quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Saúde Regional - Uopeccan Umuarama

Hospital do Câncer de Umuarama deverá entrar
em funcionamento até o mês de março de 2014


Os coordenadores da obra que vai abrigar o Hospital do Câncer de Umuarama e Hospital Regional garantem o início do funcionamento do hospital para, no mais tardar em março do próximo ano. Outra informação é que começa já o processo seletivo para a contratação de profissionais de diversas áreas para a casa de saúde.

Segundo o Coordenador da construção, a finalização da obra deve atrasar 60 dias do prazo estipulado. Porém, a população de Umuarama e da região terá um hospital regional funcionando, mesmo não estando 100% da obra concluída.

Ainda de acordo com a coordenação, a Unidade Hospitar está recebendo os currículos dos interessados em trabalhar no hospital, que será credenciado pela União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer (Uopeccan) e promete ser um auxílio para solucionar parte dos problemas da saúde regional. Conforme previsão otimista, nos primeiros meses de funcionamento, serão contratados 200 funcionários entre assistentes sociais, nutricionistas, técnicos em enfermagem, psicólogos, farmacêuticos; setor administrativo, setor pessoal entre outros. Outra informação: quanto tudo estiver funcionando serão mais de 700 funcionários trabalhando em três turnos.

Além do corpo clínico para o setor oncológico, o qual será trazido da unidade de Cascavel, mais de 30 médicos de Umuarama serão contratados para atender o setor de baixa e media complexidade. “Vamos trabalhar com profissionais de Umuarama, pois esta é a nossa meta: contratar profissionais do Município”, esclareceu o coordenador da UOPECCAN.

Curso de Medicina em Umuarama

Ao ser questionado a respeito da destinação do curso de medicina para Umuarama, a Coordenação da Unidade mostrou uma boa expectativa e acenou a possibilidade de  parceria com a instituição mantenedora, a exemplo da Uopeccan de Cascavel, que oferece residência para os formandos em medicina.

Estrutura Física da UOPECCAN – Umuarama

Com 16.500 m2, a construção do Hospital do Câncer de Umuarama e Hospital Regional chegou à fase de acabamento, tendo 70% da obra já prontas. Para a conclusão do Hospital Regional campanhas têm sido realizadas no sentido de arrecadar fundos, o que possibilita à Comunidade contar com uma Casa de Saúde de alto nível, que atenderá Umuarama e toda a região. Para a conclusão do prédio e a aquisição de equipamentos serão necessários investimentos em torno de 50 milhões de reais. Do montante, 20 milhões de reais estão empenhados ou já foram investidos no empreendimento. 

O Hospital de Umuarama é a primeira Unidade descentralizada da Uopeccan, que há 14 anos mantém o Hospital do Câncer de Cascavel, referência em tratamento de oncologia no Estado do Paraná, com mais de 500 atendimentos/dia. A casa de saúde nasce com um diferencial: ao contrário de Cascavel, que atende exclusivamente portadores de câncer, a Unidade do Noroeste terá também uma ala de quatro mil metros quadrados para abrigar 100 leitos destinados a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), nas áreas de média e baixa complexidade.

Nenhum comentário: