sexta-feira, 29 de julho de 2011

Tribuna Livre

A MARCA DO ADMINISTRADOR. Cada gestor político deixa uma marca quando governa. No caso de Mundo Novo, Walter Pina não pôde deixar grandes marcas, porque no início era muito difícil e também foi mal assessorado. Fez o trivial. Daudt Conceição construiu a prefeitura, chamada de “caixote” e combateu a erosão da rua Bahia. Zé Carlos fez muito na primeira gestão, incluindo as palmeiras da avenida Campo Grande. Dema ficou conhecido pela construção da “Prainha do Cascalho”. Humberto incrementou o incentivo ao comércio e à indústria e algumas obras no centro. Dorcelina deixou a morte como a marca maior. Agora é a vez do prefeito Toninho fazer algo que possa marcar a sua gestão, além dos serviços rotineiros e das “casinhas”. Quem sabe, a revitalização da antiga sede do INCRA, transformando aquele local numa ampla área de lazer para o mundonovense. Se isso acontecer, com certeza, ninguém esquecerá jamais o grande feito. Mas é necessário que haja determinação e um verdadeiro espírito público.

GOVERNO ATIVO. Corre informação pelos bastidores da Política que daqui prá frente, o governador André Puccinelli vai mostrar mais serviço, apesar de estar cumprindo o segundo mandato. Os sul-mato-grossenses conhecem bem o estilo centralizador do “Italiano”, o que é reconhecido até mesmo pelos seus assessores mais diretos. Puccinelli deve imprimir um ritmo mais acelerado, porque o tempo passa depressa, e o desejo dele ocupar uma vaga no Senado é público e notório. O “Homem” quer aparar arestas existentes e convocar o seu staf para que a sociedade possa identificá-lo melhor como “o Pedrossian de nossos dias”, um tocador de obras.

PENSANDO GRANDE. O vereador Joil Moreira, presidente do Legislativo Eldorado vem lamentando a situação de sua cidade, que enfrenta problemas diversos. Na expressão do Edil, se ele fosse o prefeito, seria bem diferente. Incentivado por alguns setores do Município, Joil ensaia uma candidatura ao Executivo Municipal, contando com o apoio da deputada Mara Caseiro. Mas para alguns observadores de plantão, para o rapaz se destacar no cenário político local, teria que primeiro acontecer na Casa Legislativa, o que não vem ocorrendo, pois o seu trabalho é praticamente nulo na Câmara, não conseguindo emplacar um estilo que é próprio de todo político de futuro. Dentre outras coisas, Joil precisa aprender a conviver com a Imprensa, que é o quarto poder da Democracia.

GESTÃO DESASTROSA. A gestão de Zelmo de Brida, de Naviraí, pode ser considerada uma das piores do Progressista Município do Cone Sul. Com problemas de toda ordem, o alcaide é apático diante de sua gente, uma situação muito didícil para ser assimilada pelas demais lideranças, que recorda os bons momentos vividos no tempo de Euclides Fabris, que era um democrata e Homem de Decisão. Alguém que entende de política disse há poucos dias, que do jeito que as coisas estão indo, o melhor caminho para Naviraí, será a união de todos em torno do nome do vereador José Odair Gallo, que tem vontade política e pode recuperar a iamgem da cidade. É só esperar os desdobramentos.

NOSSOS COLUNISTAS. O Novo Site do Jornal Tribuna do Povo está bombando. Conta já com pelo menos dez Colunistas, em diversas áreas da Comunicação e de muitos lugares do Brasil, e também de Portugal. Dentre eles, podemos destacar: Abdul Cadre, Emílio Martini, Manoel Afonso, Roberto Costa, Alessandro Loiola, Pedro Cardoso da Costa, Hiram Reis e Silva, Geraldo Generoso, além deste Jornalista. Dentro de mais alguns dias, outros profissionais também vão participar desse elenco de bons Colunistas. O bancário Diego Maia da Silva Nogueira vai estrear com uma Coluna com tema específico, enquanto a agrônoma e advogada Kátia, da Agraer, que vem escrevendo para o Jornal, começa a produzir Coluna Semanal para o Site www.tribunadopovo.com

Nenhum comentário: