terça-feira, 9 de agosto de 2011

Artigo: Todos estamos sujeitos à Depressão - A/0993

Os sentimentos que eu tenho e os que todas as pessoas têm, não são únicos ou incomuns. A depressão é considerada a doença do século, atingindo milhões de seres humanos em todo o mundo. É possível que um terço da população mundial enfrente a depressão, sem que possa ter uma definição convincente sobre a doença, que pode ter origem espiritual. Há quem afirme que a depressão é doença da alma, que pode ser curada a qualquer momento, desde que seja exercitada a vontade do doente.

Se recorrermos à Bíblia, podemos descobrir que muitos homens nela citados, foram afetados de alguma forma. Davi, o músico e rei, exclamou: “Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? O Profeta Jeremias também teve o seu problema ligado à depressão, quando disse: “Prouvera a Deus eu tivesse no deserto uma estalagem de caminhantes. Então, deixaria o meu povo, me apartando dele. Miqueias lamentou-se: “O melhor deles é como um espinho; o mais reto é pior do que o espinhal. Veio o dia dos teus vigias, veio a tua visitação; agora será a sua confusão. Não creiais no amigo. Também Elias e Jonas viveram experiências amargas com a depressão, apesar de serem reconhecidamente homens de Deus. Todos conhecemos a história do rico e sábio Salomão, que atormentado pela doença, confessou que houve um tempo em que ele aborreceu a vida.

A história da Humanidade, de igual forma, faz registros importantes a respeito de celebridades envolvidas com a depressão. Os notáveis Abraham Lincoln e Winston Churchil falam de períodos de grande depressão em suas vidas como estadistas.

Seja como for, é necessário reconhecermos os perigos da depressão, que tende a aumentar em nossos dias, diante de tanta perplexidade em que vivem as pessoas. Milhões estão hospitalizados, com os efeitos da doença. Muitos buscam o tratamento psiquiátrico, na tentativa de se livrarem da depressão, que causa profundas cicatrizes na alma. O pior da doença, são as estatísticas que apontam quadros desesperadores, com mais de um milhão de criaturas humanas tentando o suicídio, e milhares que já puseram um fim às suas vidas, sem uma explicação lógica sobre o fato.

Alguém me fez um triste relato: “Minha filha ia à igreja regularmente. Ela parecia ser tão feliz, como qualquer outra menina normal, de 18 anos. De repente, por alguns dias, ela se afastou. Dias depois, entrou em seu quarto, e se matou.” A taxa de suicídio entre 15 e 19 anos tem sido duplicada nos últimos tempos, sendo que 20% dos jovens de até 18 anos podem apresentar algum sintoma de depressão, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos.

Então, é necessário, com urgência, descobrirmos a causa de nossa depressão, sabendo que nem toda doença é necessariamente fisiológica. É preciso que busquemos a Deus com sinceridade, para nos livrarmos da depressão que assola o mundo todos os dias. Não adiantará nada fazermos qualquer comparação entre nós e outras pessoas, com os efeitos desse mal. É bom que saibamos que a depressão pode atingir qualquer pessoa, até mesmo quem vive no altar, como é o caso de pastores e sacerdotes, que em tese, estariam em perfeita comunhão com a Divindade. Daí surge o questionamento: “Onde está Deus, enquanto eu estou orando?”

O Mestre Jesus sabia do perigo da depressão, razão que O levou a recomendar: “Acautelai-vos e guardai-vos da avareza, porque a vida de qualquer pessoa não consiste na abundância do que possui.” As preocupações do dia-a-dia e o excessivo amor aos bens materiais, também são a causa da depressão para muitas pessoas em nosso País e em todo o mundo.

Nenhum comentário: