quarta-feira, 20 de julho de 2011

Tribuna Livre

RECESSO PARLAMENTAR. É um instituto vergonhoso das democracias, que leva o povo a pensar que o Parlamento é desnecessário, ou para pouca coisa serve. Todos sabemos, no entanto, que o Parlamento faz parte de toda democracia, e sem isso seria pior. O Congresso Nacional, as assembleias legislativas e as câmaras municipais desenvolvem serviços de fiscalização, sem os quais o poder executivo seria muito mais prepotente. Mas, apesar da necessidade das casas legislativas, muitos questionam a sua eficiência, quando boa parte dos mandatos populares é formado por longos períodos de recesso. Pelo menos dois por ano, o que leva muita gente a fazer aquela perguntinha básica: para que mesmo serve o Poder Legislativo?

PÃO E CIRCO. Na antiga Roma, os Imperadores usavam uma tática formidável para ludibriar a grande massa. Comida e festa. Nos dias atuais, é mais ou menos desse mecanismo que os governantes utilizam para enganar os eleitores, os menos avisados, aqueles com menos consciência política. As "famosas" cestas básicas e "shows artísticos" para os miseráveis. É essa a forma encontrada pelos "políticos espertos" para exercer a compra antecipadsa de votos. Enquanto isso, a educação tem menos qualidade e o povo está ainda mais doente. Circo é muito bom, porque dá um pouco de alegria em seus espetáculos, mas abala a economia popular. E por falar nisso, tem um circo na cidade.

TURISMO NO PARAGUAI. A cada dia, aumenta ainfda mais fluxo comercial na cidade de Salto del Guairá. Turistas vêm de muitas cidades do País para as compras habituais. Todos acham que vale a pena qualquer sacrifício, pois chegam a economizar até 60% nas compras realizadas, que vão desde "bugingangas" até eletrônicos mais sofisticados. Os turistas fazem seus belos passeios no Salto, frequentam os restaurantes e ainda adquirem produtos para a sua alegria, além dos "regalos" que costumam levar para amigos e parentes. Com isso, os comerciantes estabelecidos em cidades paraguais, principalmente as fronteiriças, estão deveras felizes com a atividade que desempenham no país vizinho.

DESESPERO ELEITORAL. Aqui, ali e acolá. Em todas as cidades, já teve início a corrida pela sucessão, seja para o Legislativo ou mesmo para o Executivo. O tempo passa depressa e tem ocupantes de cargos eletivos que não apresentaram nada para convencer os seus eleitores. Daí surge o desespero, onde cada um tenta, de última hora, mostrar que está trabalhando. Reeleição não é fácil e todos eles sabem disso. No caso específico de Mundo Novo, a campanha eleitoral de 2012 promete ser bem acirrada, tanto para a Prefeitura quanto para a Câmara Municipal. O Legislativo daqui terá mais duas vagas, o que deixa muita gente animada. É bom saber, porém, que a eleição é muito cara. Quem não tiver recursos, pode tirar o "cavalinho" da chuva. Mas é válida a participação, desde que haja conscientização na hora de exercer a democracia.

MUNDO NOVO GANHA GALERIA. Mundo Novo ganha um novo Complexo Empresarial, com lojas de confecções para todos os gostos. A Galeria Cia Brazil estará funcionando até as 22h, apresentando o que há de melhor na indústria têxtil, onde as lojas estarão vendendo produtos com preços de fábrica. Nesta sexta-feira, às 19h, acontecerá a inauguração da Lanchonete Riali, com desfile de moda das lojas Zíngara, Koldi, Linda Lee, Vaqueiros, Sette, Riali, Malwee, Gatos Travessos, Casa Kelen e Thefany. A Galeria fica na Br-163, Parque Industrial, saída para Eldorado

Nenhum comentário: