segunda-feira, 18 de julho de 2011

Textos Bíblicos - Generoso

Amado Irmão Jairo, este texto é apenas para você ler. Não que eu vede a publicação, mas é extenso demais para uma coluna. É somente prá você observar o exercício de criação do texto a partir da forma. E verá que em nenhum parágrafo fala em Deus. (Generoso)

HÁ TEMPOS ATRÁS...

I

1. Eis que de Jeú nasceu Peres, no mês de nizam, às margens do ribeiro Arnon, na terra que pertencera a Ló por herança.

2. E ainda tenro de dias, Peres já se extasiava com os verdores das planícies e, até o deserto de Quedemote se lhe fazia propício aos olhos e aos sentidos.

3. E era abundante o número de amigos que dele se acercava.

4. Seus dias se contavam por venturas sem conta e sua presença marcava as festas e os banquetes, onde nasciam espontaneamente muitas e novas amizades.

5. De sua cítara saíam louvores à vida, entre cânticos intermináveis, soprados pela pujança e vigor de sua juventude e o número de amigos aumentava a cada dia.

II

1. Estando Jeú avançado em anos, e ciente da vocação de seu herdeiro para festas, danças e folguedos, bem como sua indiferença aos cuidados para com o mundo, o ancião o chamou, com voz cansada, para uma exortação:

2. Peres, filho meu, de tudo quanto vos deixar ao apagar-me os olhos para esta vida, mantenha o cuidado de preservar o nosso tesouro e bem guardar a tua herança.

3. Pois é certo que se os teus haveres se acabarem, exatamente quando isto acontecer, terás somada ao rigor desta provação a perda de quantos tens por amigos, já que em tais não vejo coincidir boa escolha de tua parte.

III

1. E estando o velho Jeú ainda a proferir estas palavras, sentiu Peres que era prudente o seu falar, nele encontrando sabedoria.

2. Assim, sucedeu que numa tarde do mês primeiro, Jeú entrou em sua vivenda e foi ter ao leito, desobrigando-se da oferenda das primícias, cujo tempo era chegado, e eram doídos os seus lombos e compungido o seu coração.

3. Porém, num extremo esforço reunindo o último ceitil de vida que lhe restava, chamou Peres ante si para um derradeiro aviso:

4. Meu amado filho, que chamei Peres desde o ventre de sua mãe, ouve as minhas palavras e escuta o meu conselho, porque te será como maçãs de ouro em salva de prata.

5. Inclina-me os teus ouvidos e exortar-te-ei com máximas de grande proveito.

6. - Eis-me aqui, meu pai, fala que teu filho escuta – disse Peres.

Geraldo Generoso

Nenhum comentário: