segunda-feira, 15 de abril de 2013

Artigo: Sobre Avivamento - A/01318

Renovação Espiritual e Avivamento: 
muito Barulho e pouco Resultado
na Atualidade


Apesar do crescimento numérico, os evangélicos não têm feito muita diferença na sociedade brasileira quanto à ética, usos e costumes, como uma força que influencia a cultura para o bem, para melhor. Historicamente, os avivamentos espirituais foram responsáveis diretos por transformações de cidades inteiras, mudanças de leis e transformação de culturas. Durante o grande avivamento em Northampton, dois séculos atrás, bares, prostíbulos e casernas foram fechados, por falta de clientes e pela conversão dos proprietários. A Inglaterra e a Escócia foram completamente transformadas por avivamentos há 400 anos.

Avivamento é uma palavra muito gasta hoje. Ela está no meio evangélico há alguns séculos. As diferentes tradições empregam-na de várias formas distintas. O termo remonta ao período dos puritanos (séc. XVII), embora o fenômeno em si seja bem mais antigo, dependendo do significado com que empregarmos o termo. O período da Reforma protestante, por exemplo, pode ser considerado como um dos maiores avivamentos espirituais já ocorridos. Não foi um avivamento simplesmente pentecostal, mas uma grande renovação espiritual e com o propósito plenamente renovado.

É seguro dizer que apesar de toda a agitação em torno do nome, o Brasil ainda não conheceu um verdadeiro avivamento espiritual. Depois de Finney, Billy Graham, do metodismo moderno e do pentecostalismo em geral, “avivamento” tem sido usado para designar cruzadas de evangelização, campanhas de santidade, reuniões onde se realizam curas e expulsões de demônios, ou pregações fervorosas. Mais recentemente, após o neopentecostalismo, avivamento é sinônimo de “louvorzão”, “dançar” no Espírito, ministração de louvor, “show” gospel, “cair” no Espírito e outros. Nesse sentido, muitos acham que está havendo um grande avivamento no Brasil. Há muito show, muita música, muito louvor – mas pouco ensino bíblico se verifica nestes movimentos carismáticos. Nunca os evangélicos cantaram tanto e nunca foram tão analfabetos de Bíblia e de conhecimento paralelo. Nunca houve tantos animadores de auditório e tão poucos pregadores da palavra de Deus. Há muitos suspiros, gemidos, sussurros, lágrimas, olhos fechados e mãos levantadas ao alto, mas pouco arrependimento, quebrantamento, convicção, mudança de vida e santidade.
O verdadeiro avivamento promove a união dos crentes em torno dos pontos centrais do Evangelho. Historicamente, durante os avivamentos, diferenças foram esquecidas, brigas antigas foram postas de lado, mágoas passadas foram perdoadas. A consciência da presença de Deus era tão grande que os crentes se uniram para pregar a Palavra, distribuir Bíblias, socorrer os necessitados e enviar missionários. Tudo isso demonstra o sentimento mais puro de uma nova vida, com a plena renovação espiritual. O que se vê nestes últimos dias são discórdias de toda espécie, disputas internas de líderes e liderados, e muito mais que isso: pastores se degladiam nas convenções em busca do poder eclesial.

O verdadeiro avivamento espiritual traz coragem e ousadia para que os cristãos assumam sua postura de crentes e posição firme contra o erro, levantando-se contra a frieza, a frouxidão e a covardia moral que marcam tanto a nossa época. Para Finney, um reavivamento espiritual era o resultado do emprego de leis espirituais, tanto quanto uma colheita é o resultado das leis naturais que regem o plantio. Não era, portanto, um milagre, algo sobrenatural. As ideias de Finney sobre avivamento, principalmente o conceito de que o homem é capaz de produzir avivamento espiritual, influenciaram tremendamente setores inteiros do evangelicalismo e do pentecostalismo.

Pode-se admitir que nos movimentos avivalistas há uma mescla de verdade e erro, de emoções genuínas e falsas, de conversões verdadeiras e de imitações, experiências reais com Deus e mero sensacionalismo. Em muitos  casos houve rachas, divisões e brigas. No entanto, apesar de todas as distorções, o avivamento ainda vale a pena. É hora de se buscar o verdadeiro avivamento espiritual, aquele defendido pelos nossos pais na fé. Renovação Espiritual e Avivamento da Alma têm um significado muito especial na vida dos verdadeiros adoradores. Muito barulho tem sido presenciado em toda parte, mas sem o fator Novidade de Vida.


Nenhum comentário: