quinta-feira, 28 de julho de 2011

Bispo de Naviraí


Momento em que Dom Ettore Dotti era ordenado
Bispo em Serrinha, na Bahia, dia 22 de julho passado.

                         Núncio Apostólico empossa
   1º bispo de Naviraí neste domingo

Com a presença do Núncio Apostólico Dom Lorenzo Baldisseri, representante do Papa Bento XVI no Brasil, neste domingo com início às 16h00min pontualmente, acontece na praça Euclides Fabris, na área central, a celebração de instalação da Diocese de Naviraí e posse do primeiro bispo. A Diocese foi criada dia 1º de Julho de 2011, quando o Papa também nomeou o agora Dom Ettore Dotti, seu primeiro titular. Sua ordenação aconteceu na sexta-feira passada (22) na cidade de Serrinha, na Bahia.

A comunidade católica da região, que engloba os municípios de Anaurilândia, Angélica, Bataguassu, Batayporã, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jateí, Juti, Mundo Novo, NAVIRAÍ, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Sete Quedas, Tacuru e Taquarussu, totalizando 19 municípios, comporão a sétima Diocese criada em Mato Grosso do Sul. Ela terá uma extensão de 35.138 quilômetros quadrados e nasce com uma população de 267.356 pessoas. Segundo dados estatísticos, em torno de 197 mil são católicos. Ao todo a nova diocese abrange 19 paróquias, 27 padres (10 diocesanos e 17 religiosos), 25 religiosas e 9 seminaristas.

QUEM É O BISPO

Dom Ettore Dotti que irá ser titular da Diocese de Naviraí como seu primeiro Bispo, é natural de Palosco, Bérgamo (Itália), onde nasceu em 1º de janeiro de 1961. Ele entrou no seminário da Sagrada Família em Bérgamo, em 1983. Fez sua profissão religiosa em setembro de 1988. Cursou Filosofia e Teologia no Seminário Diocesano de Bérgamo e recebeu a ordenação presbiteral no dia 28 de maio de 1994.

Ao ser ordenado em Serrinha, na Bahia, Dom Ettore Dotti ao falar sobre sua nova missão na Igreja católica, disse o que espera: “... para mim é um novo recomeço onde me entrego nas mãos de Deus com a minha pequenez diante do tamanho do desafio proposto”, disse ele.

DOM REDOVINO

O Bispo Diocesano de Dourados, Dom Redovino Rizzardo, foi um dos grandes baluartes pela criação e instalação dessa diocese e a comunidade naviraiense através de entrevistas a imprensa e em faixas afixadas na cidade, enaltece o seu trabalho em prol da nova diocese.

GRANDE PÚBLICO

A comunidade católica de Naviraí se organizou em comissões e sob a batuta do Padre Jair Gorlach, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e do Padre Benjamin, não estão medindo esforços no sentido de bem organizar essa celebração que ficará marcada na história do município e da igreja.

Todos afirmam que se o tempo permitir a celebração deverá contar com pelo menos de 15 a 20 mil pessoas. Tudo está sendo organizado nos mínimos detalhes para que os naviraienses possam atender a contento os visitantes.

Nenhum comentário: