quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Personalidade: Ana Paula da Silva

Perfil de Paulinha, a prefeita de Bombinhas


Ana Paula da Silva é casada com Sandro Alencar, mãe de duas meninas: Manuela, de 14 anos, e Mariana, com 11 anos, e tem 36 anos de idade. Ela é filha de Bombinhas, e seus pais são Clóvis e dona Neusa. Ela herdou dos pais os princípios de honestidade e lealdade que até hoje regem sua vida política e pessoal. Carinhosa com sua família, amiga leal, Paulinha está sempre disposta a partilhar o seu tempo com todas as pessoas que a procuram.

Na qualidade de Diretora Nacional de Qualificação, Gerencia Programas de Qualificação Social e Profissional no âmbito do PNQ (Plano Nacional de Qualificação), CPU (Convênios Plurianuais), PlanteQs (Plano Territorial de Qualificação), PlanSeQs (Plano Setorial de Qualificação), Qualificação à distância, ProEsQs (Plano Especiais de Qualificação), projetos esses ligados ao Brasil Sem Miséria e emendas parlamentares, executados por meio de parcerias com estados e municípios. Teve uma atuação decisiva em todas essas frentes de trabalho. . Dentre as grandes contribuições que tem deixado no Ministério do Trabalho destacam-se a sua participação na construção do Pronatec, e o seu engajamento na construção de políticas de qualificação e inserção laboral para pessoas com deficiência. Coordenou ações direcionadas à formação com abrangência no MERCOSUL, e participou de mesas de diálogo com extensão em diversos países. Já fez palestras para o BID (Banco de desenvolvimento Interamericano) no Brasil, no Caribe e na Colômbia, além de participar de inúmeras oficinas e reuniões da OIT (Organização Internacional do Trabalho). Paulinha ainda se destaca como conselheira do SESC e do SENAC, em Santa Catarina.

Ingressou cedo na política, militando desde seus 13 anos, ligada aos movimentos sociais. Muitas associações ela fundou em Bombinhas, como a associação de artesãos, de surf, sindicato dos trabalhadores da construção civil e outros. Na política partidária, além de tornar-se Presidente Estadual da JS-PDT e Secretária Geral do PDT estadual, foi ao Rio de Janeiro como Dirigente Nacional da organização de juventude do PDT, durante dois mandatos, representando o Brasil nesse período na organização do Festival Mundial de Juventude da Espanha. Teve o privilégio de conviver com muitos companheiros de valor, como Leonel de Moura Brizola, grande líder do PDT.

Em seu currículo conta a sua experiência como Assessora Especial da Secretaria de Estado de Administração do Rio de Janeiro, onde coordenou programas de qualidade no serviço público; trabalhou como consultora técnica na área de recursos humanos e gestão de pessoal, com especialização em recrutamento e seleção profissional; em Bombinhas, foi Secretária Municipal de Administração, e a primeira Vereadora mulher eleita no Município, tendo obtido, até a presente data, o maior número de votos.

Ana Paula, conhecida por todos como Paulinha, defendeu a proposta de criação do Conselho Municipal da Mulher, além de ter sido autora, com o apoio dos demais parlamentares à época, da concepção da Sessão Solene em Homenagem às mulheres bombinenses, data comemorada todos anos.

Os amigos a definem assim: “Paulinha é uma líder nata, tem o desejo de mudar o mundo, de fazer melhor, de plantar a igualdade, e achou na política o meio de alcançar seus sonhos.
Sonho de quem é puro, de coração e no bem querer.” Tem defeitos, claro, todos temos, mas se você tiver a oportunidade de conhecê-la, certamente ficará encantado, pois ela tem esse dom: encanta a todos à sua volta.” Paulinha consegue carregar consigo as expectativas de muita gente. Expectativas e sonhos de uma vida melhor, mais digna para nós e para nossos filhos.”

A prefeita Ana Paula da Silva é auxiliada em seus trabalhos pelo vice  Paulo Henrique Dalago Muller, também conhecido como Paulinho.



Nenhum comentário: