quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Personalidade: Gandhi

Gandhi, a Grande Alma


Cognominado o Mahatma (Grande Alma), apóstolo nacional e religioso da Índia, o advogado Mohandas Karamchand Gandhi estudou Direito em Londres de 1888 a 1891, tendo depois residido na África do Sul, de 1893 a 1914, onde tomou a defesa da comunidade indiana, sujeita a um racismo que as instituições tendiam a legalizar. Seus pais eram descendentes de mercadores e a palavra gandhi identificava os vendedores de alimentos e a casta à qual a família pertencia.

Sua doutrina ─ baseada no hinduísmo, no cristianismo e em pensadores como Tolstoi – está exposta em “A autonomia da Índia” (1909), obra que contém um verdadeiro requisitório contra o materialismo da civilização ocidental e contra a violência. Após o massacre de Amritsar (1919), quando os ingleses mataram diversos hindus, já vivendo em terras indianas desde 1915, ele se engajou em lutar contra o domínio da Inglaterra, motivo que o levou diversas vezes à prisão, tornando-se líder inconteste do ideal nacional de independência e liberdade.

Transformando-se num fenômeno de massa que conseguia mobilizar também os muçulmanos, seu movimento se alicerçava na religiosidade e na política e, a partir de 1922, consagrou-se à educação popular. Os períodos de intensa militância e jornadas pacifistas eram seguidos de retiros, onde aprimorava seus meios de ação, inspirados no princípio do Satyagraha, “reivindicação cívica da verdade” por meios não violentos (ahimsa).


Nenhum comentário: