quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Capitais do Mundo: Tegucigalpa - 025

Tegucigalpa, Capital das Honduras


Tegucigalpa é a capital e a maior cidade das Honduras. Localiza-se no interior, no sul do país, aos pés da colina El Picacho, em um estreito vale formado pelo rio Choluteca, conhecido como rio Grande. Foi fundada em 1578 pelos espanhóis com a designação de San Miguel de Tegucigalpa. Tornou-se capital em 1880. Tegucigalpa é também a capital do departamento de Francisco Morazán. O aeroporto internacional da cidade é o Aeroporto Internacional Toncontín.

Os tegucigalpanos acreditam popularmente que o nome da cidade venha do termo maia-náuatle Taguz Galpan, que significaria "montanhas de prata" (Cerro de Plata, em espanhol). O nome é usado como referência à capital hondurenha por boa parte de seus cidadãos, assim como instituições oficiais. Alguns estudiosos que esta tradução teria sido dado ao nome nativo do povoado pelos conquistadores espanhóis após terem descoberto ricos veios de prata nas montanhas em torno da cidade. Uma etimologia mais recente do termo aponta que o nome poderia ter origem na sequência maia-náuatle Tecuztli-Calli-Pan, que pode ser traduzida como "local onde nobres têm suas casas".

Tegucigalpa localiza-se numa cadeia de montanhas, a uma altitude de 990 metros. O rio Choluteca, que cruza a cidade de norte a sul, separa fisicamente Tegucigalpa e sua cidade-irmã, Comayagüela. O morro El Picacho, uma montanha íngreme de altura média, se eleva acima do centro da cidade; diversos bairros, tanto residenciais quanto favelas, localizam-se em suas encostas. A cidade consiste de morros e montes suave, e a cordilheira que cerca a cidade tende a reter poluição. Durante a estação das secas, uma densa nuvem de smog se forma sobre a cidade, até a queda das primeiras chuvas.


Uma das principais cidades da América Central, o clima de Tegucigalpa está entre os mais agradáveis, devido à sua altitude. Como boa parte da região central de Honduras, a cidade apresenta um clima tropical, embora temperado pela altitude - o que significa que é menos úmido que o clima dos vales mais baixos e das regiões litorâneas do país - com temperaturas entre 19 e 23 graus celsius. Os meses de dezembro e janeiro são os mais frios, enquanto março e abril, associados popularmente no país com os feriados da Semana Santa, são os mais quentes e secos. A precipitação ocorre de maneira esparsa por todo o ano; durante a estação dos furacões no Caribe, de junho a novembro, pode-se chegar a 920 milímetros ao fim de um dia normal.

Nenhum comentário: