sábado, 23 de julho de 2011

CARTA AOS ESCRINAUTAS - GERALDO GENEROSO

Segredos da Atividade Literária

Entre os itens do escritor traquejado está a paciência de saber rechear, com conteúdos de substância os seus enredos. O mundo da literatura não é meramente tridimensional. Nele pode acontecer de tudo. Do mais belo ao mais horrendo, mas sempre deve primar pela arte em saber dizer de um modo estético, que o leitor assimile com bom paladar e ao mesmo tempo se motive em continuar a leitura.

Posto em outras palavras, num exemplo concreto, nós podemos citar Og Mandino, em seu livro A RESSURREIÇÃO DE CRISTO. É óbvio que se trata de uma obra de ficção, mas no momento em que ele situa o cenário nesse trabalho, é como se o leitor estivesse passeando pela Galiléia dos tempos de Jesus. Tecnicamente, isto se chama “nunca deixar de obedecer à verossimilhança”, isto é, o fato, ainda que não verdadeiro, deve ser coerente e passível de ter acontecido, mesmo quando acontecem episódios extraordinários.

O leitor, até por busca de conhecimento e por esse mesmo hábito de curiosidade, aprecia muito conhecer sobre lugares, personagens e fatos históricos, bem como a forma como viviam habitantes de uma determinada região, os costumes, a vida quotidiana deste ou daquele povo, quando o romance se desenrola no passado – remoto ou recente.

Para isso se requer pesquisa paciente, exigente mesmo da parte do autor, que nunca deve limitar-se a confiar apenas no taco de sua criatividade. Há um balizamento necessário, requerido pela própria cultura e inteligência de quem o lê.

Portanto, além do hábito de leitura, todo escritor deve cultivar o hábito da pesquisa e dela fazer um ponto de apoio, capaz de rechear com substância os seus textos, quer sejam descrições, narrações, monólogos e diálogos.

Você que visita nosso site, dê o seu recado e apresente suas dúvidas. Não significa que saibamos tudo sobre literatura, mas temos acesso fácil a um grande número de fontes que, se necessário, de pronto virão em nosso socorro para plena satisfação de nossos visitantes, colegas escritores.

Muito obrigado por estar conosco, neste site que leva para o mundo a pujança e as virtudes do chão e dos céus de Mato Grosso do Sul, a querida Mundo Novo. Continue assim, a nos dar o prazer de sua companhia e, de preferência, interaja com este site, www.tribunadopovo.com quantas vezes o desejar, pois sempre estaremos interagindo com nossos escrinautas da melhor forma que pudermos e formos capazes.

Geraldo Generoso –  Escritor da Cidade de Ipaussu

Nenhum comentário: