sábado, 27 de abril de 2013

Curiosidades de Belarus



Bielorusia – Byelorussia – Biélorussie – Respublika Belarus – Bielo-Rússia
Capital – Minsk (Polaminsk).

Religião – Cristianismo – ortodoxos bielo-russos (maioria), católicos (minoria).
Moeda (numismática) – rublo bielo-russo (Belarusian Ruble). Código internacional: BYB/BYR?. A palavra “rubel” é derivada da russa “ruble”. Sistema monetário utilizado também na Federação Russa... Nota: Cédula deste país aparece em selo de São Tomé e Príncipe.
O país também é chamado de República da Bielorrússia. Literalmente o nome do país significa Rússia Branca. Quando da sua independência, decidiu manter o “branco” no nome e adotar uma forma mais antiga do nome Rússia. Em “belaruso” a letra “e” de Belarus deve ser pronunciada “ie”.

Grande parte do território de Belarus, no centro-nordeste da Europa, é constituída de planície pantanosa plana e baixa (tendo as planícies baixas muitos lagos e pântanos) e colinas na área central.

O país divide com a Polônia a maior área de floresta heterogênea preservada de todo o continente. Essa reserva é o principal refúgio do bisão-europeu, animal que esteve ameaçado de extinção nos anos 40.

Considerada a economia mais promissora entre as ex-repúblicas soviéticas, Belarus enfrenta problemas semelhantes aos dos países vizinhos, como inflação e baixa produção industrial.
A agricultura continua a ser praticada em área restrita, pois a maior parte das terras aráveis ainda está contaminada pelo acidente nuclear de Chernobyl de 1986, na vizinha Ucrânia.
No plano político, a aproximação com a Federação Russa se intensificou em 1997: em abril, os dois países assinaram acordo para futura integração econômica e militar.

Nenhum comentário: