Dez Dicas para o seu Blog:
1] Dê a sua opiniãoGeralmente os blogs têm sucesso rapidamente, porque são escritos por pessoas e não por robots ou empresas, que geralmente são tremendamente institucionais ou burocratas. As pessoas gostam de ler blogs porque se identificam com os seus autores, e acima de tudo, porque gostam de ler e saber a opinião de quem escreve. É importante então, expressar a sua opinião pessoal, porque na verdade é isso que o leitor gosta de reter e captar. Faça-o de forma sucinta e clara, e evite esticar demasiado o discurso, sob pena de se tornar aborrecido.
[2] Links para o exteriorHá dois grandes motivos para linkar para outros artigos seus e de outros bloggers: O primeiro é o fortalecimento do seu artigo, com informação adicional que é pertinente e de qualidade para a experiência do leitor, e o segundo, é uma grande vantagem ao nível de SEO, porque o Google considera importante linkar para artigos relevantes no meio e enquadrados com aquilo que se está a escrever.Portanto, deixar meia dúzia de links por post para outros artigos seus e de outros bloggers, é e deve ser sempre, uma prioridade a ter em conta.
[3] Escrever com qualidade ao invés de quantidadeÉ muito mais importante escrever com qualidade do que propriamente em quantidade. Um bom post deve ter entre 400 e 500 palavras, sendo que se fizer um artigo com 1000 ou 1500, é estritamente necessário que o faça com qualidade. Como referi no ínicio do artigo, os posts grandes só fazem sentido quando são preenchidos com elevada qualidade e metodologia. Escrever só por escrever torna-se então uma desvantagem.É importante também que considere escrever o máximo, consumindo o mínimo de palavras possível. Quanto mais conseguir dizer utilizando menos palavras, mais compacta é a sua informação e a filtragem do leitor é maior.
[4] Títulos atractivos e vísiveisJá alguma vez pensou porque é que os jornais têm os títulos tão grandes? Na verdade os títulos devem transmitir muita da informação contida depois no corpo de texto do artigo. Coloque todo o seu argumento no seu título. Um bom título é também uma das melhores formas de atrair leitores ao seu blog. Quanto mais interessante for o título e chamativo, maior será o número de leitores interessados em lê-lo. No entanto, é imprescindível que o título faça juz ao conteúdo. Se for demasiado sensionalista, pode correr o risco de os seus leitores lerem o conteúdo e não o enquadrarem com o título, achando que dessa forma foram enganados.
[5] As listasEscrever em forma de lista é sempre bom na óptica de quem lê. Todos gostamos de ler pontos e listas, porque a informação aparece compilada de uma forma muito mais atractiva, onde os sub-títulos e os pontos marcam uma grande vantagem face ao texto corrido. Posts inteiramente de texto, geralmente, tornam-se mais aborrecidos do ponto de vista visual, e repelem muitos utilizadores que os acabam por ler na diagonal.Sempre que possível, coloque pontos (1, 2, 3 ou a, b, c) e/ou faça listas nos seus artigos, como forma de compactar e compilar a informação.
[6] Faça com que os seus posts sejam fáceis de lerMuitos utilizadores navegam na internet de uma forma extremamente rápida e quase como se estivesses com pressa. Como já havia referido anteriormente, quando um paraquedista cai no seu website, você tem entre 10 a 30 segundos para captar a sua atenção, pelo que é extremamente importante assegurar que o seu artigo é interessante e de fácil leitura. Muitos são os artigos lidos na diagonal e registados nos favoritos do browser, para uma análise posterior. Portanto, crie vários sub-títulos e partes do texto a negrito, para que seja possível ler um artigo em poucos segundos, filtrando apenas o que é realmente importante de reter.
[7] Seja consistente com o seu estiloUma das grandes vantagens do seu blog face à sua concorrência, é a consistência com que escreve. Muitos leitores aqui do blog gostam da forma como escrevo e da maneira simplista com que tento introduzir e dar a conhecer algumas temáticas. Você deverá fazer o mesmo, mas ao seu estilo. Mantenha-se consistente na sua forma de escrever, e evite utilizar dicionário como forma de carregar os seus artigos com palavras mais técnicas ou ricas. Os seus leitores irão notar rapidamente que o seu estilo perdeu-se, e isso terá repercursões nos seus resultados futuros. Seja você mesmo.Os leitores que se afiliam a um blog, geralmente sabem o que esperar dele, portanto, não os desiluda.
[8] Utilize as keywords de forma naturalDepois de escrever um artigo, é importante que faça um checkup e equacione de que forma as pessoas irão encontrar o seu artigo. Guarde as palavras-chave, e introduza-as no título e dentro do seu artigo, de uma forma natural. Se forçar demasiado a inserção de palavras-chave, o seu artigo irá perder a consistência e naturalidade, e os seus leitores irão rapidamente perceber que você procura mais em rankear o seu artigo, do que em fornecer um complemento de qualidade para os leitores.
[9] Escrever com linguagem apropriadaErros ortográficos acontecem com regularidade a muito blogger, eu incluido. No entanto, escrever regularmente com erros não é uma boa politica. Tenho lido 2 ou 3 blogs regularmente que escrevem com erros ortográficos crassos, pura e simplesmente por negligência. É importante que tenha atenção à forma como escreve e para quem escreve. Não existe pior leitura possível do que aquela que está minada de uma ortografia incorrecta, ou de uma construção frásica sem sentido.
[10] Reveja o seu trabalho antes de publicá-loSabia que os jornalistas geralmente revêem o seu trabalho vezes a fio antes de ester ser publicado? É dessa forma que se assegura uma escrita correcta e isenta de erros, sejam eles ortográficos ou de outra forma. É importante que reveja o seu trabalho antes de o publicar, não só para assegurar que não contem erros, como também para remover e optimizar a estrutura de texto. Existem sempre partes que não interessam ou que são poucos relevantes para o leitor, portanto, remova-as.
Estas são para mim as 10 dicas mais importantes a ter em conta na altura de escrever um artigo num blog ou noutro local qualquer. É apartir desta lista que escrevo aqui no blog e noutros espaços onde geralmente participo. A coerência e a regularidade com que escreve é também muito importante, para de alguma forma, criar afinidade entre você e o leitor.Espero que as dicas lhe possam ser úteis numa construção mais metódica dos seus artigos. Aponte os sub-títulos num bloco de notas, e tente segui-los sempre que se inicia a construir um novo artigo no seu blog. Se utilizar uma outra forma de escrever ou compilar artigos, coloque um comentário com a sua experiência profissional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário