terça-feira, 30 de abril de 2013

Mensagem do Escritor

A Iniciação Eficaz

A Verdadeira Iniciação leva o Adepto a recorrer à Introspecção, a dirigir a Consciência para o seu Interior, a fim de contemplar a si próprio; desperta no Iniciado a aspiração e o idealismo, obtendo a sagrada obrigação, ou promessa, que faz a si mesmo ou a outrem, no sentido de empenhar-se na concretização de suas aspirações. A pessoa que passa por um ritual em que lhe é revelado simbolicamente um novo conhecimento, e que é instruída sobre como aplicar esse conhecimento benéfico em si e em torno de si, não será iniciada enquanto não aplicar o que lhe foi revelado. Se não o faz, não é um Iniciado, a despeito do número de cerimônias de que tenha participado.(30042013)

Pensamento - VII.LXVI - 7066

"Saiba quando falar, pois falar
ás vezes pode ser perigoso."
(Robert Herrick)

Pensamento - VII.LXV - 7065

"Nem tudo que é obscuro
é necessariamente profundo."
(Jean Bricmont)

Pensamento - VII.LXIV - 7064

"As grandes coisas são conseguidas
por meio de grandes riscos."
 (Beaumont e Fletcher)

Sabedoria Popular

A inteligência nada pode
contra a fatalidade.

A Bíblia Diz...


Sabedoria Popular


A Bíblia Diz...

"Se te converteres ao Senhor teu Deus,
e deres ouvidos à sua voz, conforme
a tudo o que eu te ordeno hoje,
tu e teus filhos, com todo o teu coração,
e com toda a tua alma, então o Senhor
teu Deus te fará voltar do teu cativeiro,
e se compadecerá de ti, e tornará
a ajuntar-te dentre todas as nações
entre as quais te espalhou o Senhor
teu Deus." (Deuteronômio 30:2,3)

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Pensamento - VII.LXIII - 7063

"As madrugadas realmente podem
modificar muitos comportamentos
e transformar os corações
endurecidos.' (Jairo de Lima Alves)

Personalidade: Saulo Ramos



José Saulo Pereira Ramos (Brodowski, 8 de junho de 1929Ribeirão Preto, 28 de abril de 2013) foi um jurista e escritor brasileiro. Professor honoris causa pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Membro da equipe de Jânio Quadros, consultor-geral da República e ministro da Justiça durante o Governo Sarney, membro da Academia Ribeirão-pretana de Letras, Saulo Ramos lançou em 2007 o livro de memórias O Código da Vida, onde, a partir de um polêmico caso judicial, conta sua trajetória de vida e fatos que marcaram a história do país. Saulo foi fundador da Academia Santista de Letras, como ele mesmo relata no livro citado.

Pensamento - VII.LLXII - 7062

"Não importa que o amor que alguém
nutre por ti seja um amor inútil. Desde
que tu lhe correspondas, caminharás
na luz." ( Exupéry)

Pensamento - VII.LXI - 7061

"Creio que felicidade é uma cultura.
Aperfeiçoa-se." (Ribeiro Couto)

A Bíblia Diz...

Chegada, pois, a tarde daquele dia,
o primeiro da semana, e cerradas
as portas onde os discípulos,
com medo dos judeus, se tinham
ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se
no meio, e disse-lhes: 'Paz seja
convosco, como se fosse
Paz Profunda.'' (João 20:19)

domingo, 28 de abril de 2013

Maçonaria - Definição Genérica

A Maçonaria

A maçonaria é uma sociedade fraternal, que admite todo homem livre e de bons costumes, sem distinção de raça, religião, ideário político ou posição social. Suas principais exigências são que o candidato acredite em um princípio criador, tenha boa índole, respeite a família, possua um espírito filantrópico e o firme propósito de tratar sempre de ir em busca da perfeição, aniquilando seus vícios e trabalhando para a constante evolução de suas virtudes. Os maçons estruturam-se e reúnem-se em células autônomas, designadas por oficinas, ateliers ou (como são mais conhecidas e corretamente designadas) lojas, todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si. Existem, no mundo, aproximadamente 6 milhões de integrantes espalhados pelos 5 continentes. Destes 3,2 (58%) nos Estados Unidos, 1,2 -(22%) - no Reino Unido e 1,0 (20%) no resto do mundo. No Brasil são aproximadamente 150 mil maçons regulares (2,7 %) e 4 700 Lojas.

 

Poema - Imagem


Personalidade: Papa Pio IX



O Beato Pio IX, nascido Giovanni Maria Mastai-Ferretti (Senigallia, 13 de Maio de 1792 - Roma, 7 de Fevereiro de 1878), foi Papa num total de 31 anos, sete meses e 17 dias, entre 16 de Junho de 1846 e a data do seu falecimento. É o pontificado mais longo da história depois de São Pedro. Foi o primeiro Papa da história a ser fotografado. Foi o 3º Papa a nascer no dia 13 de Maio; os outros dois foram Papa Inocêncio XII e Papa Inocêncio XIII.  
Pio IX iniciou uma campanha contra o que chamou de falso liberalismo. Na encíclica Quanta Cura de 8 de dezembro de 1864, condenou dezesseis proposições que contrariavam a visão católica na época. Esta encíclica foi acompanhada pelo famoso Syllabus errorum, que condenava as ideologias do panteísmo, naturalismo, racionalismo, indiferentismo, socialismo, comunismofranco-maçonariajudaísmo, Igrejas dadas como Cristãs a tentar explicar a bíblia e vários outras formas de liberalismo religioso tidos por incompatíveis com a religião católica. Pio IX aboliu leis que forçavam os judeus a viver em áreas específicas, os impediam de praticar certas profissões, e os obrigavam a ouvir sermões quatro vezes por ano em tentativas de conversão. O Judaísmo e o Catolicismo eram as únicas religiões permitidas por lei (o Protestantismo era permitido aos estrangeiros mas não autorizado a italianos). Mesmo assim, o testemunho de um judeu em tribunal contra um cristão era inadmissível aos olhos da lei. Naquele tempo os cristãos não podiam ser criados por judeus, mesmo se fossem seus pais. Pio recusou os apelos de numerosos chefes de estado, incluindo o Imperador Francisco José I da Áustria e o Imperador Napoleão III de França para o retorno da criança a seus pais.

Papa na Maçonaria: Pio IX

Papa Pio IX: Maçom


Dentre os Papas, destacou-se pelo ódio anticristão contra a Maçonaria, Pio IX. Mostrou-se rancoroso contra a Instituição depois de Papa. Pio IX chamava-se Giovanni Ferreti Mastai. Ele foi Maçom, tendo pertencido ao quadro de obreiros da Loja Eterna Cadena, de Palermo (Itália).
Sob o número 13.715 foi arquivada, em 1839 na Loja Fidelidade Germânica, do Oriente de Nurenberg uma credencial de que foi portador o Irmão Giovanni Ferreti Mastai, devidamente autenticado, com selo da Loja Perpétua, de Nápolis. Como Irmão, como Maçom, Giovanni Ferreti Mastai foi recebido na Loja Fidelidade Germânica.

O Irmão Ferretti nasceu em 1792. Passou dois anos no Chile, servindo como secretário do vigário apostólico Mazzi; foi Arcebispo de Spoleto em 1827, bispo de Imola em 1832 e foi elevado a Cardeal, em 1840, e eleito Papa em 1846. Confrontando- se as datas, verifica-se que, em 1839, quando o Irmão Ferretti foi fraternalmente recebido na Loja Maçônica na Alemanha, já era Bispo. Ascendendo a Papa, Giovanni Ferretti Mastai traiu seu Juramento, feito em Loja Maçônica, com a mão sobre o Livro da Lei e honrou a Maçonaria com o seu ódio, culminando com a publicação, em 8 de dezembro de 1864, do Syllabus, e em que amontoou todas as bulas papais e encíclicas contra a Maçonaria, de que fizera parte.
A Loja Eterna Cadena, filiada à Grande Loja de Palermo, em 26 de março de 1846 considerando o procedimento condenável do Irmão Giovanni, resolveu expulsá-lo como traidor, depois de convocá-lo para defender-se. Sua expulsão foi determinada por Victor Manuel, Rei da Itália e de toda a Península e Grão-Mestre da Maçonaria da Itália, que decretou mais tarde, em 1865 sua expulsão da Ordem por ter excomungado todos os membros da Maçonaria. Sua expulsão pelo Rei italiano e Grão-Mestre foi classificada como Perjuro. A Igreja Católica sempre tem procurado ocultar este episódio.

Pio IX que tão ferozmente investiu contra os Maçons, sobretudo os da Itália, foi feito prisioneiro em 20 de setembro de 1870, pelos patriotas que lutavam e conquistaram a Unificação Italiana, tendo à frente vários Maçons inclusive, entre eles: Garibaldi, Mazzini, Cavour, Manzoni e outros.
Apesar de feroz inimigo da Maçonaria, que traiu, Pio IX foi tratado com respeito e consideração pelos Maçons, seus aprisionadores. Viram nele o antigo Irmão transviado e, embora fosse ele um Perjuro, prevaleceu o Princípio Sagrado de Fraternidade.

Foi belíssima a lição de amor ao próximo, dada pelos Maçons ao Papa Pio IX. Em consequência da bula Syllabus de Pio IX, contra a Maçonaria, é que surgiu no Brasil, a rumorosa Questão dos Bispos, também denominada. Questão Epíscopo-maçônica, quando Dom Vital, Bispo de Olinda, e Dom Antônio Macedo, Bispo do Pará, pretenderam que o Syllabus se sobrepusesse às Leis Civis Brasileiras, exigindo que as Irmandades religiosas eliminassem do seu seio os numerosos Maçons católicos que a compunham. As Irmandades reagiram e recorreram à Justiça, tendo tido ganho de causa. Os Bispos não acataram a decisão da Justiça. Foram julgados e condenados a quatro anos de prisão, com trabalho forçado. Um ano e pouco depois o Duque de Caxias, Maçom, então Presidente do Ministério do Segundo Império, anistiou-os. Este, Caríssimos Irmãos, é mais um episódio maçônico que deve ser divulgado! (fonte: revista universo maçônico)

Condolências à Família de Cristiane

É muito difícil assimilar o infortúnio. Não tem explicação
para esse tipo de ocorrência, mas o Absoluto conhece todas
as coisas. E tem poder para consolar os corações atribulados.
Que Deus, em sua Infinita Graça, possa dar o consolo
para toda a Família!.

Citação na TV

"Eu junto minhas mãos às suas;
eu junto meu coração ao seu,
para que juntos possamos fazer
aquilo que não posso fazer
sozinho." (Os atores quando
entram em cena nas novelas)

Personalidade: Pixinguinha



Alfredo da Rocha Viana Filho, conhecido como Pixinguinha (Rio de Janeiro, 23 de abril de 1897 — Rio de Janeiro, 17 de fevereiro de 1973), foi um flautista, saxofonista, compositor e arranjador brasileiro. Pixinguinha é considerado um dos maiores compositores da música popular brasileira, contribuiu diretamente para que o choro encontrasse uma forma musical definitiva. Pixinguinha aprendeu música em casa, fazendo parte de uma família com vários irmãos músicos, entre eles o China (Otávio Viana). Foi ele quem obteve o primeiro emprego para o garoto, que começou a atuar em 1912 em cabarés da Lapa e depois substituiu o flautista titular na orquestra da sala de projeção do Cine Rio Branco. Nos anos seguintes continuou atuando em salas de cinema, ranchos carnavalescos, casas noturnas e no teatro de revista. Pixinguinha integrou o famoso grupo Caxangá, com Donga e João Pernambuco. A partir deste grupo, foi formado o conjunto Oito batutas, muito ativo a partir de 1919. Na década de 1930 foi contratado como arranjador pela gravadora RCA Victor, criando arranjos celebrizados na voz de cantores como Francisco Alves ou Mário Reis. Quando compôs "Carinhoso", entre 1916 e 1917 e "Lamentos" em 1928, que são considerados alguns dos choros mais famosos, Pixinguinha foi criticado e essas composições foram consideradas como tendo uma inaceitável influência do jazz, enquanto hoje em dia podem ser vistas como avançadas demais para a época. Além disso, "Carinhoso" na época não foi considerado choro, e sim uma polca. Outras composições, entre centenas, são "Rosa", "Vou vivendo", "Lamentos", "1 x 0", "Naquele tempo" e "Sofres porque Queres". No dia 23 de abril comemora-se o Dia Nacional do Choro, trata-se de uma homenagem ao nascimento de Pixinguinha.

Crônica: Aceitar as Pessoas

Aceitar as pessoas
 
Ouvi dois amigos conversando e um deles se queixava da incompreensão das pessoas, das agressões verbais, dos desentendimentos. Isto o revoltava e ele dizia invejar a serenidade e o equilíbrio do interlocutor.

- Qual é o segredo? perguntou.
- Não existe segredo, mas somente paixão pela vida e esforços contínuos para aprender, respondeu o outro.
- Aprender o que?

- A aceitar as pessoas, mesmo que ela nos desapontem, quando não aceitam os ideais que escolhemos. Quando nos agridem e nos ferem com palavras e atitudes impensadas.
- Mas é muito difícil aceitar pessoas assim.

- É verdade. É difícil aceitá-las como elas são e não como gostaríamos que elas fossem. Mas qual é o nosso direito de mudá-las?
- E como você consegue?

- Estou aprendendo a amar. Estou aprendendo a escutar, mas não apenas com os ouvidos, também com os olhos, com o coração, com a alma, com todos os sentidos. Muitas vezes as pessoas não falam com palavras, mas com a postura. Fique atento para os que falam com os ombros caídos, os olhos e as mãos irrequietas.

Assim como você pode ler as entrelinhas de um texto, pode ouvir coisas entre as frases de uma conversa corriqueira, banal, que somente o coração pode ouvir. Não raro, há angústia e desespero disfarçados, insegurança escondida em palavras ásperas, solidão fantasiada na tagarelice. Aos poucos estou aprendendo a amar, e amando estou aprendendo a perdoar. Perdoando, apago as mágoas e curo as feridas, sem deixar cicatrizes nos corações magoados e tristes. Aprendo com a vida o valor de cada vida e procuro entender os rejeitados, os incompreendidos. Nem sempre consigo, mas estou tentando.

Quanto a nós, vamos tentar construir a paz, sem desânimo, com muito amor, muito amor no coração. (
Amilcar Del Chiaro Filho no livro "A Minha Paz Vos Dou...")  

Pensamento - VII.LX - 7060

"Os homens que criam o poder
trazem uma contribuição indispensável
à grandeza da Nação, mas os homens
que questionam o poder trazem
uma contribuição igualmente indispensável,
especialmente quando o questionamento
é desinteressado, pois eles determinam
se usamos o poder ou se o poder
nos usa." (John F. Kennedy)

Pensamento - VII.LIX - 7059

''... Saudade é amar um passado
que ainda não passou, é recusar
um presente que nos machuca,
é não ver o futuro que nos convida.''

(Pablo Neruda)

Pensamento - VII.LVIII - 7058

"Todo equívoco humano é satirizável.
Enquanto houver ser humano
com suas carências, inseguranças
e dúvidas, haverá sátira." (Ziraldo)

Curiosidades da Espanha

Curiosidades sobre a Espanha


A Espanha é o segundo maior país da Europa Ocidental depois da França, e possui uma centena de fatos que deixam qualquer turista muito curioso. Sua extensão ocupa a maior parte da Península Ibérica e ainda dois arquipélagos principais, as Ilhas Canárias no Oceano Atlântico e as Ilhas Baleares no Mar Mediterrâneo.
Por ter índice considerado extremo de emissões de CO2, a Espanha tem sido o país europeu com maior vulnerabilidade ao efeito estufa. Portanto, a maioria de suas cidades possuem grande poluição atmosférica. A cultura espanhola possui origens baseadas nas culturas ibéricas, latinas, celta e etc., e por causa disso costumam manter práticas um tanto polêmicas como as touradas.

A crueldade vista com os animais divide os próprios habitantes, em partes acreditam que seja mesmo algo tradicional que é pouco perigoso. Mas outros já acham que isso é uma atividade maldosa tanto com os animais, como também apela em alguns momentos para o risco da vida de humanos, tanto na tourada quanto na corrida onde se tem o costume de soltar um touro no meio das ruas.
A língua materna da Espanha é o espanhol, mas o país é multilíngue portanto 98.9% falam espanhol e 89% dos a denomina como castelhano. Cerca de 400 milhões de pessoas no mundo inteiro falam espanhol, justamente porque o idioma tem sido uma alternativa mais fácil para substituir o inglês, idioma este visto como mundial. O espanhol ainda é a língua oficial em mais 21 países e a segunda língua mais utilizada na comunicação internacional.

Apesar de ter uma monarquia parlamentar, governada por um monarca hereditário, capaz de exercer o cargo de Chefe de Estado, a Espanha também possui um Conselho de Ministros presidido pelo Presidente do Governo, que exerce como Chefe de Governo. No entanto, todos e o poder judicial formado por Juizados e Tribunais, administram tudo em nome do Rei da Espanha.
A Espanha é um dos países europeus mais descentralizados, uma vez que seus diferentes territórios realizam a administração de maneira local, desce o sistema de saúde, educação e alguns aspectos do orçamento público. Em Navarra, por exemplo, o orçamento é administrado sem contabilidade. Já na Catalunha, existem polícias próprias totalmente operativas e de forte autonomia.

Com a crise econômica mais recente, a Espanha atual possui economia na história e os monumentos culturais, bem com a sua posição geográfica, que movimentam ainda e em grande escala, o turismo do país. Principalmente nas ilhas espanholas, estão a maior concentração de turistas, seja nas Baleares ou nas Canárias, as famosas Ibiza, Menorca e Mallorca.
A culinária espanhola varia de região para região, compõe então diferentes tipos de pratos devido à sua grande variedade geográfica, cultural e climática. O alto consumo de azeite e o alho, produtos típicos mediterrâneos é algo muito comum de se ver no País, que também é famoso por causa do saboroso prato espanhol, a paella e outras especialidades, como tortilla de patatas, o chorizo e o jamón.

Pensamento - VII.LVII - 7057


"Para exercer a Liberdade de Pensamento
é preciso, como premissa básica, reconhecer
o direito de outros terem ideias e pensamentos
divergentes dos nossos. Não podemos
nos radicalizar e emperrar nossa atitude
de sermos os senhores absolutos da verdade.
Se agirmos assim, egoisticamente, não querendo
ouvir o pensamento alheio por discordarmos dele, estamos demonstrando uma atitude primária,
estamos sendo derrotados por nossas
paixões." (A. Marins)

A Bíblia Diz...

Assim diz o Senhor: "O Céu é o meu Trono,
e a Terra o escabelo dos meus pés; que casa
me edificaríeis vós? E qual seria o lugar
do meu descanso?" (Isaías 66:1)

sábado, 27 de abril de 2013

Curiosidades de Belarus



Bielorusia – Byelorussia – Biélorussie – Respublika Belarus – Bielo-Rússia
Capital – Minsk (Polaminsk).

Religião – Cristianismo – ortodoxos bielo-russos (maioria), católicos (minoria).
Moeda (numismática) – rublo bielo-russo (Belarusian Ruble). Código internacional: BYB/BYR?. A palavra “rubel” é derivada da russa “ruble”. Sistema monetário utilizado também na Federação Russa... Nota: Cédula deste país aparece em selo de São Tomé e Príncipe.
O país também é chamado de República da Bielorrússia. Literalmente o nome do país significa Rússia Branca. Quando da sua independência, decidiu manter o “branco” no nome e adotar uma forma mais antiga do nome Rússia. Em “belaruso” a letra “e” de Belarus deve ser pronunciada “ie”.

Grande parte do território de Belarus, no centro-nordeste da Europa, é constituída de planície pantanosa plana e baixa (tendo as planícies baixas muitos lagos e pântanos) e colinas na área central.

O país divide com a Polônia a maior área de floresta heterogênea preservada de todo o continente. Essa reserva é o principal refúgio do bisão-europeu, animal que esteve ameaçado de extinção nos anos 40.

Considerada a economia mais promissora entre as ex-repúblicas soviéticas, Belarus enfrenta problemas semelhantes aos dos países vizinhos, como inflação e baixa produção industrial.
A agricultura continua a ser praticada em área restrita, pois a maior parte das terras aráveis ainda está contaminada pelo acidente nuclear de Chernobyl de 1986, na vizinha Ucrânia.
No plano político, a aproximação com a Federação Russa se intensificou em 1997: em abril, os dois países assinaram acordo para futura integração econômica e militar.

Religião: As sete Igrejas da Ásia

As sete Igrejas da Ásia

As Sete Congregações da Ásia Menor são as Congregações das cidades mais importantes da região no início do cristianismo, mencionadas no livro do Apocalipse, no Novo Testamento. Atualmente, todas as ruínas destas antigas cidades encontram-se na Turquia. 

Éfeso (em grego clássico: Ἔφεσος; em latim: Ephesus; em turco: Efes) foi uma cidade greco-romana da Antiguidade situada na costa ocidental da Ásia Menor, próxima à atual Selçuk, província de Esmirna, na Turquia. Foi uma das doze cidades da Liga Jônia durante o período clássico grego. Durante o período romano, foi por muitos anos a segunda maior cidade do Império Romano, apenas atrás de Roma, a capital do império. Tinha uma população de 250 000 habitantes no século I a.C., o que também fazia dela a segunda maior cidade do mundo na época. A cidade era célebre pelo Templo de Ártemis, construído por volta de 550 a.C., uma das Sete Maravilhas do Mundo. O imperador Constantino I reconstruiu boa parte da cidade, porém a cidade foi novamente destruída parcialmente por um terremoto, em 614. Éfeso foi uma das Sete Igrejas da Ásia citadas no livro bíblico do Apocalipse. O Evangelho de São João pode ter sido escrito na cidade, onde também se encontra um grande cemitério de gladiadores.

Esmirna (em turco: İzmir, em grego: Σμύρνη/Smýrni, também conhecida noutras línguas como Smyrna e Smirne) é uma cidade do sudoeste da Turquia situada na Região do Egeu (em turco: Ege Bölgesi), capital da área metropolitana (büyükşehir belediyesi) e da província de Esmirna. Em 2009, a população do conjunto dos distritos urbanos era de 3 276 815,.1 o que faz dela a terceira maior cidade da Turquia, a seguir a Istambule Ancara. A cidade de cinco mil anos é uma das cidades mais antigas da bacia de Mediterrâneo. A cidade original foi estabelecida por volta do terceiro milênio a.C., quando compartilhou com Troia a cultura mais importante da Anatólia. Por volta de 1 500 a.C. tinha caído na influência do Império Hitita da Anatólia Central. Segundo o historiador grego Heródoto de Halicarnasso, a cidade foi primeiro estabelecida pelos eólios, mas foi logo depois tomada pelos Jônicos, que a tornaram um dos maiores centros culturais e comerciais do mundo na época. No primeiro milênio antes de Cristo, Esmirna era uma das cidades mais importantes da Federação Jônica. Acredita-se que Homero lá residiu durante este período.

Pérgamo (em grego: Πέργαμος, transl. Pérgamos), atual Bergama é uma antiga cidade grega que situava-se na Mísia, no noroeste da Anatólia, a mais de 20 km do Mar Egeu numa colina isolada do vale do Rio Caicos (atual Bakırçay). Seu nome antigo era Teutrania. Pérgamo existiu desde o século V a.C. e conquistou a região costeira da Ásia, e expulsou os gauleses para o interior quando estes, após terem fracassado na invasão da Grécia], atacaram as regiões costeiras da Ásia. No século II d.C., ainda havia em Pérgamo objetos que eles tomaram dos gauleses, e uma pintura que retratava esta batalha.,A prestigiosa Biblioteca de Pérgamo perdia em importância apenas para a tão famosa biblioteca de Alexandria. A tradição de Pérgamo foi tamanha que o seu nome batizou o pergaminho.

Tiatira era o nome antigo da moderna cidade turca de Akhisar ("Castelo Branco"). Era um importante centro comercial na Ásia Menor e foi fundada por Seleuco I Nicator, um dos generais de Alexandre, o Grande, em 280 a.C. para ser um posto militar. Foi destruída por um grande terremoto durante o reino de Augusto (27 a.C.-d.C. 14 d.C.), mas foi reconstruída com a ajuda do Império Romano. A cidade em si dava a impressão de “fraca tornada forte”. Era famosa pelo seu comércio e por sua produção de têxteis, incluindo o índigo. Segundo os Atos dos Apóstolos, uma das comerciantes de roupas da cidade era uma mulher chamada Lídia, que conduzia negócios em lugares distantes como Filipos. (Atos 16:14). Na Antiguidade, a cidade era conhecida pelas suas muitas guildas comerciais. E, para poder trabalhar no comércio era necessário que o cidadão pertencesse a alguma delas, sendo muito comum que os seus membros participassem de festas dedicadas às divindades pagãs. No livro do Apocalipse, Tiatira é citada como uma das sete igrejas da Ásia para as quais João escreve com advertências.

Sárdis ou Sardes (Σάρδεις, em grego), correspondente ao moderno vilarejo turco de Sart (província de Manisa), foi a capital da antiga Lídia – tendo sido depois a sede de uma província romana após as reformas administrativas de Diocleciano, continuando a pertencer a Roma depois e durante o período bizantino. Localizava-se no fértil vale do rio Hermo e no sopé do íngreme monte Tmolo, distante cerca de 34 km ao sul daquele curso d'água. A importância da cidade era devida ao seu poderio militar, à sua relevante localização ligando o Egeu ao interior e a situar-se em um vale muito fértil.

Filadélfia: Alaşehir é uma cidade da Turquia, conhecida na Antiguidade como Filadélfia. Parte do reino da Lídia, foi mencionada no terceiro capítulo do livro de Apocalipse, da Bíblia, no trecho conhecido como "Cartas às sete igrejas do Apocalipse".

Laodiceia (em grego: Λαοδίκεια πρός τοῦ Λύκου; transl.: Laodikeia pros tou Lykou; em latim: Laodicea ad Lycum, lit. "Laodiceia do Lico" ou "Laodiceia-sobre-o-Lico"; em turco: Laodikya), foi uma cidade na região da Frígia e Lídia, localizada a cerca de 60 km  a leste de Éfeso. Originalmente chamada de Dióspole (Diospolis) e Roa (Rhoas), foi chamada de Laodiceia em homenagem a Laódice, esposa de Antíoco II Teos, que reconstruiu a cidade. Era uma das mais importantes cidades da Ásia Menor. Tornou-se uma das primeiras sedes do Cristianismo. O local encontra-se atualmente deserto, e é chamado pelos turcos de Eski-hissar, castelo velho.