terça-feira, 23 de abril de 2013

Artigo: A Imperfeição Humana - A/01319

A Imperfeição Humana é muito Real

É muito conhecida a antiga expressão popular “a perfeição não é deste mundo”. Também é digna de atenção a frase: Deus não reprova ao homem o ser ele imperfeito, desde que ele tenha consciência disso e se esforce para se tornar melhor. A história pode nos revelar muita coisa neste sentido.
A nossa caminhada diária é repleta de tropeços, a qual nos ensina verdadeiras lições para a vida, que nos aperfeiçoam todos os dias. Quem gosta de andar pelos caminhos da literatura, começa logo a entender um pouco do que é a raça humana, os seres humanos, com quem convivemos no dia-a-dia.

Quando o Mestre Maior, movido pela compaixão e imenso amor pelos homens, recomendou que a ninguém julgássemos, é porque Ele sabia que nisso podemos errar, em virtude da Imperfeição do Ser Humano. Se começarmos a observar o nosso semelhante, vamos perceber que a declaração do Mestre é uma Verdade Absoluta e ainda muito Real para os nossos dias.
Os biógrafos modernos podem, pelos estudos acurados que realizam, confirmar que todos possuem qualidades e defeitos, e assim, cada Humano precisa ser compreendido em suas fragilidades. No momento em que compreendermos isso, teremos menos decepções e vamos ter menos sofrimento. Sim, porque não são poucos os que sofrem quando ficam sabendo que uma determinada pessoa de seu relacionamento comete erros. Escandaliza-se sobremaneira, pois em seu intelecto isso não poderia ser assim. As aparências enganam muito, razão que nos leva a crer que “o homem julga o outro pela aparência, mas Deus sonda o interior da Criatura Humana”.

Se fizermos um passeio pela história contemporânea e também confrontarmos os relatos bíblicos, será muito fácil entender como o homem é errante em todos os tempos. Desde os primórdios, o Criador permitiu que a geração trilhasse os caminhos tortuosos, mas sugeria sempre que buscasse a perfeição. Pela desobediência, o primeiro casal tropeçou; pela desobediência, Deus mandou o dilúvio através de Noé, que por sua vez também cometeu erros. Os patriarcas viveram momentos pecaminosos e muitos reis ungidos tiveram o seu momento de fraqueza. Ninguém foi perfeito, mas Deus tolerava a fraqueza de cada um mediante a humildade como se apresentava ao Pai de Bondade.
Os nomes citados na Bíblia e noutros livros sagrados da Humanidade são exemplos vivos da condição frágil da raça humana. Nos tempos antigos foi assim, e também no decorrer da história da civilização. Na atualidade não poderia ser diferente, quando estamos vivenciando fatos novos, com uma geração que vive cercada de tantas tecnologias e com um baixo nível de consciência.

Diante do quadro deprimente não há motivo para o desânimo, e nem tampouco queremos exigir que o homem seja perfeito, porque ele sempre teve as suas limitações, e é desse jeito que terminará a lida na Terra. A perfeição será conquistada, mas não neste Sistema de Coisas, onde todos se corrompem. Tudo é possível ao que crê, mas isso vai acontecer quando o Mestre Cósmico se manifestar a quem quiser, apontando o Caminho para a Luz Maior.

Nenhum comentário: