terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Capitais do Mundo: Cidade da Guatemala - 023

Cidade da Guatemala, Capital da Guatemala – América Central


Cidade da Guatemala é a capital e maior da República da Guatemala. O seu nome oficial é La Nueva Guatemala de la Asunción localmente é conhecida simplesmente como Guatemala ou, mais informalmente, como Guate. Tem cerca de 2,51 milhões de habitantes. Foi fundada pelos colonizadores espanhóis em 1620, nas proximidades das ruínas da velha cidade maia de Kaminaljuyu. Em 1775 um terremoto destrui a velha capital guatemalteca, Antígua, tendo então a Guatemala tornado-se sua capital em 1776. Quando da independência, em 1821, o país foi chamado Guatemala em honra da sua capital.

Dentro dos limites da própria cidade há a antiga cidade maia de Kaminaljuyú, datada há mais de 2000 anos atrás. Sabe-se que ela comercializava com uma cidade muito distante dela, Teotihuacan, no México central. O centro de Kaminaljuyú estava localizado a uma curta distância da parte mais antiga da cidade da Guatemala. No século XX, Kaminaljuyú cresceu ao redor das ruínas (e em alguns casos sobre algumas ruínas periféricas que antes foram protegidas). O centro cerimonal Kaminal Juyú é agora um parque dentro da capital guatemalteca.

Nos tempos de colonização espanhola era uma pequena cidade com um monastério chamado El Carmen, fundado em 1620. A sede da Capitania Geral da Guatemala, dependente do Vice-reinado da Nova Espanha, foi mudada a este lugar em 1775, ao Vale das Vacas, onde está assentada a capital.


Nenhum comentário: