segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Artigo: Mística da Vida - A/001261

A Compreensão Mística da Vida


O notável H. Spencer Lewis escreveu: “Quanto mais nos aproximamos de Deus e do Cósmico, mais feliz e afortunada se torna nossa posição na Vida.” Hélio de Moraes e Marques, com toda a Experiência Mística que possui, enfatiza: “O estudo e a prática do Misticismo nos conferem uma Visão mais ampla da Vida, com seus Milagres e Mistérios, expandindo o horizonte de nossa Compreensão e aumentando a nossa Capacidade de Solidariedade e Harmonização.”

Nos últimos tempos os movimentos sociais passaram a usar a palavra mística como sinônimo de animação. Muitos até vêem a mística como uma sessão dentro da atividade política, como se ela fosse um momento apenas de encenação e pronto, daí em diante o encontro estaria liberado para falar sério. A mística é muito mais que isso. Ela é a motivação que nos faz viver a causa até o fim. É aquela energia que temos e que não nos deixa dizer não, quando nos solicitam ajuda. É a vontade de estar em todos os lugares ao mesmo tempo, de querer ajudar e realizar coisas que façam a luta ser vitoriosa. Esta e outras afirmações norteiam o trabalho do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no Brasil.

A mística é fundamental para a Vida e para a luta. Sem mística na vida cotidiana, perdemos a alegria, a vibração, o interesse e a motivação de viver. Sem mística na luta, perdemos a vontade, a combatividade, a criatividade e o amor pela causa. Neste sentido, a mística se expressa de muitas maneiras. Cada militante, homem e mulher dão de si, aquilo que possuem como carisma, talentos ou habilidades, cooperando e oferecendo-se como elementos centrais do programa, sendo a parte física e mental da tática e da estratégia do programa.

A palavra mística é a representação de mistério. Usa-se geralmente a palavra “mistério” para designar coisas inexplicáveis ou coisas indecifráveis, mas neste caso não é. Mistério para a mística é saber a razão porque na luta as coisas extraordinárias acontecem. Embora a palavra Mysterión seja oriunda da língua grega , que descende de outra palavra múien, “quer dizer a busca de entender o que está escondido nas coisas”, a mística é a procura de explicações e ao mesmo tempo o incentivo para viver o inexplicável.

Por que o ser humano tem a capacidade de ir tão longe na resistência? Por que desafiamos todas as forças e todos os limites, para que uma causa coletiva seja vitoriosa? Por que tomamos estranhos como aliados e os protegemos como se fossem parte de nós, simplesmente porque se identificaram como a nossa causa? Se buscarmos explicações, vamos entender a mística como manifestações nas atitudes de energias, persistências, vigor e reações positivas inexplicáveis do ponto de vista analítico. Ou seja, são reações que acontecem sem sabermos de onde se originam e nem porque se manifestam com maior intensidade em uns, e menos em outros.

Nas religiões usa-se muito a mística e nelas se adota costumeiramente, mais o sentido de espiritualidade, devoção ao sagrado, compenetração e adoração às forças divinas que guardam o mistério da superioridade onipotente. Estas forças influem diretamente sobre o comportamento social e leva a praticar valores, como a solidariedade, justiça, companheirismo e amor fraterno. Pela via da religião podemos chegar a duas visões da mística: uma que se manifesta nos místicos, aqueles indivíduos que tem por opção a relação cotidiana com a divindade para explicar e solucionar os problemas sociais. É representante terreno deste espírito. Outra forma é a espiritualidade militante. Estes, pela força da fé apegam-se aos problemas sociais e buscam soluções pelas contradições.

A mística pode também ser aplica na política. Por esta visão, as pessoas agem porque, além da motivação, possuem características, habilidades e convicções. Morrem se preciso for para defenderem aquilo que acreditam. É uma forma diferente de perceber esta força estranha. O carisma também tem manifestações inexplicáveis e também é rodeado de mistérios. Por exemplo, por que alguém se mantém firme na luta e outros não? Por que uns tem habilidades naturais e não as usam como por exemplo, falar em público? Por que alguns militantes ao entrarem na política institucional não se corrompem e outros sim? As habilidades ou o carisma, que se destacam mais em uma pessoa do que em outra, escondem o mistério de saber fazer naturalmente, aquilo que, mesmo querendo, outros não conseguem.

No sentido filosófico, a mística é a própria existência. Nasce da vida, das formas de trabalhar, se organizar, conviver, lutar etc. Cada grupo social tem as suas manifestações culturais; uns são mais alegres, outros são mais contidos, mas todos vivem a memória de seus antepassados; desenvolvem valores e acreditam na continuidade da vida. De qualquer forma, a mística é esta força calorosa que temos dentro de nós. Assim como o corpo precisa de uma certa temperatura para permanecer vivo, os sentimentos precisam de vigor, energia, para continuarem quentes.

Quem tem mística está sempre crescendo. A cada dia sente-se renascendo nas coisas que vai realizando. Seja na base ou no comando, a mesma energia se manifesta, como a alegria em uma festa, instiga quem está participando. Mas a mística não é só bondade, ás vezes se serve da ansiedade e angustia o corpo inteiro. Como uma chama no candeeiro que bebe o líquido que está dentro, provoca todos os talentos e esgota as capacidades. As vezes se confunde com paciência, penetra fundo na consciência e nos convida a esperar.

A mística não deixa desanimar. Mesmo na exaustão de procurar, ela incentiva a tentar mais uma vez. Até na hora que estamos desistindo, aparece e como a flor se abrindo, nos traz um sentimento de honradez. Com sua energia plena, nos diz que tudo vale a pena. Como conclusão podemos dizer que a mística é esperança. Apesar das contradições algo será parecido com aquilo que imaginamos no futuro.

Com o pensamento voltado para a Grandeza do Homem e com os Sentimentos sempre Renovados, as melhores Realizações acontecem em favor de todos os que acreditam no Poder dos Céus, superando todas as expectativas.  É através da Compreensão Mística da Vida e das Leis de Deus, que o Ser Humano supera todos os desafios em sua Caminhada, porque vive em Comunhão  Intima com as Leis Naturais do Universo.






Nenhum comentário: