sexta-feira, 6 de março de 2009

Medite e esteja presente - A/0268

A Essência da Meditação
Quando se fala de meditação a primeira imagem que vem a mente é uma pessoa sentada, pernas cruzadas, imóvel e quieta. Mas o simples ato de sentar nesta posição não é meditação. Meditação é na realidade o que se passa por dentro, o estado contemplativo que é possível alcançar quando a mente para, ou ao menos diminui seu ritmo.
A meditação é uma técnica. Existem diversas técnicas. Há a meditação guiada, a visualização e até mesmo, particularmente a que mais gosto, a meditação dinâmica.
Mas todas essas técnicas não são a meditações em si, estas são utilizadas para alcançar o estado meditativo.
Este estado meditativo, ou contemplativo, é a meditação em sua essência. Assim, não se apegue tanto a técnica. A busca é tornar-se um observador. Contemplar a vida em sua essência. Esquecer aonde se quer chegar e aproveitar a caminhada. Divertir-se.
Cozinhar, caminhar, fazer amor, brincar com os filhos, todas estas atividades se tornam meditação quando trazem consigo a qualidade da atenção total, da totalidade, da sensação de estar por inteiro numa atividade. O que geralmente acontece é que pouca atenção é dispensada para a atividade que é realizada. Cozinhamos pensando nas contas, cuidamos dos filhos pensando nos compromissos de trabalho, fazemos amor pensando na hora de acordar, e assim seguimos pensando e pensando com pouco tempo para curtir o que realmente acontece. A impressão é que algo está perdido, ou no passado ou no futuro, e que o presente é apenas um instante insignificante.
Este é o nosso habito: pensar. A meditação nos leva além da mente e intensifica o sentir. Conectar-se ao sentir é viver o momento presente. Procuram-se motivos para ser feliz, para poder sorrir e se entregar ao prazer. Pergunte a uma criança que corre, roda e pula o porquê ela está feliz? Não há resposta. A felicidade não depende de nenhum fator externo. Seja como uma criança, a felicidade estará presente.
Mas nem sempre é simples mudar um habito. Pensar é habito. A pratica da meditação facilita a mudança.
Faça uma pequena visualização: imagine que cada pensamento seu é um partícula de poeira. Pare um instante e veja quantos pensamentos diferentes aparecem em sua mente. Agora visualize esta nuvem de poeira circulando frente aos seus olhos. Pensamentos e mais pensamentos sendo formados a cada instante, agora se transformam em poeira. Você consegue enxergar claramente? Como fica sua visão sobre a realidade? Julgamentos, criticas, memórias, medos, expectativas...poeira e mais poeira que te afastam da visão clara da vida. Surge desta forma a sensação de estar perdido, confuso, angustiado.
Pare de pensar e sinta. Perceba-se e perceba o momento presente. Fique no aqui-agora. De repente você está meditando.

Nenhum comentário: