quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Capitais do Mundo: Porto Príncipe - 024

Porto Príncipe, Capital do Haiti – América Central


Porto Príncipe (alternativamente Porto do Príncipe; em francês Port-au-Prince; em crioulo haitiano Pòroprens) é a capital e a maior cidade do Haiti. Localiza-se no sudoeste do país e é um porto no golfo de Gonaives. A sua população tem aproximadamente 2,5 a três milhões de habitantes. Foi fundada em 1749 pelos franceses.

Antes da chegada de Cristóvão Colombo, a ilha de Hispaniola era habitada pelos tainos, que haviam chegado cerca de 2600 a.C. em canoas grandes, procedentes da Venezuela. No momento em que Colombo chegou, em 1492, a região estava sob o controle do cacique taino Bohechio. A região serviu como um terreno de caça. A população da região era de cerca de 400 000 na época, mas foi extinta 30 anos após a chegada dos espanhóis.

Com a chegada dos espanhóis, os índios foram forçados a aceitar um protetorado e Bohechio, sem filhos por ocasião da morte, foi sucedido por sua irmã, Anacaona, esposa do cacique Caonabo. Anacaona tentou manter relações cordiais com os espanhóis, mas isso revelou-se difícil, já que estes insistiam em cobrar tributos cada vez maiores.

A área metropolitana de Porto Príncipe é bem densa e alastrada devido a um deficiente planejamento urbano. A modernização é pouca. A área metropolitana é divida em vários distritos (bairros). Pétionville é um influente bairro do sudeste do município localizado na zona suburbana da cidade. Delmas situa-se ao sul do aeroporto e ao norte do centro da cidade. Carrefour localiza-se a sudoeste do Porto Príncipe. O município de Porto Príncipe abriga muito bairros de baixa renda que vivem atormentados com a pobreza e a violência. Um exemplo mais notório é Cité Soleil. O centro da cidade é o local de vários esforços de modernização projetados na capital.



Nenhum comentário: