terça-feira, 16 de agosto de 2011

Tinoco, o Cantor - Ipaussu

Maiores informações:
0xx (11) 6965-0911 – (11)9191-3318
Site: http://www.tinocodobrasil.com.br/



O Cantor Tinoco, que continua na estrada, estará na cidade de Ipaussu, interior de São Paulo, no dia 17 de setembro, onde realizará show em Praça Pública, com a participação de dez duplas sertanejas da região. A Iniciativa é da Prefeitura e Câmara Municipal, e conta com o incentivo do escritor e jornalista, Geraldo Genero, que já exerceu o cargo de Presidente do Legislativo na década de 1980. Para Zé Carlos, filho e empresário de Tinoco "é emocionante ver o artista ser aplaudido pelo povo durante os shows, que se compõem de crianças, jovens e adultos."

Tonico e Tinoco,
a dupla Coração do Brasil

Filhos do imigrante espanhol Salvador Perez, que chegou ao Brasil no início do século XX e da brasileira (neta de escravos) Maria do Carmo. João Salvador Perez, nasceu no município paulista de São Manuel em 02 de março de 1917. José Perez, nasceu em uma fazenda de Botucatú/SP(que hoje pertence ao município de Pratânia), em 19 de novembro de 1920. O Pai Salvador Perez adoeceu e foi despedido da Fazenda onde trabalhava. Pôr mais de quatro anos a Família Perez viveu de favor na região de São Manuel e Botucatú. Os filhos mais velhos João e José, ajudavam na lavoura em leves tarefas. Enquanto trabalhavam, duetavam suas vozes no meio dos cafezais.

João o mais letrado, lecionava a noite numa sala improvisada para os irmãos mais novos e também para os amigos da Fazenda o pouco que sabia. Dos amigos cobrava um litro de querosene por mês(para manter os lampiões da sala de aula), mas dificilmente recebia alguma ajuda.

José o mais levado, gostava de caçar passarinhos com arapucas(depois soltá-los), de brincar com amigos do arraial e aos sábados vestia-se de Coroinha para ajudar a celebração da Missa. Após a cerimônia acompanhava o Padre nas refeições, e voltava para casa levando alimento para os irmãos.

O gosto pela cantoria veio dos avós maternos Olegário e Izabel, que alegravam a colônia com suas canções, ao som de uma antiga sanfona. A primeira música que aprenderam foi Tristeza do Jéca em 1925. Em 15 de agosto de 1933 fizeram a primeira apresentação profissional. Cantaram na Festa da Aparecidinha/São Manuel, em um bar atrás da quermesse. Junto com o primo Miguel, formavam o “Trio da Roça”.

Em 1938 a Família mudou-se para Sorocaba, e dois anos mais tarde para São Paulo, instalando-se no bairro da Moóca. João trabalhou como Office-Boy, e José como servente de pedreiro e depois como metalúrgico.

Em 1942, “Irmãos Perez” participaram de um concurso de violeiros na Rádio Difusora de São Paulo. Foram os mais aplaudidos e ganharam o concurso. Capitão Furtado achava que o “nome” não combinava com o estilo da dupla, e resolveu batizá-los como: “Tonico e Tinoco”. Foram contratados para participar da programação caipira da Rádio Difusora de São Paulo

Em 1943 gravaram o primeiro disco, em 78 rotações com a música Em Vez de Me Agradecê. E desde então permaneceram nas paradas de sucessos, com músicas inesquecíveis como: Chico Mineiro, Moreninha Linda, Canoeiro, Brasil Caboclo, Tristeza do Jéca, Luar do Sertão, Menino da Porteira, Cana Verde, Baile na Roça entre mais de 1500 gravações.

O TRABALHO DURANTE
60 ANOS DE CARREIRA

- Mais de 1500 gravações em, 220 LPS 78 rotações, 30 compactos simples e duplos, 76 LPS 33 rotações, 03 CDs inéditos e 20 CDs remasterizados. Participaram de sete filmes Longa Metragens: Lá no Meu Sertão, Vingança do Chico Mineiro, A Marca da Ferradura, Os Três Justiceiros, Luar do Sertão, o Menino Jornaleiro e a Marvada Carne. Durante 40 anos apresentaram-se em Circos Teatros. Criaram uma Companhia Circense, com a qual percorreram todo o País. Em cada Circo realizavam três sessões pôr noite. São autores de 25 peças Teatrais Circenses, entre elas: Mão Criminosa, Último São João, Tristeza do Jéca, Chico Mineiro, Cabocla e Papai Noel Chorou. Trabalharam 50 anos em Rádio na seguinte ordem: Rádio Difusora, Rádio Tupi, Rádio Nacional (hoje Globo), Rádio Bandeirantes e Rádio Record de São Paulo. Realizaram um trabalho de utilidade pública durante muitos anos, pois o Rádio era o único meio de comunicação que atingia todo o País. Através de seus programas os ouvintes se comunicavam com parentes distantes.

Participação na Primeira Transmissão da Televisão Brasileira, no ano de 1950. Apresentaram o Programa Na Beira da Tuia nas seguintes emissoras – Bandeirantes, SBT, Cultura e Globo. Realizaram grandes eventos, como: A Grande Noite da Viola, no Maracanãzinho/Rio de Janeiro(1978), Teatro Municipal de São Paulo(1979), Semana Cultural Tonico e Tinoco no Centro Cultural de São Paulo(1988) e o Troféu Tonico e Tinoco (1992). No mesmo ano, realizaram em conjunto com Chitãozinho e Xororó na cidade de São Bernardo do Campo/SP, onde reuniram um público estimado pela Polícia Militar em 100.000 pessoas.

Entre as inúmeras premiações destacamos: 04 Roquetes Pinto, Medalha Anchieta(Comenda da Cidade de São Paulo), Ordem do Trabalho(Ministro do Trabalho Almir Pazzianoto), Ordem do Mato Grosso(Comendador), Troféu Imprensa, 02 Prêmios Sharp de Música e o Prêmio Di Giorgio.

O Slogan “A Dupla Coração do Brasil”, surgiu em 1951, quando o Humorista Saracura resolveu batizá-los assim, pela interpretação de todos os ritmos regionais. Venderam mais de Cento e Cinqüenta Milhões de cópias, realizaram cerca de 40.000 apresentações em 60 anos de carreira.

                 FIM DA DUPLA
                TONICO E TINOCO

Tonico (João Salvador Perez), faleceu no dia 13 de agosto de 1994, após uma queda da escada do prédio onde morava. O último show da Dupla Tonico e Tinoco, foi na cidade matogrossense de Juína, no dia 07 de agosto de 1994.

Tinoco encontrou forças no amor que recebeu dos fãs, e na saudade do companheiro que partiu. Realizou mais de trinta apresentações contratadas anteriormente à morte do irmão.

TINOCO E ZÉ PAULO

No início do ano de 1995 Tinoco encontrou-se com Zé Paulo, que durante muitos anos cantou ao lado de Peão Carreiro. Deste encontro surgiu uma nova parceria no meio sertanejo. A Gravadora Transcontinental lançou o único CD da dupla no mesmo ano. Em junho de 1996, os amigos decidiram seguir seus próprios caminhos.

TINOCO E TINOQUINHO

Uilton Antonio dos Santos, 27 anos de carreira, gravou 02 compactos e 02 CDs. Trabalhou na década de 70 com a Dupla João Mineiro e Marciano. No início de 1980, resolveu formar sua Banda, realizando grandes eventos pelo interior do Estado de São Paulo. Em 1992, “Uilton Santos”(nome artístico) trouxe a sua Banda para integrar o Show de Tonico e Tinoco. Com o passar do tempo foi batizado como “Tinoquinho”, e adotado de coração por Tinoco como filho. Em junho de 1996 surge a nova formação “Tinoco e Tinoquinho”.  No ano de 1997 lançaram um CD voltado para a Entidades Carentes. Trabalharam em Comunidades e Associações da cidade de São Paulo. Realizaram mais de 300 apresentações em 15 meses de trabalho.

Em 1998 a Gravadora MoviePlay lançou no mercado fonográfico um CD com Tinoco cantando as duas vozes. Esta foi a forma que Tinoco encontrou para homenagear Tonico, seu eterno parceiro.

Perto da virada do século, “Tinoco e Tinoquinho” resolveram homenagear os 500 Anos do descobrimento. Através da música “Brasil Caipira”, a Dupla canta e conta a história do nosso País. O nome do CD não poderia ser outro, “Brasil Caipira”, que está recheado de sucessos já conhecidos do grande público. É mais um lançamento da Gravadora MoviePlay, que resgata assim, a obra da Dupla Caipira mais importante do nosso século; “Tonico e Tinoco”.

No dia 21 de novembro de 2000, Tinoco comemorou 80 anos de vida, e 65 anos de carreira no Olympia/São Paulo, com a presença de vários amigos como: Chitãozinho e Xororó, Sérgio Reis, Bruno e Marrone, Jaine, Gilberto e Gilmar entre outros. Mais de 1500 pessoas lotaram o Olympia, homenageando o maior mito da Música Sertaneja: “Tinoco do Brasil”.  Em março de 2001, a Gravadora Movieplay lançou o CD Show da Vida.

No dia 17 de julho de 2001, Lançou-se na Casa de Espetáculo Olympia em São Paulo, o Show “Arraial Tinoco do Brasil”, que consiste em um espetáculo que se passa dentro de uma Festa Caipira, com direito a quadrilha, casamento, música country/pira, dentro de um cenário original e a participação do violeiro Rodrigo Mattos. O Espetáculo contou ainda com a participação de novos talentos, como foi o caso da Dupla Luiz Ricardo e Perceu.

Juntamente com o Jornalista Gildo Sanches, de São Manuel, Tinoco lançou um livro com sua biografia, até chegarmos aos dias de hoje. Nome do Livro foi lançado pela Editora Peres: “Tinoco, um Herói do Sertão”. Que conta com comentários do Prefeito Municipal de Pratânia Roque Jonner ( cidade natal de Tinoco ), e o prefácio foi escrito pelo Presidente do Tribunal do Trabalho, Ministro Almir Pazzianotto Pinto.

TINOCO E MAZINHO QUEVEDO

Em 2006 TINOCO completou 70 anos de carreira. Para comemorar com chave de ouro, o Grupo E P T V (Coligada da TV Globo no interior de São Paulo e Minas Gerais), lançou o primeiro DVD com o Cantor Tinoco e o Violeiro Mazinho Quevedo, no Teatro Dom Pedro na cidade paulista de Ribeirão Preto. Juntamente com o DVD, O Show Coração Caipira (nome do DVD) está colocando o Pé na Estrada. TINOCO E MAZINHO QUEVEDO, são nomes que faltavam para engrandecer sua festa.







Nenhum comentário: