quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Tribuna Livre - 13 outubro 2015

DESVIO DE FINALIDADE. Quando os recursos financeiros de qualquer município são mal aplicados, acontece o desvio de finalidade com o desperdício de dinheiro público. É o que pode estar acontecendo em Mundo Novo por meio de licitações direcionadas, favorecimentos a parentes e amigos do rei, nepotismo, e investimento de grande monta em imóveis de terceiros. É o caso da reforma do antigo hospital evangélico, em mais de 2 milhões de reais.

HOSPITAL E SAÚDE. A saúde é prioritária em qualquer lugar. O investimento do município no Hospital “Bezerra de Menezes” até pouco tempo era de 13 mil reais por mês. O aluguel do antigo hospital, ainda fechado, ultrapassa os 18 mil reais a cada mês, além de despesas com a folha de pagamento da Fundação de Saúde. Considerando as exorbitâncias com a reforma do Hospital Evangélico, as ações seriam, no mínimo incoerentes em tempos de crise.

SITUAÇÃO IDÊNTICA. A cidade de Guaíra passa também por momentos delicados na gestão do petista Fabian Vendrúscolo. O alcaide não está bem, além de ser mal assessorado. A disputa eleitoral será outra vez confusa e bem acirrada, dependendo do candidato que irá encarar os desafios em favor do histórico município paranaense. Cogita-se o nome do empresário Heraldo Trento, mas é possível que o ex-prefeito Manoel Kuba volte a disputar a prefeitura.

DETREMINADO E CAPAZ. Por sugestão do ex-governador André Puccinelli, o jovem advogado Jefferson Cavalcante deverá disputar a vereança no próximo ano. Com a capacidade e o dinamismo que tem, certamente o Legislativo de Mundo Novo ganhará muito com a sua efetiva participação, ao lado de outros colegas que integrarão a Casa-de-Leis. A política precisa ter o quadro renovado, e naturalmente isso vai ocorrer em nossa cidade.

SAUDADE DO TIÃO. Tião Carreiro nasceu em Montes Claros no dia 13 de dezembro de 1932. Ainda criança, veio com a família para o interior paulista, região de Araçatuba. Morreu no dia 15 de outubro de 1993, em São Paulo. É considerado o maior violeiro do Brasil, tendo sido o criador do pagode, o famoso “batidão de viola”, que se transformou em marca registrada na música genuinamente sertaneja. 22 anos de saudade!

SE ACONTECER! Se o Ministério Público se dispuser a investigar os desmandos na Admirável Mundo Novo, a situação não será muito diferente do que ocorre em muitos municípios brasileiros e na República governada pelo PT.

PENSAMENTO DO COLUNISTA. A pena de morte, embora pareça ser justa, deve ser evitada. Esse tipo de criminalização não resolve o problema da violência no Brasil e em nenhum país do mundo. No tempo certo, queiram ou não, a Justiça Divina vai imperar entre os homens, então entenderemos que a pena de morte é desnecessária em qualquer situação. - Jairo de Lima Alves



Nenhum comentário: