domingo, 2 de junho de 2013

Misticismo - A Carta do Imperator 2013

A Carta do Imperator Christian Bernard – 2013


Ao iniciar o Ano Rosacruz 3365, mês de março, mais um relato do Frater Christian Bernard, Imperator da Ordem Rosacruz. Como acontece todos os anos, é oportuno agora mostrar um pouco da intensa atividade do Dirigente Místico. De início, ele lamenta a transição da sóror Irène Beusekamp-Fabert, que aos 92 anos de idade ainda seguia com entusiasmo o Caminho da Ordem, após ter exercido o Cargo de Grande Mestre na Jurisdição holandesa entre os anos de 1983 a 2007. A condição de peregrino deu-se em março com uma viagem ao Egito na companhia de gaboneses. Também na Califórnia, o Imperator participou de reunião com auditores e advogados da Suprema Grande Loja, participando ainda da celebração do Novo Ano Rosacruz no Grande Templo.
O mês de abril marcou os diversos encontros no Brasil, em cidades estratégicas e no Senado Federal fez uma palestra sobre ecologia, acompanhado pelo Grande Mestre Hélio de Moraes e Marques. Na Suécia no mês de maio, jornada mística na jurisdição de línguas escandinavas, evento organizado pela Grande Mestre, sóror Live Soderlund. Um grupo de rosacruzes da Austrália faz uma viagem cultural e iniciática à França em junho, oportunidade em que foi recebido pelo Imperator no Chateau d´Omonville. No mesmo mês aconteceu em Miami uma convenção trilíngue, onde participou com rosacruzes de culturas diferentes. Em julho foi a vez de a Africa Ocidental receber a visita do Frater Bernard, onde avança a Ordem Rosacruz, apesar de tanta pobreza e superstição no Continente.

Mês de agosto marcou o encontro com místicos franceses no Egito, e mais uma vez comungaram num mesmo espírito, sob a beleza e esplendor da égide Rosacruz. Em setembro, o encontro com poloneses que visitaram a sede da jurisdição francófona, oportunidade em que alguns deles receberam a iniciação ao Décimo-Segundo Grau de Templo. Após esse evento e tendo ainda conversado com o frater Akos Ekes, Administrador  Geral da Hungria, o Imperator seguiu para Baden-Baden, na Alemanha, onded fica a Grande Loja de Língua Alemã. No final do mesmo mês, foi à Califórnia e no Parque Rosacruz de San Jose, participou de reuniões administrativas na Suprema Grande Loja. De lá, seguiu para o Canadá, e no Quebec encontrou-se com os grandes mestres para alguns trabalhos. Faz alusão à Convenção de 2015, e sobre o documento depositado por Harvey Spencer Lewis no Parque Rosacruz no ano de 1934. Da mesma forma, lembra que também colocará ali alguns documentos para atestar a continuidade e a evolução da Ordem.
Refere-se à Convenção de Bruxelas, à qual fizeram parte os grandes mestres da Holanda e da França, Klas-Jan Bakker e Serge Toussaint. Dali foi para a Nigéria para muitos contatos, dentre outros com o Grande Mestre Sven Johansson e frater Kenneth Idiodi. Lembra ele que a Africa duas línguas principais, francês e inglês, além do português, o espanhol e outras línguas locais.

E desta maneira prossegue o Místico Peregrino pelos países do mundo inteiro, interagindo com os fratres e sorores, sempre comungando os mesmos princípios e levando uma mensagem de encorajamento aos irmãos do Misticismo.  O mês de novembro teve o seu fim, quando da estadia no Egito, quando teve encontro com Adeptos da Jurisdição de Língua Portuguesa, do Congo, da Grande Loja Hispânica e da Loja Escandinava.  Faz referências às dificuldades encontradas na Terra dos Faraós com as constantes turbulências políticas no País. O Imperator lamenta o estado das coisas no presente século, temeroso que as sociedades possam perder as conquistas do século XX, tais como as condições da mulher, o respeito às crianças, a tolerância religiosa e outros males que afligem a nossa gente. “Os dirigentes precisam estar mais atentos à dura realidade dos dias atuais”, lembra Christian Bernard.
No geral, fez o Imperator um ligeiro relatório das atividades místicas da Ordem noutras partes do Globo, observando o aumento de Lojas, Capítulos e Pronaoi, atria e Heptadas.  Há, no entanro que lamentar o decréscimo noutros lugares, apesar dos esforços empregados para a difusão da Grande Obra.

Num breve comentário sobre o que a Ordem Rosacruz tem feito na Itália, o Frater Christian informa que a Grande Loja tem se empenhado muito na reconstrução do Templo após o terremoto de 2009. Muitas outras atividades têm sido realizadas em Siracusa, Trieste, Roma, Ferrara, Turim e Cagliari. Em rápidas pinceladas, lembra os feitos na Espanha, Finlândia, México, Inglaterra, Argentina, Chile, Equador, El Salvador, Japão, Austrália, Hungria e muitos outros países ao redor do mundo.
O Imperator Christian Bernard, com eloquência conclama os membros da Sagrada Ordem para a difusão das Ciências Herméticas, e conclui o relato, dizendo: “Já faz treze anos que atravessamos o segundo milênio da Era dita Cristã. Há dezenas de milhares  de anos que, dia após dia, a espécie humana se transforma e evolui. Saibamos, pois, extrair lições do passado, amar o presente e sonhar o futuro.”

 

Nenhum comentário: