domingo, 31 de julho de 2011

Artigo: Reengenharia do Casamento - A/0982

No palco mais estreito do seio doméstico é que as pessoas exercitam o casamento, num script de êxito alternando-se em fracassos. Casamento significa união. Ela só se processa, terminantemente, quando existe harmonia. Fora disso só resta o auto-engano de uma convivência frustrada e, porque mentirosa, apresenta-se à sociedade sob o disfarce imperdoável da hipocrisia.

Harmonia no relacionamento

Em parte, mas em muito pequena parte, a harmonia de um casal pode ser construída. Como alicerce de um relacionamento, se a afinidade, atração e simpatia não se mostrar sólida e sem o diferencial de uma identificação entre os pares, em vão trabalhará o terapeuta matrimonial, por mais hábil que possa se considerar. E é importante o prezado ouvinte manter em conta que me refiro a esta condição para as pessoas normais. Que, aliás, não se constitui maioria na face do globo terrestre. Ao ferir este tema, a ninguém iludo sobre os obstáculos inevitáveis que envolvem o convívio entre um homem e uma mulher.

Identificação de um para outro

A identificação requerida entre duas pessoas, até de forma genérica, não se constitui exatamente em se gostar das mesmas coisas ou ter os mesmos hábitos de vida. Para essa identificação mencionada, a rigor, não há como explicar os motivos. Nisso, na verdade, há um mistério que ninguém poderá, em forma explicável, dizer porque gosta de fulano ou fulana. Ocorre que, na forma específica, entre homem X mulher pode nascer uma atração química, nada mais do que resultante do aspecto físico. É quando se diz que há uma “atração de pele”. É uma sensação deliciosa, até válida como ponto de partida para um relacionamento. Mas sem nenhuma garantia de sucesso.

Atração pelo prazer

Quando se quer alguém para o prazer se quer apenas por uns poucos momentos. Ainda que a ilusão de gozo queira se prolongar eternamente. E para os outros momentos - sejam os dias sonsos da rotina , sejam grandes problemas de toda ordem que a vida reserva, paga-se um preço muito caro por tudo o mais. É condenável a atração pelo sexo oposto, sob o aspecto físico? De forma alguma. Essa química é igualmente milagrosa, como os grandes e pequenos milagres que a vida apresenta. Ocorre que essa atração, ainda que maravilhosa, encontra-se no seu nível primário. Aliás, há que considerá-la indispensável, como ponto de partida para uma motivação para um relacionamento mais concreto e amiúde. Contudo, deve-se ter em conta que a atração sexual se traduz apenas no “motor de arranque” para se firmar um pacto de convivência com alguém.

Geraldo Generoso

Nenhum comentário: