sábado, 27 de abril de 2013

Religião: As sete Igrejas da Ásia

As sete Igrejas da Ásia

As Sete Congregações da Ásia Menor são as Congregações das cidades mais importantes da região no início do cristianismo, mencionadas no livro do Apocalipse, no Novo Testamento. Atualmente, todas as ruínas destas antigas cidades encontram-se na Turquia. 

Éfeso (em grego clássico: Ἔφεσος; em latim: Ephesus; em turco: Efes) foi uma cidade greco-romana da Antiguidade situada na costa ocidental da Ásia Menor, próxima à atual Selçuk, província de Esmirna, na Turquia. Foi uma das doze cidades da Liga Jônia durante o período clássico grego. Durante o período romano, foi por muitos anos a segunda maior cidade do Império Romano, apenas atrás de Roma, a capital do império. Tinha uma população de 250 000 habitantes no século I a.C., o que também fazia dela a segunda maior cidade do mundo na época. A cidade era célebre pelo Templo de Ártemis, construído por volta de 550 a.C., uma das Sete Maravilhas do Mundo. O imperador Constantino I reconstruiu boa parte da cidade, porém a cidade foi novamente destruída parcialmente por um terremoto, em 614. Éfeso foi uma das Sete Igrejas da Ásia citadas no livro bíblico do Apocalipse. O Evangelho de São João pode ter sido escrito na cidade, onde também se encontra um grande cemitério de gladiadores.

Esmirna (em turco: İzmir, em grego: Σμύρνη/Smýrni, também conhecida noutras línguas como Smyrna e Smirne) é uma cidade do sudoeste da Turquia situada na Região do Egeu (em turco: Ege Bölgesi), capital da área metropolitana (büyükşehir belediyesi) e da província de Esmirna. Em 2009, a população do conjunto dos distritos urbanos era de 3 276 815,.1 o que faz dela a terceira maior cidade da Turquia, a seguir a Istambule Ancara. A cidade de cinco mil anos é uma das cidades mais antigas da bacia de Mediterrâneo. A cidade original foi estabelecida por volta do terceiro milênio a.C., quando compartilhou com Troia a cultura mais importante da Anatólia. Por volta de 1 500 a.C. tinha caído na influência do Império Hitita da Anatólia Central. Segundo o historiador grego Heródoto de Halicarnasso, a cidade foi primeiro estabelecida pelos eólios, mas foi logo depois tomada pelos Jônicos, que a tornaram um dos maiores centros culturais e comerciais do mundo na época. No primeiro milênio antes de Cristo, Esmirna era uma das cidades mais importantes da Federação Jônica. Acredita-se que Homero lá residiu durante este período.

Pérgamo (em grego: Πέργαμος, transl. Pérgamos), atual Bergama é uma antiga cidade grega que situava-se na Mísia, no noroeste da Anatólia, a mais de 20 km do Mar Egeu numa colina isolada do vale do Rio Caicos (atual Bakırçay). Seu nome antigo era Teutrania. Pérgamo existiu desde o século V a.C. e conquistou a região costeira da Ásia, e expulsou os gauleses para o interior quando estes, após terem fracassado na invasão da Grécia], atacaram as regiões costeiras da Ásia. No século II d.C., ainda havia em Pérgamo objetos que eles tomaram dos gauleses, e uma pintura que retratava esta batalha.,A prestigiosa Biblioteca de Pérgamo perdia em importância apenas para a tão famosa biblioteca de Alexandria. A tradição de Pérgamo foi tamanha que o seu nome batizou o pergaminho.

Tiatira era o nome antigo da moderna cidade turca de Akhisar ("Castelo Branco"). Era um importante centro comercial na Ásia Menor e foi fundada por Seleuco I Nicator, um dos generais de Alexandre, o Grande, em 280 a.C. para ser um posto militar. Foi destruída por um grande terremoto durante o reino de Augusto (27 a.C.-d.C. 14 d.C.), mas foi reconstruída com a ajuda do Império Romano. A cidade em si dava a impressão de “fraca tornada forte”. Era famosa pelo seu comércio e por sua produção de têxteis, incluindo o índigo. Segundo os Atos dos Apóstolos, uma das comerciantes de roupas da cidade era uma mulher chamada Lídia, que conduzia negócios em lugares distantes como Filipos. (Atos 16:14). Na Antiguidade, a cidade era conhecida pelas suas muitas guildas comerciais. E, para poder trabalhar no comércio era necessário que o cidadão pertencesse a alguma delas, sendo muito comum que os seus membros participassem de festas dedicadas às divindades pagãs. No livro do Apocalipse, Tiatira é citada como uma das sete igrejas da Ásia para as quais João escreve com advertências.

Sárdis ou Sardes (Σάρδεις, em grego), correspondente ao moderno vilarejo turco de Sart (província de Manisa), foi a capital da antiga Lídia – tendo sido depois a sede de uma província romana após as reformas administrativas de Diocleciano, continuando a pertencer a Roma depois e durante o período bizantino. Localizava-se no fértil vale do rio Hermo e no sopé do íngreme monte Tmolo, distante cerca de 34 km ao sul daquele curso d'água. A importância da cidade era devida ao seu poderio militar, à sua relevante localização ligando o Egeu ao interior e a situar-se em um vale muito fértil.

Filadélfia: Alaşehir é uma cidade da Turquia, conhecida na Antiguidade como Filadélfia. Parte do reino da Lídia, foi mencionada no terceiro capítulo do livro de Apocalipse, da Bíblia, no trecho conhecido como "Cartas às sete igrejas do Apocalipse".

Laodiceia (em grego: Λαοδίκεια πρός τοῦ Λύκου; transl.: Laodikeia pros tou Lykou; em latim: Laodicea ad Lycum, lit. "Laodiceia do Lico" ou "Laodiceia-sobre-o-Lico"; em turco: Laodikya), foi uma cidade na região da Frígia e Lídia, localizada a cerca de 60 km  a leste de Éfeso. Originalmente chamada de Dióspole (Diospolis) e Roa (Rhoas), foi chamada de Laodiceia em homenagem a Laódice, esposa de Antíoco II Teos, que reconstruiu a cidade. Era uma das mais importantes cidades da Ásia Menor. Tornou-se uma das primeiras sedes do Cristianismo. O local encontra-se atualmente deserto, e é chamado pelos turcos de Eski-hissar, castelo velho.

 

 

 

Nenhum comentário: