sexta-feira, 3 de abril de 2009

A Fonoaudiologia - A/295

A Fonoaudióloga Daniela, da Assembleia Legislativa de MS, durante uma palestra para profissionais da TV Assembleia, evento que aconteceu no Plenarinho da Casa, na manhã do dia 3 de abril.

O que é Voz
Voz é o som produzido pela vibração das pregas vocais, que também são conhecidas como cordas vocais. Acontece essa vibração na laringe, pelo ar vindo dos pulmões. A falta de conhecimento da importância de certos cuidados para preservar a voz, pode ter como consequência o desencadeamento de algumas doenças laríngeas, como: edemas, nódulos, pólipos, úlceras de contato, dentre outras.
O trabalho de reeducação tem o objetivo de adequar as estruturas fonoarticulatórias e a conscientização das pessoas para o uso adequado da voz. As alterações vocais afetam a vida pessoal, social, e sobretudo, a profissional, gerando ansiedade e angústia, razão pela qual, os profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho, necessitam de um treinamento de apoio para desenvolver o seu potencial vocal.

A Fonoaudiologia
A fonoaudiologia (português brasileiro) ou terapia da fala (português europeu), antes denominada logopédia, é a ciência que tem como objeto de estudo a linguagem. Não apenas os distúrbios da linguagem são do interesse da fonoaudiologia, como também o modo de comunicação sadio e eficaz. "A fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na função vestibular, na função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz, nas funções orofaciais e na deglutição."[carece de fontes?]
O fonoaudiólogo atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia fonoaudiológica na área da comunicação oral e escrita, voz e audição. Pode atuar sozinho ou em conjunto com outros profissionais de saúde em clínicas, creches, escolas (comuns e especiais) e comunidades, incluindo o
Programa de Saúde da Família, unidades básicas de saúde, hospitais, emissoras de rádio e televisão, teatro, home care (atendimento domiciliar), empresas de próteses auditivas, indústrias, centros de reabilitação, entre outros.
Além disso também trabalha com distúrbios na alimentação, como disfagia e outras dificuldades alimentares. É ele quem reabilita pacientes neuropatas na área de linguagem e alimentação bem como deficientes auditivos. Realiza exames audiométricos, sendo o profissional especializado na audição e na reabilitação de voz.
Essa ciência se volta especificamente para a
psicologia, a lingüística, a medicina e a física acústica. Ela aborda os distúrbios da fala, da voz, da audição e da linguagem: no caso, trata-se de problemas de saúde, tais como, gagueira, dislexia (dificuldades em leituras), afasia (dificuldades de compreensão), rouquidão etc. As quatro maiores áreas abordadas pela fonoaudiologia são, portanto: voz, audição, linguagem e motricidade oral.

Nenhum comentário: