segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Perfil de Olinda - Nome de Rua em Curitiba

Art. 1º - É denominado de Olinda Carlos Belmont, um dos logradouros públicos da Capital ainda não nominado.
Art. 2º - Esta lei entra em vigor na data da publicação.

Vereador Sérgio Ribeiro

Olinda Carlos Belmont
é nome de rua em Curitiba

Olinda Carlos Belmont, nascida em 19 de fevereiro de 1961, na cidade de Xambrê, no interior do Paraná, iniciou sua vida em uma humilde família de lavradores, onde, desde pequena sofreu inúmeras privações, tendo que ajudar a família na lavoura.

Aos 17 anos, veio, já casada, a Curitiba, cidade que aprendeu a amar e que não trocava por nenhuma outra. Em nosso município passou por inúmeras alegrias e tristezas, vivenciando todos os sentimentos que podem compor uma vida. Com muita garra e fé, lutou bastante para conquistar seu pequeno patrimônio, que teve início no Pilarzinho, com a compra de sua primeira residência.

Tratava-se de uma casa simples no Jardim Primavera, onde viveu com muita dignidade e criou seus filhos.

Por toda a sua vida não soube o que era conforto. Exerceu inúmeras atividades, dentre elas a de zeladora, depois costureira, em que muitas vezes passava noites inteiras trabalhando, e por fim como cabeleireira, ofício que a possibilitou manter um contato ainda maior com a população do Bairro Pilarzinho.

Ao completar 42 anos, decidiu deixar a profissão para ajudar a família em um pequeno comércio, que fora inaugurado naquele mesmo ano. Isso a motivou, como sempre, a realizar algo novo, retornando seus estudos por meio do núcleo de educação do bairro, que havia sido interrompido quando menina, em virtude do árduo trabalho na lavoura.

Queria estudar para se sentir mais preparada a lidar com os assuntos administrativos da pequena loja, na qual ainda dividia o tempo com alguns cortes de cabelo, para pessoas que faziam questão dos seus serviços.

Dedicou grande parte do seu tempo ao serviço social, trabalhando em conjunto com outras senhoras, na primeira associação de bairro criada no Jardim Primavera, onde se dedicou com muito entusiasmo a exercer funções, que a ela foram designadas, em prol da comunidade que tanto amava.

Também se dedicou a ajudar os necessitados, tanto economicamente, como espiritualmente, por intermédio da Igreja Evangélica que freqüentava, deixando, às vezes, seus afazeres em seu lar, para levar uma palavra de alegria e de esperança para as pessoas.

Ao lembrar de seu funeral, que, por sua vez atingiu a incrível marca de 2900 pessoas acompanhando o cortejo na esperança de dar seu último adeus ou presta-lhe sua última homenagem, a aquela que outrora se doava em prol dos necessitados que acompanhavam em massa seu cortejo.

Percebíamos no semblante geral das pessoas nos últimos momentos a profunda tristeza, que, derrubava lágrimas em praticamente todos os rostos, inclusive aqueles que na busca de dar o último adeus Subiam sobre os muros do Cemitério, que neste momento estava intransitável em função das milhares de pessoas que ali transitavam.

Conselheira, dedicada e amiga, aos 43 anos de idade, sua jornada em nosso plano terreno terminou, em um trágico acidente automobilístico. Mas deixou as sementes da bondade e alegria, que sempre estiveram presentes em seu semblante, plantadas em inúmeros corações e mentes, dando-nos a certeza que continuarão a germinar e dar muitos frutos, eternizando essa pessoa notável, em nossas memórias.

Com base no exposto, sugerimos o nome de Olinda Carlos Belmont, para a denominação de logradouro público, como forma de lhe prestarmos essa justa homenagem.

Nenhum comentário: