segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Hospital e Prefeitura de Mundo Novo

VEREADORES MUNDONOVENSES VÃO 
À CIDADE DE TERRA ROXA PARA CONHECER 
PROJETO DE SAÚDE E FICAM PREOCUPADOS 
COM A SITUAÇÃO DE MUNDO NOVO

O vereador Marcelo Ally, presidente do Legislativo de Mundo Novo e o vereador Adacildo Oliveira fizeram na última semana uma visita ao município de Terra Roxa, oportunidade em que foram recebidos pelo prefeito Ivan Reis. Os jornalistas Gilmar Prado (assessor legislativo) e Jairo de Lima Alves (Tribuna do Povo) integraram a comissão, verificando “in loco” a realidade da saúde naquele município, com números díspares em relação aos problemas de Mundo Novo.

Presente à reunião que aconteceu no gabinete do mandatário de Terra Roxa, a assessora jurídica Marcela Vales ficou estupefata diante do que ouviu sobre a maneira como é conduzida a saúde em Mundo Novo, no que se refere à reforma do imóvel particular destinado à instalação de um hospital, a respeito de aluguel contratado por um longo período, e ainda pelos altos investimentos despendidos na obra.

O prefeito Ivan Reis, corroborando com a ideia de um hospital municipal, foi enfático, informando que “aqui em Terra Roxa, a prefeitura adquiriu um terreno, onde está construindo um Pronto Atendimento. Disse ainda, que pela iniciativa particular, o hospital da cidade está sendo reformado e adaptado para atender às normas da Anvisa, inclusive já está assinado o convênio com o SUS para atendimento à população terra-roxense. Diante disso, o Pronto Atendimento faz os atendimentos essências, enviando os problemas mais graves para atendimento no hospital, que terá convênios com a prefeitura, além de outros casos que podem ser encaminhados para outras cidades, de acordo com a gravidade.

Para a advogada Marcela, a demanda de tempo é grande entre a reforma da casa de saúde, a assinatura de convênios e o credenciamento do SUS. A morosidade é normal porque a tramitação todos sabem que anda devagar.

Quanto ao montante investido em Terra Roxa na construção do Pronto Atendimento, equivale na proporção à estrutura do hospital evangélico em Mundo Novo, com áreas diferenciadas. Vale a pena estabelecer a comparação entre uma coisa e outra, e assim, o cuidadoso leitor, vai perceber a diferença o que é governar e brincar de governar.

O pior de tudo isso, é que valores exorbitantes estão sendo investidos em propriedade particular sem a certeza de que isso irá mesmo funcionar, pela exiguidade do tempo e pela alta soma de recursos financeiros que serão destinados à obra, que tem fins eleitoreiros, já que foi uma promessa de campanha em 2012 dos atuais gestores, pretendendo com isso dar uma resposta à população de forma atropelada, e de última hora.


Caso o Ministério Públicos resolva investigar esses contratos e licitação realizados pela prefeitura de Mundo Novo, e decida impedir a continuidade da obra, os prejuízos serão de grande monta para o erário e também para o proprietário do imóvel. E mais: politicamente, os gestores municipais quererão passar por vítimas, culpando a justiça e a oposição pelos seus supostos desmandos administrativos.

Nenhum comentário: