domingo, 30 de março de 2014

Poema: Camélia - Euclides Cavaco

Camélia
 
Linda camélia frondosa
Que enchia toda de rosa
Ao chegar a Primavera
Era o mais belo quadro
Que existia no adro
Da casa onde eu nascera.

Pétalas de várias cores
Que caiam das flores
Formando o mais belo manto
Fazem-me hoje inda lembrar
A camélia singular
De que sempre gostei tanto.

Dava lar aos passarinhos
Que lá faziam seus ninhos
Brotando vida e esperança
Dava sombra no Estio
Essa camélia era o brio
Dos meus tempos de criança.

Camélia de flor tão Linda
Que eu recordo ainda
Com muito afecto e prazer
Num ressurgir de emoções
Suaves recordações
Tão gratas de reviver.

Refrão:
Camélias são pergaminhos
No jardim ou no quintal
De aspecto tão delicado
Espalhados por todo o lado
No nosso Portugal.
Recordações e saudades
Eu tenho-as em cada dia
As camélias que desejo
Há muito tempo não vejo
Só me causam nostalgia!...
Euclides Cavaco

Nenhum comentário: