domingo, 24 de julho de 2011

Artigo: A Inspiração - A/0973

A Inspiração existe realmente?

Esse é um tema muito discutido entre as pessoas que escrevem. Os escritores e poetas, regra geral, buscam a inspiração, de Alguma forma, para produzir os melhores textos literários. Mas existe realmente a inspiração, ou isso é simplesmente uma fantasia reinante nos meios poéticos?

Há alguns dias, no Programa Tudo Seu, da TV Gazeta, Ronnie Von discutia o assunto com os seus convidados. As opiniões divergiam bastante, onde cada um dos debatedores tinha um parecer diferente. Como em tantos assuntos do quotidiano, também a Inspiração é muito discutida, mas nunca se chega a um denominador comum.

Encontrar inspiração é natural para algumas pessoas. Para outras, é preciso praticar. Se você não costuma se sentir inspirado, a boa notícia é que você pode mudar a maneira como vê as coisas e, ao fazê-lo, você vai receber mais inspiração em sua vida. Seria esse o pensamento de todos os homens de letras? Eles necessitam receber inspiração para produzir bons textos? No conceito geral, os autores não precisam, necessariamente, de inspiração para escrever as suas peças, sejam poéticas ou não. O profissional da escrita, com prazos determinados para entrega de uma Obra, terão de criar os mecanismos, independentemente de inspiração, para cumprir os compromissos firmados.

Mas, existem os casos especiais, quando a inspiração ajuda muito o autor, e ela precisa ser buscada, noite a dentro, custando algum sacrifício, para que a Obra seja bem elaborada. Neste caso, a inspiração existe e é fundamental. As grandes canções populares, sejam profanas ou de cunho espiritual, durante um estalo, foram criadas, tornando-se em sucesso absoluto. Não existe explicação lógica para um fenômeno desta natureza, mas a inspiração veio na hora certa, de maneira transcendental, e tudo aconteceu.

É comum, entre os artistas e poetas, ouvir-se comentários de como surgiram as mais belas poesias, e mesmo os consagrados textos novelescos. Mas surgiram, sem que isso tivesse sido obra do acaso. Alguém, inspirado, escreveu com a alma e o coração. Há quem só escreve às madrugadas, quando a inspiração costuma chegar. Nas turbulências, dificilmente o autor poderá produzir coisa boa, inspirada.

No balanço que se faz, entre a Obra Inspirada e a não inspirada, consagrados escritores, poetas e compositores, afirmam que jamais necessitaram de inspiração, mas de um trabalho de busca da inspiração, para que pudessem criar o que a mente e o coração desejam.

Para eles, “A inspiração pode ser encontrada em todos os lugares, porém as mesmas experiências geram entusiasmos diferentes nas pessoas.” Outros, no entanto, preferem buscar a inspiração, incentivando: “Se você passa muito tempo em ambientes fechados, procure dar uma volta em um parque; se você mora em um local calmo, procure um mais agitado. Faça experiências para descobrir os locais que mais o inspiram.

É claro que, quando você não procura por alguma coisa fica mais difícil de encontrá-la. Sua atitude pode ser um grande impacto sobre sua inspiração. Abra sua mente para que você possa realmente ver as coisas.

Inspiração pode ser uma atitude mental positiva. Quando você pensa positivo, as coisas parecem muito diferentes do que quando você está triste ou com raiva. Você verá o lado bom das coisas. Se você se sentir triste e sem inspiração, tente mudar seus pensamentos para uma coisa que lhe traga alegria. A inspiração vem de dentro de você. As fontes externas não são o fator principal, e sim, como você as interpreta. Você pode olhar para a natureza e se sentir inspirado, porém, outra pessoa pode achar um tédio ficar olhando para uma árvore parada em sua frente. Tudo vai depender do nosso Eu Interior, de nossa formação psíquico-mental.

Às vezes, precisamos ser mais criativos para buscar a inspiração. Ela se encontra em todos os lugares, mas pode ser fácil se perder no meio da agitação de nossas vidas. Para afastar as nossas perspectivas comuns, um pouco de abalo pode ser necessário.

Então, diante dessa premissa, podemos afirmar que a Inspiração existe, desde que ela seja explorada. Mas, em muitos casos, ela deixa de existir, quando o profissional necessita criar, estando a inspiração distante. Aí, sim, ele terá que utilizar a arte, sem apelar apenas para a inspiração, que pode frustrar em algum momento.

Finalmente, no caso do poeta, quando necessita concluir um soneto; ou um escritor de novela, quando tem prazo para terminar determinado capítulo. Tanto um como o outro, não poderá ficar de braços cruzados, contando com a inspiração. A inspiração já está no autor, e assim sendo, ele terá que desenvolver o seu raciocínio lógico, para acabar a tarefa.

Nenhum comentário: