quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Nilson - Crônica Policial 04: Estreitando Relações

Estreitando relações com os vizinhos      

Fato impensável até recentemente, ventos de mudanças em questões de segurança pública   na fronteira Brasil-Paraguai tem soprado fortemente em 2013, pois neste ano, a Polícia Nacional do vizinho País, mais especificamente a Seccional de Salto del Guairá devolveu aos organismos de segurança que atuam em Mundo Novo, diversos veículos furtados ou roubados no Brasil, além de efetuar a prisão de vários meliantes foragidos do território nacional no Paraguai e entrega-los as autoridades brasileiras.

A data histórica desta parceria é sete de janeiro do corrente ano, quando dois ladrões roubaram uma caminhonete de luxo em Eldorado-MS e com o proprietário do utilitário como refém, seguiram rumo à fronteira. Policiais se mobilizaram para capturar os meliantes, recuperar o veículo e principalmente, libertar a vítima, com sua integridade física preservada.

O refém foi localizado por dois sargentos do Terceiro Pelotão da Polícia Militar de Mundo Novo em meio a um matagal, já nas proximidades do Posto Fiscal Leão da Fronteira. A caminhonete foi encontrada pela Polícia Rodoviária Federal abandonada na BR 163, pois os ladrões sabiam que a polícia estava em seu encalço.

Dispostos a prender os dois meliantes, os policiais militares seguiram para a Linha Internacional, que faz a divisa entre os dois países. Lá conversaram com um soldado de Policia Paraguaia. Ele disse que dois homens com tipo físico procurado haviam sido detidos há poucos minutos por seus colegas de serviço.

Em uma atitude diplomática, os militares mundonovenses efeturam contato com policiais do posto aduaneiro 29 de Setembro, situado na estrada de acesso ao Paraguai. Lá estavam os dois bandidos, que confessaram este e outros roubos na região cone sul de Mato Grosso do Sul.

Convidados pelos “hermanos”  paraguaios, os dois sargentos da Polícia Militar seguiram até a sede da Policia Nacional Paraguaia, que fica em Salto del Guairá, onde os presos lhes seriam repassados após preenchimento da documentação pertinente.

Cumprido alguns trâmites burocráticos no órgão de segurança paraguaio, os policiais dos dois países seguiram até à faixa de fronteira e lá os presos que estavam na viatura paraguaia, foram algemados pela Polícia Militar e levados à viatura da Polícia de Mato Grosso do Sul.

Neste momento, chega ao local um automóvel com um advogado paraguaio, que através do celular fez contato com um promotor de justiça paraguaio e este disse que não era para os presos serem recambiados ao Brasil, sem antes prestarem depoimento ao Ministério Público.

A dupla de meliantes foi levada novamente a Salto del Guairá. Neste momento, o digno promotor, que naquele País recebe a nomenclatura de “Fiscal”, que iria interrogar os dois acusados, simplesmente desapareceu. Ele não estava na “Fiscalia” (promotoria), seu local de trabalho e o seu celular estava mudo. 

Anoiteceu e nem notícia do promotor, enquanto isso, seus assessores conseguiram localizar em meios a documentação do Ministério Público, um acidente de trânsito com danos materiais envolvendo um dos meliantes e que por isso, os dois não poderiam ser deportados.

Após permanecerem o dia todo dentro do quartel da Polícia Nacional na expectativa de retornarem ao Brasil com os ladrões, os dois sargentos seguiram para Mundo Novo, altas horas da noite, profundamente decepcionados com a situação.

Porém, os contatos feitos com a Policia Paraguai resultou em um estreitamento das relações e de lá para cá, os policiais dos dois países já se enfrentaram em várias partidas

 

Nenhum comentário: