domingo, 21 de julho de 2013

Artigo: Deus ama o Ser Humano - A/01336

Deus ama o Ser Humano, 
a Principal Obra da Criação


Domingo de manhã, um toque especial, ao sintonizar um canal televisivo à procura de um programa que pudesse me agradar. De repente, sem pretender tal coisa, o encontro com a mensagem de um sacerdote católico, com tradução simultânea para o Idioma Português. Perdi todas as demais atrações, fixando-me no tema que ali foi abordado. Muito atual e sem a tática proselitista ou qualquer sentimento idolátrico como normalmente se apresentam os religiosos deste segmento, o assunto foi abrangente e muito apropriado.

Deus ama de tal maneira a Criatura Humana, que palavras não podem descrever esse tão grande amor. O amor divino é transcendental, é tão grande que a mente humana não consegue dimensionar este sentimento. É muito difícil falar sobre este assunto, ou mesmo manifestar o sentimento de amor às pessoas. Os seres humanos são falhos, e poucos podem compreender o amor de Deus, que é incomensurável. Os textos da tradição primordial querem sugerir o significado deste sentimento à Humanidade, no entanto pela fragilidade e cegueira espiritual da maioria, o amor parece nem existir entre os homens. Mas o amor de Deus, apesar de tudo isso, é permanente em todos os estágios da vida neste Sistema de Coisas.

Qualquer expressão que queiramos usar para definir o Amor de Deus não será facilmente entendida, porque Ele tem uma maneira muito especial de amar as Criaturas, e dentre tantas, o Ser Humano, que é a principal Obra da Criação. Desde o princípio o homem é errante, mas Deus é longânimo e sobretudo tolerante com ele. Os templos religiosos estão cheios, as lojas esotéricas bem frequentadas; as mesquitas e sinagogas também são veneradas, assim como outros lugares sagrados em todo o mundo. De uma forma ou de outra, todos procuram se aproximar de Deus, mas sem entenderem direito como o amor de Deus pode se manifestar.

Nesse Universo da Espiritualidade, os seres humanos estão desagregados em sua maioria, por não compreenderem que o Amor de Deus é Infinito. Quando as pessoas começam a entender este mistério, começam também a ocorrer transformações em suas vidas, chegando ao ponto de sentirem na alma a alegria transbordar. A doença é a consequência da falta de confiança no Criador de todas as coisas. As guerras entre as nações, e particularmente nas famílias e nas organizações sociais também refletem a falta de amor, e acima de tudo, a falta de compreensão sobre o sublime amor de Deus.

Quando a consciência dos seres humanos é despertada para na Realidade da Vida, no sentido da verdadeira crença em Deus, os obstáculos começam a ser transpostos: a saúde é restabelecida, as dores são amenizadas, a pobreza se esvai, o ódio desaparece, as fragilidades humanas diminuem, a vida ganha muito mais sentido. Diante das adversidades, que são imensas, é preciso que avancemos no Caminho do Bem, crendo firmemente que o Amor de Deus estará sobre nós, mesmo com todas as nossas fraquezas e desesperanças.

O sacerdote falava justamente sobre esse grande amor de Deus, de maneira convicta e sem titubear. Informava que o fracasso verificado em milhares de pessoas acontece pela falta de confiança no Autor da Vida, quem sabe por falta de conhecimento. E questiona: por que alguns conseguem sucesso e outros, não? Por que Deus permite que um jovem perca a vida num acidente, e a um idoso ter a vida prolongada? Por que Ele permite que o homem mau sobreviva, enquanto os bons têm a vida ceifada tão prematuramente? Tudo isso ocorre, porque Deus utiliza a vontade permissiva em Sua Sabedoria. Pela vontade humana, o velho deveria morrer primeiro, e a vida da criança e do jovem seria preservada. Seria esta a regra natural. No entanto, Deus faz diferente. Ele conhece todas as coisas, ao ponto de cuidar de todas as criaturas e muito mais do Homem. Nenhuma folha da árvore cai sem a sua permissão.

A ilustração sobre o Diálogo de Deus com a morte cabe muito bem neste contexto. Queria a morte saber sobre as supostas injustiças, quando um jovem é tirado do convívio da família, ou mesmo um cônjuge morre deixando uma prole desamparada. Deus, então, determina à morte para subir ao cume de uma grande montanha e que fira uma pedra que lá se encontrava.  Ao desferir o golpe, eis que um verme salta do interior da pedra, deixando a morte perplexa. Neste ponto, Deus diz à morte: “este verme que aí estava, que é um ser vivo, tem a minha proteção. Eu cuido dele com amor, e não cuidaria de um Ser Humano, que é muito mais importante?

Quando Deus permite algo desagradável para seus filhos, Ele sabe o que está fazendo, porque acima de todas as vaidades, acima de todas as pretensões e caprichos do homem, Deus opera de maneira grandiosa e com muito amor. Se ele cuida tão bem de um animal gigante ou pequenino, ou de uma planta silvestre, muito mais cuidará do Homem, a principal Obra da Criação. O que é necessário, contudo, é que a Criatura Humana, que é um ser inteligente, possa voltar-se para Deus, honrando-O acima de todas as coisas.


Quando o homem natural for transformado em Homem Superior, ele verá a diferença entre crer em Deus, pois adotando uma atitude de fé genuína, o Amor de Deus se manifestará ainda mais. Quando ocorrer este estado de consciência, o Homem-Espírito entenderá todos os Propósitos Divinos, aceitando a Vontade de Deus de maneira plena e soberana. (JLA)

Nenhum comentário: