domingo, 22 de fevereiro de 2015

Capitais do Mundo: São Salvador - 021

São Salvador, Capital de El Salvador – América Central


São Salvador [][]é a capital e a maior cidade de El Salvador. Como capital da nação, a cidade abriga a sede do Governo e do Conselho de Ministros de El Salvador, a Assembleia Legislativa de El Salvador, a Suprema Corte de Justiça e outras instituições e agências do Estado, bem como a residência oficial do Presidente da República. Maior cidade do país, do ponto de vista econômico, São Salvador é sede de grandes indústrias e companhias de serviço do país.

Diego de Holguín foi o Primeiro Alcaide da vila de San Salvador. Consta dos livros históricos que Dom Pedro de Alvarado se apresentou ao cabildo da Guatemala no dia 6 de maio de 1525 e pediu que fosse nomeado regidor Francisco de Arévalo, substituindo o capitão Holguín, que foi viver na vila de San Salvador, como seu alcaide. Entre os fundadores dessa primeira Vila estão os nomes de Gonzalo de Alvarado, Francisco Diaz Peñacorba, Diego de Holguín, Alonso Oliveros, Alonso Orduña e Fernando Pizarro.

Segundo assinala o historiador salvadorenho Doutor Rodolfo Barón Castro, Holguín nasceu cerca de 1486 num povoado espanhol chamado Tona ou Sona. Veio à América muito jovem, instalando-se em Hispaníola, atualmente Ilha de São Domingos, no ano de 1506. De lá participou da fundação de outras povoações. Em junho de 1526, os índios incendiaram a cidade e a colônia foi despovoada.

Por ser a sede do governo, San Salvador foi palco de importantes acontecimentos ao longo do século XX. Logo nos primeiros anos ocorreu o assassinato de Manuel Enrique Araujo em 4 de fevereiro de 1913 na Plaza Barrios. Anos mais tarde, chegaria ao poder Maximiliano Hernández Martínez através de um golpe de estado em 1931, em meio à crise econômica que resultou na queda dos preços do café durante os anos da Grande Depressão. A partir de então seria iniciada uma época de agitação política com o predomínio dos militares. Na década de 1970, com o aumento da violência política, San Salvador foi cenário de numerosos protestos populares de diversas organizações de oposição ao regime; a maior delas, registrada na história do país, ocorreu em 22 de janeiro de 1980.






Nenhum comentário: