sábado, 21 de fevereiro de 2015

Artigo: O Desapego - A/01639

 A Iluminação do Buscador só 
acontece mediante o desapego


O mundo tem mais de 7 bilhões de pessoas, mas poucos são os que estão interessados na Iluminação, que só pode acontecer ao Buscador sincero, a partir de um completo desapego aos bens materiais. Isso quer parecer utopia, mas algumas centenas de Homens e Mulheres de Boa Vontade já atingiram esse nível de Espiritualidade, quem sabe a chamada Consciência Cósmica, fato desconhecido pela esmagadora maioria no Planeta.

Mahatma Gandhi, A Grande Alma da Índia pode ser apontado como um dos Espiritualistas do mundo a ter conseguido esta Graça. Ele morreu em Nova Delhi, no dia 30 de janeiro de 1948, antes de completar 80 anos de vida. Conseguiu a grande façanha como fundador do moderno Estado Indiano, adotando o princípio da Não-Violência. Foi preso inúmeras vezes por defender o seu idealismo, tendo sido assassinado por Nathuram Godse. Defendia a tradição hindu, mas nunca hostilizou outras religiões como o Budismo, o Islamismo e o Cristianismo.

Na busca incessante do Nirvana ou Iluminação, fazia jejuns de forma regular e teve o completo desapego das coisas materiais. Consta que, certa feita, ao ser convidado pela rainha Vitória da Inglaterra, recusou o presente de uma joia caríssima. Apenas olhava o ouro reluzindo na joalheria, e com sorriso espontâneo, afirmava que os bens materiais do mundo já não lhe eram tão significativos. Queria cumprir a sua missão como pacificador, e assim, buscava incessantemente a Iluminação que tantos almejam em todo o mundo. Deixou como legado uma imensa coletânea de pensamentos positivos, que elevam o Espírito dos sinceros Buscadores em toda a face da Terra.

O desapego é a marca de quem a tudo renuncia  por uma causa, e desta forma, jubiloso, alcança, já agora, a mais alta paz do espírito. Mas quem espera vantagem das suas obras é escravizado pelos seus desejos. Na verdade, a vida de iluminação é o caminho do desapego. Muitos dos problemas da vida são causados pelo apego. Ficamos com raiva, preocupados, tornamo-nos ávidos, fazemos queixas infundadas e temos todos os tipos de complexos. Desapego não é desinteresse, indiferença ou fuga. Não devemos nos tornar indiferentes aos problemas da vida. Não devemos fugir da vida; não se pode fugir dela quando somos sinceros.

Sem dúvida, nosso apego às coisas, condições, sentimentos e ideias é muito mais problemático do que imaginamos. Quando adoecemos, chegamos até mesmo a nos apegar à doença. É melhor não fazermos isso. Todas as doenças serão curadas, exceto uma, que é a morte. Tudo o que fazemos, devemos fazer com sinceridade, com honestidade e com todas as nossas forças; e uma vez feito, feito está. Muitas pessoas se apegam ao passado ou ao futuro, negligenciando o importante presente. Devemos viver o melhor “agora”, com plena responsabilidade. Quando o sol brilha, desfrute-o; quando a chuva cai, desfrute-a.

O apego às coisas matérias afasta-=nos da Divindade e começamos a ter muito medo da morte. A morte faz parte da vida, mas muitas vezes a negamos, talvez pelo medo, talvez por estarmos ocupados demais tentando sobreviver. Quando entendemos a morte como a outra face da vida, esta toma um novo sentido. A morte nos lembra que tudo passa, que nada é para sempre, e dá uma noção real de que o tempo anda, e não espera.

É necessário que façamos exercícios constantes para enfrentar o problema do apego, embora esse tipo de sentimento varia de pessoa para pessoa. Mas é preciso, sim, treinos espirituais para ficarmos livre desse mal, e desapegados completamente de todo o sistema de coisas que atrapalha a nossa jornada na Senda da Luz, como tem sido presenciados em toda parte. Seres de luz nos acompanham sempre, como os mestres cósmicos, encorajando-nos para os desafios deste momento vislumbrando um futuro glorioso na Eternidade.








Nenhum comentário: