade.
Ele nos adverte sempre que seus íntimos e verdadeiros admiradores são também
incondicionalmente simpáticos a todos os trabalhos das diversas correntes
religiosas do mundo. Revelam-se libertos de exclusivismo doutrinário ou de
dogmatismo e devotam-se com entusiasmo a quaisquer trabalhos de unificação
espiritual. O que menos os preocupa são as questões doutrinárias dos homens,
porque estão imensamente interessados nos postulados crísticos.
Ramatis se nos apresenta à visão psíquica com um traje um tanto exótico,
composto de ampla capa aberta, descida até aos pés, com mangas largas e que lhe
cobre a túnica ajustada por um largo cinto de um esmeraldino esverdeado. As
calças são apertadas nos tornozelos, como as que usam os esquiadores. A
tessitura de toda a veste é de seda branca, imaculada e brilhante, lembrando um
maravilhoso lírico translúcido. Os sapatos, de cetim azul-esverdeado, são
amarrados por cordões dourados que se enlaçam atrás, acima do calcanhar, à moda
dos antigos gregos firmarem suas sandálias. Cobre-lhe a cabeça um singular
turbante de muitas pregas ou refegos, encimado por cintilante esmeralda e
ornamentado por cordões finos, de diversas cores, caídos sobre os ombros. Sobre
o peito, uma corrente formada de pequeninos elos, de fina ourivesaria, da qual
pende um triângulo de suave lilás luminoso, que emoldura uma delicada cruz
alabastrina.
Essa indumentária é um misto de trajes orientais, tipo de vestuário
hindu-chinês, raríssimo, porque se deriva de antigo modelo sacerdotal, muito
usado nos santuários da desaparecida Atlântida. Os cordões que lhe pendem do
turbante, flutuando sobre os ombros, são velhas insígnias de atividade
iniciática: a cor carmim indica o "Raio do Amor"; o amarelo o "Raio
da Vontade"; o verde o "Raio da Sabedoria" e o azul o "Raio
da Religiosidade". Um último cordão branco, que pudemos perceber, é o
símbolo da liberdade reencarnatória. (Autores espíritas clássicos)
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