terça-feira, 4 de junho de 2013

Artigo: A Evolução do Ser Humano - A/01322

A Evolução do Ser Humano


Uma joia preciosa é o livro Evolução Humana Desejo Místico, que tive o prazer em lançar no ano de 2004, e que considero um dos melhores livros no gênero, que escrevi. Agora, inspirado na excelência da raça humana e em seu estilo de vida, começo a ponderar os principais aspectos do Ser Humano, em suas muitas nuances na Terra.
Após ter estudado no Sanctum uma Monografia tratando do palpitante tema da Espiritualidade, vem a ligeira dissertação para o conhecimentos de meus leitores, tanto os que comigo convivem no dia-a-dia quanto aqueles que estão distantes, no além-mar, mas que desfrutam um pouco de meus escritos através das redes sociais.

É bom, então, lembrarmos que durante milênios o Ser Humano permaneceu imerso numa espécie de obscuridade mental, e desta forma, não deixava penetrar nenhum raio de inteligência no sentido  em que damos hoje a este termo. O homem primitivo se identificava com o mundo de maneira diferente, pois não tinha ainda a consciência do Eu.
Foi graças a esta consciência, que tanto evoluiu, o Ser Humano se tornou cônscio de suas responsabilidades e de todo o seu ambiente, porém muito mais que isso, começou a entender a dimensão das coisas, percebendo que ele era uma entidade distinta dentre seus congêneres e também perante toda a Natureza. Esse fato foi determinante, pois aí a Criatura Humana dava início a uma nova era, evoluindo-se gradativamente.

Mesmo no estado primitivo, o Ser Humano era dotado de status especial, pela sua própria natureza, formada da porção divina que se misturava com outras matérias. Portanto, desde o aparecimento do Homem, ele tinha uma Alma Individual. Os evolucionistas que a passagem do paleolítico “era da pedra lascada” para o neolítico “idade da pedra polida”, marca a primeira revolução social da História da Humanidade.
Foi assim que a Vida em Comunidade acelerou o desenvolvimento das faculdades mentais do homem primitivo, obrigando-o a refletir sobre a sua condição, e desta forma, começou a administrar seu lugar entre os demais. O Embrião Humano se desenvolve de maneira espetacular, reproduzindo grandes etapas para marcar a Evolução da Vida na Terra, desde as primeiras bactérias até o surgimento de mamíferos superiores.

A partir daí, muitas etapas de desenvolvimento teve o homem, de modo que ele continua ainda evoluindo, até poder conquistar o apogeu da espécie. Para acontecer a Evolução do Ser Humano de maneira satisfatória, onde possa atingir a Perfeição, deverá ele percorrer caminhos pedregosos, como fizeram muitos Irmãos ao longo da existência da raça humana. Essa tão desejada Perfeição deve ser perseguida dia após dia, mas para que isso ocorra plenamente é necessário o emprego de faculdades mentais, psíquicas e espirituais que ainda não desenvolvemos.
Neste aspecto, é possível afirmar que as principais tradições ocidentais e orientais se referem a quatro etapas em toda a Jornada Espiritual do Ser Humano, quais sejam: o Despertar do Eu, a Purificação do Eu, a Noite Negra, a Iluminação. Tudo isso acontece quando ele está na Unidade com o Criador, quando “Eu e o Pai somos Um!”

Para finalizar, gostaria de abordar o processo de Iluminação, em sua mais elevada forma. Ela traduz em essência o Sentimento de Unidade com Deus, e nesse estágio o Homem Superior passa a ter Intimidade com o Pai, tornando-se um Ser Iluminado por excelência. Em outras palavras, o Iluminado se torna Uno com a Divindade, no sentido de seus pensamentos, suas palavras e suas ações são a expressão das Leis Divinas.

Nenhum comentário: