quinta-feira, 30 de outubro de 2008

O que torna as pessoas infelizes? - A/0139

O que torna as pessoas infelizes?
Você já reparou na quantidade de livros e publicações que falam da felicidade, da alegria de viver, da motivação, do estar "de bem com a vida"? Você já reparou na quantidade de livros e publicações que falam da felicidade, da alegria de viver, da motivação, do estar "de bem com a vida"? Dá um sentimento de culpa, a gente se sente infeliz, com tanto incentivo à felicidade. É por isso que mal chega aquela tristezazinha básica, muitas pessoas correm para o mundo e aí é um tal de antidepressivo pra cá, um ansiolítico pra lá, e haja remédio, para curar tantas dores. Mas será que as dores da alma curamos com remédios químicos? Ou melhor, será que necessitamos de tantos incentivos para sermos bem-aventurados? Os animais, se tiverem comida e saúde, estão felizes. E os animais humanos? Bom, com a gente a coisa é um pouquinho diferente. O problema é que... nãs pensamos! Grande descoberta, diria você. Pois é, mas é esse tal de "pensamento consciente" que nos leva a entender algumas coisinhas que, vez por outra começam a doer, a machucar e a encher o saco! Quando admitimos que talvez não sejamos bons em algo, logo bate-nos uma sensação de não sermos bons em nada. O maior dos problemas se chama auto-estima. O que é isso? É a capacidade de percebermos o amor que temos por nós mesmos. "Auto-estima" quer dizer competência e auto-respeito. Competência para desenvolvermos nossas habilidades e talentos e respeito por nossas dificuldades e erros. Se eu gosto de mim, vou procurar me aperfeiçoar, melhorar minhas dificuldades, me perdoar por não ser o(a) melhor ou por fazer um monte de besteira, vez por outra. Como a maioria não consegue se perceber, ou perceber a dimensão maravilhosa que tem dentro de si, vai procurar no olhar dos outros a aprovação e o amor. Isso é a base da infelicidade - uma vez que cada pessoa tem parâmetros próprios de aprovação e negação. O que quer dizer que posso desaprovar algo em você porque isso não vai de acordo com aquilo em que acredito ou gosto. Mas quem disse que sou eu que estou com a verdade? Por um, se você é um inseguro e não acredita em você mesmo e na dimensão interior do seu ser, vai embarcar totalmente no meu julgamento. O que vai fazer você dançar direitinho! Procurar se orientar pelo julgamento das milhares de pessoas que atravessam o seu caminho Um loucura total! Como agradar a todos? Como ser a pessoa que vai receber unanimidade e ser amada por todos? Isso não existe. Então vou ser infeliz, porque não posso ser quem eu acho que deveria ser para ser feliz. A base das neuroses está nesse sentimento. E quer saber de uma coisa? Se liberte! Se liberte de você mesmo, se reinvente, seja feliz com o que você tem, do jeito que pode. Já pensou se você morre agora, quanta coisa deixou de fazer e de sentir, porque ficou pensando besteira, com medo de não agradar, de ser motivo de risos, ou dos riscos da vida? Tudo seria muito mais simples, se fôssemos pessoas que respeitássemos a nas mesmos. Isso abriria portas para o respeito às diferenças dos outros. Acredito, então, que felicidade Ú uma questão de respeito e compreensão para com as diferenças, a começar pelas nossas. Um grande beijo na sua alma.(Isa Magalhães)

Nenhum comentário: