domingo, 31 de agosto de 2008

Música: A Volta do Sereteiro - LM/0025

Zilo e Zalo A Volta do Seresteiro

Companheirada eu aqui estou de novoFoi a saudade que me obrigou voltarQuem foi criado pelos braços deste povoEm outros cantos nunca pode acostumarVocês bem sabem a razão que eu fui emboraE até jurei de nunca mais voltar aquiPois a mulher que eu mais amei com outro moraSó Deus quem sabe quanta dor eu já senti.Porém agora junto com meus velhos amigosSó hei de amar esta lua cor de prataEsta viola que sempre sofreu comigoMe acompanha nesta nova serenataRevendo ao alto a linda lua da lua cheiaE ouvindo a voz de meus velhos companheirosAo som dolente nesta viola que ponteiaEu canto as mágoas de um pobre seresteiro.Hoje meu peito tem profunda cicatrizO meu destino é amar quem não me querEu sei que ela com outro vive felizEu não consigo gostar de outra mulherE quando eu passo no lugar que ela moravaEu não suporto nem olhar mais na janelaRelembro as tardes que ela sempre me esperavaE as horas alegres que passei...ao lado dela.

Música: Ladrão de Mulher - LM/0024

Vieira e Vieirinha Ladrão de Mulher
(Vieira e Vieirinha)

Cachorro latiu, vou aprevenir
Ladrão de muié taí
Quem tiver muié bonita
Prepare as arma que tem
Cachorro latiu de noite
Ladrão de muié laivém
Namorá muié casada
É ser muito atrevido
Dá uma oiada nela
E quatro, cinco no marido
Será que ele não tem medo
Da bala do trinta no pé do ouvido?
Muita moça me namora
Pensa que eu tenho dinheiro
Mas dinheiro eu não tenho
Mas sou um rapaz faceiro
Apesar de eu ser casado
Eu pulo o corgo, eu sou sorteiro

Música: A Sementinha - LM/0023

Liu e Léu A Sementinha
(Itapuã / Dino Franco)

La na casa da fazenda onde eu viviaNuma manhã de garoa e de céu nubladoAchei no chão do terreiro uma sementinhaPensei logo em planta-la no chão molhadoO tempo passou depressa e a mocidadeChegou como chega a noite ao cair da tardeVeio morar na fazenda uma caboclinhaGraciosa, bela e meiga, e na flor da idadeIniciou-se um romance entre eu e elaNa sombra aconchegante de uma paineiraDei a ela uma rosa com muita esperançaQue eu colhi de um galhinho daquela roseiraMarcamos o casamento pra o fim do anoPra mim só existia ela e pra ela só euPouco mais de uma semana pra o nosso edilhoA minha flor prometida doente morreuArranquei o pé de rosas da primaveraE plantei na sepultura de minha amadaTodas tardes eu molhava com o meu prantoA roseira foi murchando e acabou-se em nadaA chuva se foi embora e o sol ardenteMatou a minha roseira e secou meu prantoSó não matou a saudade da caboclinhaPois eu veja sua imagem em todo cantoPor isso é que eu vivo longe da minha terraSeguindo a longa estrada de minha vidaProcuro viver sorrindo mas no entantoEu choro ao me recordar a amada queridaO destino como sempre é caprichosoÉ cheio de traição e de sonhos loucosTal qual aquela roseira e a minha amadaEu pressinto que também vou morrendo aos poucos

Música: Tragédia em Goiás - LM/0022

Leôncio e Leonel Tragédia em Goiás
(Teddy Vieira / Carrerinho)

Vou contyar uma triste história soa data eu não me lembroIsso se deu em Goiás numa tarde de dezembroQuando eu soube da noticia meu corpo ficou tremendoFoi um causo comentado que tudo ficou sabendoUm casal tinha três filhosSeis tinha o mais velho, dois meses tinha o mais pequeno.A mulher levantou cedo pro marido ela pediuPrecisava matar um porco ele então se preveniuSangrou o porco no chiqueiro e com palha ele cobriuE depois de sapecado em duas partes ele abriuE trouxe o porco pra dentroPra adiantar pegou o almoço e pra roça ele partiu.O menino inocente, o maiorzinho dos trêsPegou seu irmão do meio com dois anos e alguns mêsCom a faça que matou o porco fincou duas ou três vezesE depois cobriu com palha do jeitinho que o pai fez;Com a mãozinha ensangüentadaAgora eu vou sapecar o porquinho que eu matei.A mãe tava dando banho no filhinho recém nascidoQuando viu essa tragédia coitado perdeu o sentidoDeu tamanha vassourada que deixou o filho estendidoE gritando como louca correndo foi chamar o maridoQuando os dois chegaram em casaO filho que tava na água afogou e tinha morrido.Nesse quadro doloroso já com a força enfraquecidaVendo os três filhinhos mortos resolveram tirar suas vidasE pegaram os três filhinhos pra fazer a despedidaDepois os dois se abraçaram e tomaram fornecidaTerminou a família inteiraSó ficou a história e jamais será esquecida.

Foto do Dia - F/0069

Frango Belo - Itaquiraí Sexta-Feira, 29 de agosto. A Empresa comemora os dois anos de atividades no Município de Itaquiraí, quando recebe do Minuistério da Agricultura a autorização para comercializar o produto em todo o território ancional.
A Frango Bello está apta para a Comercialização
no País e se prepara para a exportação
A Superintendência Federal de Agricultura (SFA) entregou a autorização para que a indústria de abate de frangos da Frango Bello, de Itaquiraí use o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF), que passa a ser implantado a partir do dia primeiro de setembro. Nas embalagens deve ser aplicado o selo com o número 3409.
A solenidade aconteceu na área do refeitório da empresa, na manhà do dia 29 de agosto. Estiveram presentes os industriais Laury Paludo e Airton Biezus, os secretários municipais de Agricultura - Aldo Farina e de Desenvolvimento Econômico – Valdenice Oliveira, representantes da Superintendência Federal de Agricultura, funcionários e a imprensa. Segundo o veterinário Anderson Francisco da Silva, ele vai trabalhar juntamente com 15 funcionários, cedidos, através de convênio.
A indústria Frango Bello, localizada há cinco quilômetros ao sul de Itaquiraí, foi implantada há dois anos, com investimento R$ 48 milhões, em área construída de 6,5 mil metros quadrados. Com a implantação do Serviço de Inspeção Federal (SIF) na indústria, a meta é a exportação para o Mercado Comum Europeu (MCE).
Para abater sete mil aves dias, há 400 pessoas empregadas, com a expansão para 700 funcionários, a partir da ampliação do parque industrial, além de contar com a geração de cerca de 2,8 mil empregos indiretos. A Frango Bello tem capacidade de abate de 30 mil aves aves ao dia e tem gerado repasse mensal de cerca de R$ 240 mil para os 63 produtores integrados, todos do município de Itaquiraí.
Após a solenidade, a direção da Empresa convidou os visitantes e autoridades presentes ao ato, para conhecer as instalações e como na prática se processa a industrialização das aves, desde o abate até a fase de comercialização. A Frango Belo é, sem dúvida, uma Empresa que gera divisas, a partir de Itaquiraí, com reflexos positivos para toda a região Cone Sul e para o Estado de Mato Grosso do Sul.



Eleições 2008 - Contagem Regressiva - XLVI

Faltando 35 Dias
Ser Vereador. A vereannça constitui-se de um mandato popular, que pode ser outorgado pelo eleitor e também pode ser retirado na hora do voto. Em princípio, o vereador deveria ter uma profissão definida, fazendo do mandato uma prestação de serviços à comunidade, fiscalizando o Executivo e fazendo leis de alcance social. Muitos não entendem o papel do Legislador, e deturpam a função promovendo "negociatas e barganhas", atitudes réprobas numa sociedade moderna. O eleitor comum, às vezes mal informado, cede à pressão do candidato, que busca o poder à custa de negociações finaceiras. A Justiça Eleitoral vem orientando os que votam sobre as práticas expúrias no período eleitoral e sobre o Voto Consciente, no entanto, insistem os tais "compradores de voto" na prática da corrupção, desvirtuando o processo eleitoral brasileiro, que busca o aperfeiçoamento do sistema. A TV mostra, em peças publicitárias, a necessidade que tem o eleitor de dar o voto seguro em pessoas dignas de representá-lo. Voto não tem preço, mas pode ficar muito caro, dependendo da forma como ele for dado. É hora de muita reflexão...

Curiosidade - Bebidas Enegéticas - C/0050

Bebidas Energéticas
Bebida energética é a bebida que estimula o metabolismo, uma combinação de metilxantinas, vitaminas B, e ingredientes de ervas exóticas que têm por finalidade fornecer energia. Estas bebidas contêm cafeína, guaraná, taurina, ginseng, maltodextrina, inositol, carnitina, creatina, glucoronolactona, ginkgo biloba. Enquanto algumas versões contêm altos teores de açúcar, outras são adocicadas artificialmente. A carnitina apesar de ser um forte estimulante, está presente em pequenas doses, portanto qualquer efeito de explosão pode ser psicológico. A quantidade de cafeína contida em uma dose de energético corresponde a 500 ml de refrigerante à base de cola. A taurina, um aminoácido presente no organismo humano, aumenta a resistência física e diminui os efeitos depressores do álcool. A cafeína como é um estimulante do Sistema Nervoso Central (SNC) ocasiona aumento da atenção, estimula a liberação de adrenalina e facilita a liberação de cálcio, o que proporciona uma contração muscular mais efetiva. Sendo assim, a cafeína, pode atuar em três diferentes sistemas de fornecimento de energia (ATP, anaeróbio e aeróbio) estimulando-os. A glucoronolactona é uma substância formada a partir de glicose, auxilia nos processos de eliminação de toxinas endógenas e exógenas. No exercício físico age como um desintoxicante, diminuindo a fadiga e melhorando a performance. A bebida energética contém grande quantidade de carboidrato, o que a caracteriza como “Bebida Energizante”. São hipertônicas, tem grande concentração de açúcar, por isto estimulam a sede. Apresenta também vitaminas hidrossolúveis, como as do complexo B. Inicialmente a bebida energética foi desenvolvida para o público noturno, como, por exemplo, aquelas pessoas que desejavam passar a noite toda dançando. Porém hoje o perfil do consumidor é mais abrangente: tanto jovens e estudantes quanto outras pessoas de diferentes idades fazem uso dessa bebida para os mais diversos fins.

A Questão é: Crer ou não Crer - A/0073

A Questão é: Crer ou não Crer
Há certas conjecturas, por parte de alguns cépticos, no que se refere à existência de Deus. E questionam muitos deles: “Como poderia existir Deus, se tantas crianças morrem todos os dias – desnutridas, maltratadas e assassinadas? Que Deus é esse, que permite tanta violência entre suas criaturas e a fúria destruidora e covarde de homens, diante dos animais e da Natureza, também obras divinas? Não poucas as vezes que se ouvem expressões assim, que para muito isso pode soar como um desabafo. As pessoas brigam por causa de “Deus”, por causa do significado desse termo e ainda por causa da idéia que está por trás deste nome. E assim, muitos, em toda parte, insistem em afirmar que, desta forma, não podem acreditar em Deus. É verdade, que se torna difícil crer em Deus de maneira plena e verdadeira, se essa confusão de crenças ficar martelando em nosso consciente. A verdadeira crença em Deus exige de nós um desapego completo e uma total submissão ao Criador. É até possível que existam por aí muitos crentes que, no fundo, pouco acreditam na vida transcendental, e por conseguinte, nos demais seres humanos. Também existem outros tantos que caminham pela estrada da descrença, dizendo-se ateus, mas que carregam consigo um profundo senso de amor ao semelhante, de respeito mútuo, de comportamento ético. Então, diante desse quadro, a questão é bem complexa. No campo das religiões, também persiste o sentimento de orgulho e da auto-afirmação. Cada líder religioso, quer no cristianismo ou fora dele, busca sustentar a sua verdade, em detrimento de outras verdades. Essa prática é comum e não são raras as vezes em que se chocam os representantes de Deus na Terra, na defesa de seus ideais e na tentativa de trazer mais adeptos para o seu rebanho. Os desentendimentos perpetuam no Oriente e no Ocidente. Os cismas acontecem em todo o Globo, onde o amor deveria prevalecer. Os homens não se entendem mais, e em nome de Deus, declaram guerra todos os dias. A história está repleta de infortúnios causados pelos agentes religiosos, em todos os tempos e lugares. Com o objetivo de mostrar um pouco dessa realidade, pesquisas foram feitas em muitos arcanos, apresentando o perfil do mundo religioso. Quem pode se declarar o dono da verdade? Seria Roma a Sede da Igreja Verdadeira?

Pensamento - LXXXIV

"Nem esta obra, nem as que se lhe seguirão têm nada que ver com quem as escreve. Ele nem concorda com o que nelas vai escrito, nem discorda. Como se lhe fosse ditado, escreve; e, como se lhe fosse ditado por quem fosse amigo, e portanto com razão lhe pedisse para que escrevesse o que ditava, achava interessante - porventura só por amizade - o que, ditado, vai escrevendo" [Fernando Pessoa]

Mensagem do Escritor - M/0137

Como Falar Bem
Falar bem é uma arte. Na verdade, é elegante! Mas há aquelesque exageram, aplicando a verborragia. Até parece estar surgindo um novo idioma, quando pintam esses “doutores de Fala Difícil”,que mais confundem do que ensinam. Em todos os cantos, essespseudos-mestres estão de plantão. Aqui, uma brincadeirinha apenas,lembrando os rigores de nossa língua pátria. No lugar de “conversamole prá boi dormir”, fica assim: “prosopopéia flácida para acalentar bovinos.” “Colóquio sonolento para gado bovino repousar.” Equivalea “história prá boi dormir.” Mais: “quebrar a cara” é o mesmo que “romper a face.” Mas falar bem demais, complica muito! (240406)

sábado, 30 de agosto de 2008

Música: Garanhão da Madrugada - LM/0021

Teodoro e Sampaio 1980 Em algum lugar do país ouve-se falar de Teodoro & Sampaio. Isto mesmo, Teodoro & Sampaio. Mas quem são eles? Ah... Teodoro, o mesmo da antiga dupla Zé Tapera & Teodoro, e desta vez de parceiro novo, depois de ter feito parceria desde 1965 com o barretense José Sonego (o Zé Tapera). Lá estava ele, prontinho para o sucesso e sempre disposto a trabalhar bastante no intuito de mostrar o seu potencial e talento. Teodoro, Aldair Teodoro da Silva, paranaense de Santo Antônio da Platina, nascido em 18 de junho de 1943, e Sampaio, Gentil Aparecido da Silva, nascido em 1950, paranaense de Serra Morena. Amor e intimidade se uniram no braço de uma viola em O Mato-grossense e assim surgiu a primeira faixa de um compacto. Afinação e harmonia se aliaram em O Desbravador do Sertão, completando este que seria o primeiro trabalho da dupla. 1981 Gravam o primeiro LP, com o título Nos Braços do Mundo. Trabalho este que, literalmente os colocava nos braços do mundo, disputando o seu espaço com grandes nomes da música sertaneja. 1982 Trabalharam duro e com muita luta lançam o segundo trabalho da dupla, o LP intitulado O Guarda Roupa Maldito. 1984 Agora já não é em algum lugar do país que se fala e se houve Teodoro & Sampaio.

Garanhão da Madrugada
(Teodoro e Sampaio)

Sou um homem ciumento Amo e quero ser amado
Neste mundo não existe alguem mais apaixonado
Toda noite estou aqui, venho ver a minha amada
Por isso todos me chamam garanhão da madrugada
Eu sou teu homem, eu sou teu cacho
Sou quem te ama não me engana eu sou teu macho
Machucado de paixão, de solidão

Eu estou desconfiado, que existe outro alguém
Mais um homem apaixonado não divide o que tem
Eu sou mesmo egoísta, e não te troco por nada
Você ja conhece bem o garanhão da madrugada

Eu sou teu homem, eu sou teu cacho
Sou quem te ama não me engana eu sou teu macho
Machucado de paixão, de solidão

Deus me livre se um dia, alguém tira-la de mim
Eu faço o mundo explodir eu ponho fogo no "escubim"
Na verdade o que eu não posso, é ficar sem namorada
Não pode ficar sózinho o garanhão da madrugada

Eu sou teu homem, eu sou teu cacho
Sou quem te ama não me engana eu sou teu macho
Machucado de paixão, de solidão

Música:Galopeira - LM/0020

Perla Galopeira
(Maurício Cardoso OcampoVersão: Pedro Bento)

Foi num baile em AssumpcionCapital do ParaguayOnde eu vi as paraguaiasSorridentes a bailarE ao som de suas guitarrasQuatro guapos a cantarGalopeira, Galopeira eu também entrei dançar {BISGalopeira.......Nunca mais te esquecereiGalopeiraPrá matar minha saudadePrá minha felicidadeParaguay eu voltareiPrá minha felicidadeParaguay eu voltarei {BIS

Música: Cheiro de Relva - LM/0019

Dino Franco e Mouraí Cheiro de Relva
(Dino Franco/José Fortuna)

Como é bonito estender-se no verãoAs cortinas do sertão na varanda das manhãsDeixar entrar pedaços de madrugadaE sobre a colcha azuladaDorme calma a lua irmãCheiro de relvaTrás do campo a brisa mansaQue nos faz sentir criançaA embalar milhões de ninhosA relva esconde as florzinhas orvalhadasQuanse sempre abandonadasNas encostas dos caminhosA juriti madrugadeira da florestaCom seu canto abre a festaRevoando toda a selvaO rio manso caudaloso se agitaParecendo achar bonitaA terra cheia de relvaO sol vermelho se esquenta e apareceO vergel todo agradecePelos ninhos que abrigouBotões de ouro se desprendem dos seus galhosSão as gotas de orvalhoDe uma noite que passou

Foto do Dia - F/0068

Sacerdote Católico - Itaquiraí Cidade de Itaquiraí, Festa do Frango Belo. A presença do Pe. Alexandre, ministrando uma oração especial durante o evento empresarial. O vigário presta serviços religiosos na Paróquia, é integrante da Congregação do Verbo Divino, e acima de tudo muito divertido.

Eleições 2008 - Contagem Regressiva - XLV

Faltando 36 Dias
Exemplo de Itaquiraí. As duas coligações do Município têm 34 candidatos a vereador, diferente dos demais municípios que abusaram da vontade popular, lançando um monte de candidatos sem a devida qualificação para o exercício político. O exemplo de Itaquiraí deveria ser seguido por todos os partidos, primando pela qualidade e não pela quantidade. Estão de parabéns, tanto a Candidata Sandra Cassone quanto o candidato Ricardo Fávaro, que evitaram que suas coligações praticassem o mesmo erro dos municípios vizinhos. Ja falamos sobre isso neste espaço, mas é bom reforçar a idéia, para que noutros pleitos os líderes partidários criem juizo e possam melhor qualificar o seu quadro de candidatos para o Legislativo, que é onde as leis são votadas.

Curiosidade - Diabete - C/0049

Cesárea aumenta o risco de diabetes em bebês
O contacto com a bactéria hospitalar poderá estar na origem dos bebés que nascem através de cesariana terem 20% mais hipóteses de desenvolver diabetes do tipo 1, indica um estudo publicado na revista científica PubMed.Os investigadores da Queen’s University, em Belfast (Irlanda do Norte), analisaram 20 estudos já publicados sobre crianças nascidas através de cesariana que sofrem de diabetes tipo 1, tendo os resultados indicado que este tipo de parto contribui para um aumento de 20% no risco do bebé se tornar diabético, revela a BBC. Segundo os cientistas, este aumento não pode ser explicado por nenhum outro factor, tal como o peso da criança quando nasce, a idade da mãe, diabetes durante a gestação ou o aleitamento materno. Chris Cardwell, que liderou o estudo, afirma que é provável que aquele aumento ocorra porque os bebés que nascem por cesariana são expostos primeiro à bactéria proveniente do hospital, e não à da mãe. De acordo com Iain Frame, director de investigação da organização não-governamental "Diabetes UK" e que trabalha com pacientes diabéticos, as mães devem ter em linha de conta este risco, quando decidem o tipo de parto que vão fazer. "Já sabemos que a genética e as infecções infantis têm um papel importante no desenvolvimento da diabetes tipo 1 em crianças, mas os resultados deste estudo indicam que o modo como o bebé nasce pode afectar as hipóteses de desenvolver essa doença", sublinhou Frame. Segundo o director daquela organização, são necessárias mais investigações nesta área para descobrir a relação entre a cesariana e o risco de desenvolver a diabetes tipo 1, cujo risco normal de desenvolvimento pelos bebés é de três para cada mil crianças.

A Religiáo e o Temor de Deus - A/0072

A Religiáo e o Temor de Deus
É preciso sermos fiéis naquilo que acreditamos. Mesmo que com um número menor de católicos, o papa persegue a idéia de “apertar” o sistema, para que a Igreja possa encontrar o seu verdadeiro caminho. De acordo com o livro Sal da Terra, o papa concedeu uma grande entrevista ao jornalista alemão Peter Seewald, e com categoria afirmava que “A era da Igreja de massas acabou.”.Se o relativismo abala os alicerces da Igreja, imagine o que pode acontecer com a ausência da fé entre os povos. Essa característica moderna vem preocupando o papa e muitos outros segmentos da cristandade. O papa é chefe de um importante grupo religioso, que outrora teve um domínio marcante, principalmente na Europa, e que, de repente vê esse império prestes a ruir, muito perto de uma catástrofe, pelo advento de idéias diferenciadas reinantes em muitas pessoas em todo o mundo civilizado.Tem razão o papa ao dimensionar um mundo sem Deus, mas é esta também a grande preocupação de lideranças espirituais em toda parte. O jeito moderno de pensar se baseia na idéia de que tudo pode ser resolvido pela razão, como muitos filósofos advogavam durante o período do iluminismo. Para melhorar o homem, bastaria usar o conhecimento e a ciência para reformar a sociedade. Seria uma solução trocar o capitalismo pelo socialismo, mas isso não deu muito certo em muitos países de regime autoritário, como registra a história contemporânea. Esse tipo de avanço, porém, não conseguiu aprimorar o homem, ficando claro que o progresso pode também servir para apontar possibilidades de destruição.Para o filósofo Luís Felipe Ponde “Somos mais difíceis do que nossa revolução moderna pensou.”.Seguindo os conceitos essenciais do catolicismo, o papa também acredita que o homem nasceu mau e possui uma imperfeição estrutural. Portanto, esse homem precisa da religião e do temor de Deus.Na verdade, a idéia de Deus como o criador do mundo começou a desmoronar há cerca de cinco séculos. A partir daí, Copérnico, Newton e outros gênios mostraram um mundo sem harmonia divina, e sim como um caos de forças que se batem, levando à conclusão de que o fato de vivermos é insigficante e casual. Com essa mudança, surgiram perguntas estranhas, como por exemplo: Estamos aqui por acaso? Qual o verdadeiro sentido da vida? De onde viemos e para onde vamos? Como saber o que é certo e o que é errado?São questionamentos naturais nos dias de hoje e Bento XVI “A fixação das pessoas em prazer, felicidade própria e liberdade vem dessa falta de sentido que a vida tomou”. O papa acha que estamos obcecados por liberdade essa obsessão estaria por trás da questão do aborto e do divórcio. O raciocínio é este: se a minha felicidade importa mais, um filho é uma ameaça à liberdade, por isso deve ser abortado; um casamento que dure para sempre vira uma aposta grande demais. Se o indivíduo autônomo tem a última palavra, tem de poder querer tudo. Então, tenho de agarrar no meu bocado de vida, tenho de me realizar, e ninguém pode intrometer-se. No jeito católico de pensar, não importa se vivemos felizes, seguindo a nossa opção sexual ou simplesmente viajando em nosso próprio veleiro. Bento XVI quer que as pessoas voltem a ter fé e deixem de si preocupar consigo próprias. Concluindo, é preciso que haja equilíbrio em tudo e muito mais na questão religiosa, para que determinadas práticas não se transformem em fanatismo. A ditadura da razão é, sem dúvida, perigosa para a humanidade, do mesmo modo que é muito perigoso o fanatismo religioso, que muita gente cultiva, muitas vezes por ignorância.

Pensamento - LXXXIII

"Tudo o que os jovens precisam é de esperança e do sentimento de que pertencem a algo. Se eu pudesse fazer ou dizer alguma coisa que desse a eles este sentimento, eu acredito ter contribuído em algo para o mundo" (Elvis Presley)

Mensagem do Escritor - M/0136

Como Deus faz as coisas
Palavras de Fernando Pessoa: “Deus costuma usar a solidão para nos ensinar sobre a convivência. Às vezes, usa a raiva, para que possamos compreender o infinito valor da paz. Outras vezes usa o tédio, quando quer nos mostrar a importância da aventura e do abandono. Deus costuma usar o silêncio para nos ensinar sobre a responsabilidade do que dizemos. Às vezes usa o cansaço, para que possamos compreender o valor do despertar. Outras vezes usa doença, quando quer nos mostrar a importância da saúde.Deus costuma usar o fogo, para nos ensinar sobre água. Às vezes, usa a terra, para que possamos compreender o valor do ar. Outras vezes usa a morte, quando quer nos mostrar a importância da vida“.Tudo isso Deus permite para o aperfeiçoamento da Criatura Humana, que Ele tanto ama.(210406)

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Música: Igrejinha da Serra - LM/0018

Praião e Prainha
Igrejinha da Serra
(Marinheiro)

Lá pertinho de Rio Verde / No interior de GoiásEu vi uma história triste / Que não esqueço jamaisUm casal de namorado / Que se amavam demaisO casamento dos dois / Era contra os paisA moça era milionária / Filha de um fazendeiroO moço era bem pobre / Mas muito bom e ordeiroNão quiseram o casamento / Por ele não ter dinheiroMas existia entre os dois / Uma amor verdadeiroA moça apaixonada / Não suportando a paixãoNão resistiu tanta dor / Em seu pobre coraçãoE morrer pelo amor / Era sua intençãoE tirar a própria vida / Com tuas próprias mãosEla entrou em seu quarto / Em um tormento sem fimDeixou uma carta escrita / Na carta dizia assim:DeclamaçãoPapai e mamãe desde criança eu amo loucamente esse homeme hoje por ele ser pobre não permitiram o nosso casamento masnós fizemos um juramento de seguir um só caminho lá no alto daserra deitado sobre a terra vamos morrer bem juntinho. Não chorespapai e não fique em desespero guarde bem o seu dinheiro, ergapor mim somente uma cruz e peço perdão ao senhor e pelo nossoamor entregar nossa alma a Jesus.Ao lêr aquela cartinha / Ficaram todos assustadoE lá em cima da serra / Os dois foram encontradoJá não tinha mais remédio / Os corpos estavam geladoAlí beberam veneno / Morreram os dois abraçadosQuem passa ali bem pertinho / Rezando tiram o chapéuReconhecendo a história / Fica vagando ao léuLá se vê um igrejinha / Toda coberta de véu De que não casou na terra / Mas se uniram no céu

Música: Fera Mansa - LM/0017

Zezé Di Camargo e Luciano Fera Mansa
(Zezé Di Camargo e Luciano)

Olhar 45, seu olhar é uma bala de prataAndar de puro-sangueLinhagem real da paixãoMe prende em sua mãoFaz um carinho, essa princesa me mata!É um touro selvagemNa arena do meu coraçãoSeu corpo de viola caipiraQue vontade de tocar quando vejoLigada na turbinaPeão, essa meninaParece um avião sertanejoSorriso lindo, boca vermelhaMuito gata numa jeans bem coladaPor ela eu pago a prendaE dou minha fazendaCom tudo, de porteira fechadaEla é fera, muito feraFera indomável que no amor não se cansaMas quando eu jogo meu laçoE prendo no meu abraçoEssa garota vira fera mansa(2x)

Música: Jorginho do Sertão - LM/0016

Mandy e SorocabinhaJorginho do Sertão
(Cornnélio Pires)

A primeira moda de viola gravada em discoO Jorginho do sertão / Rapazinho de talentoNuma carpa de café / Ele injeitou três casamentoLogo veio o seu patrão / Cheio de contentamentoTenho três filhas solteiras / E ofereço em casamentoLogo veio a mais nova / Cheia de toque de fitaJorginho case comigo / Que das três sou a mais bonitaLogo veio a do meio / Vestidinho côr de prataJorginho case comigo / Ou então você me mataLogo veio a mais véia / Por ser a mais interesseiraJorginho case comigo / Que eu sou a mais trabalhadeiraJorge pegou seu cavalo / Encilhou na mesma horaFoi dizer prá morenada / Adeus que eu já vou me emboraNa hora da despedida ai ai aiÉ que a morenada chora ai ai aiO Jorginho arrezorveu / É melhor que mesmo sumaNão posso casar com as três ai eu não caso com nenhuma

Foto do Dia - F/0067

Comício no Bairro Copagril A fala de Meiri Barros no Comício do PT. Ela saiu-se muito bem, fazendo uma ampla abordagem de sua caminhada como candidata ao Legislativo, pelo PSC.

Eleições 2008 - Contagem Regressiva - XLIV

Faltando 37 Dias'
Jornalismo x Política. Fica muito difícil exercer a boa comunicação em período eleitoral. As coisas se confundem. A ignorância tende a prevalecer, enquanto alguns "espertinhos" querem tirar proveito do momento. O Jornal que pretende abrir espaço para todos os partidos e coligações, mesmo sem custo, vez ou outra é criticado. Nestes três meses nem editoriais são publicados, para se evitar injustiças contra quem quer que seja. No entanto, é bom que se diga que "aqueles candidatos" que nem sequer sabem quanto custa um centímetro de página, são os primeiros a se queixarem, passando-se por "coitadinhos" ao lerem comentários de alguns colunistas. Na verdade, os que contratam espaços, entendem que jornal é uma atividade comercial como qualquer outra. Quando se trata de política, o candidato que leva as coisas a sério, tem a sua assessoria de imprensa, que por conseguinte observa a legislação e faz tudo com a maior clareza possível. A esses, os nossos cumprimentos. Aos demais, que levam tudo na brincadeira, o nosso repúdio. Os tais não merecem crédito, nem voto de confiança. Como diz o velho ditado: "Quem não tem competência, não se estabeleça".

Necrópole - Curiosidade - C/0048

Necrópole na Transilvania
Arqueólogos romenos descobriram na Transilvânia, perto de Alba Julia, uma grande necrópole com 350 túmulos dos séculos II e III, a época da ocupação romana da antiga Dácia (a Roménia de hoje). A zona estudada estende-se por 3000 metros quadrados e está situada perto da antiga Apullum, sobre Dealul Furcilor (Colina das Forcas), disse à imprensa Cristinel Fantanaru, que dirige estas escavações arqueológicas. "Descobrimos cerca de 350 túmulos de incineração e inumação, a maioria delas saqueadas desde há já vários vários séculos", precisou Fantanaru, antes de apresentar o inventário dos objectos, antigos de mais de 1800 anos, encontrados praticamente intactos. Além de ossadas, os arqueólogos desenterraram peças de cerâmica, braceletes, anéis, moedas de bronze e cobre e jarros de vidro. Prevalecem os túmulos de inumação com os corpos colocados directamente na terra, explicou o arqueólogo, mas foram também descobertos sarcófagos de azulejos que referenciam um posto mais importante da pessoa enterrada na comunidade.

Poemas e Poetas do Brasil - PPB/0060

Pássaro Noturno João carlos Taveira

Verdes tempos
verdes campos
verdes muitas vidas
pelos olhos verdes
de minha esperança.

Verdes anos
verdes danos
verdes nossos passos
de retorcidos pés
neste verde avião plano.

Verdes desenganos
verdes vossos olhos
visigóticos.

Sou assim, senhora
vosso amante
e pássaro concentrado
em verdes noites
de um verão tranqüilo.

A Teologia e o Apocalipse - A/0071

A Teologia e o Apocalipse
As mensagens contidas no Gênesis e no Apocalipse são como um sol, no qual nenhum exegeta consegue firmar o olhar. Por que isso ocorre? Isso se explica, porque o Gênesis é a iniciação descendente e o Apocalipse é a iniciação ascendente, o interior de todas as religiões antigas e modernas. Assim como o Gênesis se assemelha a uma epopéia cheia de alegorias, lendas, mitos e simbolismos, da mesma forma o Apocalipse, como uma fábula, representada por animais: bestas, cordeiros, serpentes e dragões.A Teologia, confrontada com o Apocalipse, admitiu finalmente que se trata de um livro indecifrável, considerando-o como uma profecia ou uma história do futuro. O Gênesis é o caminho descendente deste mundo do espírito, enquanto o Apocalipse é o único caminho ascendente, por meio da iniciação interior, até o mundo divino, a que não podem chegar a besta, que é a mente inferior; nem o dragão vermelho, que é o desejo do intelecto; nem o falso profeta, que é o conhecimento sensual; mas unicamente o Cordeiro, que é o conquistador de si mesmo, através da mente superior e da iniciação.O Apocalipse, ou Revelação de João, para o leigo e para o materialista, é a divagação de um homem louco, que não tem nenhuma lição, nem entre as idéias, nem entre suas visões. Para a religião exotérica, é um livro sagrado que lança mão da Teologia, para formular certas interpretações literais e arbitrárias, porque a religião exterior perdeu o significado oculto da Obra, que assim ficou como um enigma indecifrável.No entanto, para o Iniciado, praticante da religião esotérica, o Apocalipse representa um desvendamento e uma verdadeira iniciação no mundo interior.E o que é a Iniciação? A Iniciação significa ir dentro, em busca de Cristo, impulso que é o iniciador de toda sabedoria, porém os mestres que residem no mundo interior do Homem, são como arquivos, donos desta sabedoria.Uma coisa precisa ficar bem clara: o Apocalipse é a segunda iniciação, e desta maneira as duas Obras foram entregues à custódia das igrejas exotéricas, que não as compreenderam, à semelhança de camelos no deserto, que morrem de sede estando carregados de água.O mundo atual, que perdeu a fé nessas religiões, com suas teologias arbitrárias, pede a água da vida, outras fontes, que são a Gnose ou a Ciência Esotérica e Espiritual, ou ainda o Cristianismo Místico, que em seu espírito é igual a todas as religiões esotéricas, encerrando todos os arcanos das idades.

Pensamento - LXXXII

"Na relação com a mulher, como presa e servidora da luxúria coletiva, expressa-se a infinita degradação na qual o homem existe para si mesmo, pois o segredo desta relação tem sua expressão inequívoca, decisiva, manifesta, desvelada, na relação do homem com a mulher e no modo de conceber a relação imediata, natural e genérica." [Karl Marx]

Mensagem do Escritor - M/0135

Caminhos Diferentes
As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo? Esta foi a razão que levou Mahatma Gandhi a proferir o belo pensamento: " O homem se torna muitas vezes o que ele próprio acredita que é. Se insisto em repetir para mim mesmo que não posso fazer uma determinada coisa, é possível que acabe me tornando realmente incapaz de faze-la. Ao contrário, se tenho a convicção de que posso fazê-la, certamente adquirirei a capacidade de realizá-la, mesmo que não a tenha no começo." Então, mesmo percorrendo caminhos diferentes, vamos nos encontrar no fim da viagem.(230406)

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Música: Mágoa de Boiadeiro - LM/0015

Pedro Bento e Zé da Estrada Mágoa de Boiadeiro
(Nonô Basílio/Indio Vago)

Antigamente nem em sonho existia
Tantas pontes sobre os rios
Nem asfalto nas estradas
A gente usava quatro ou cinco sinuelos
Pra trazer o pantaneiro
No rodeio da boiada
Mas hoje em dia
Tudo é muito diferente
Com o progresso nossa gente
Nem sequer faz uma idéia
Que entre outros Fui peão de boiadeiro
Por este chão brasileiro
Os heróis da epopéia

Tenho saudadeDe rever nas currutelas
As mocinhas na janela
Acenando um flor
Por tudo issoEu lamento e confesso
Que a marcha do progresso
É a minha grande dor
Cada jamanta
Que eu vejo carregada
Transportando uma boiada
Me aperta o coração
E quando olho minha traia pendurada
De tristeza dou risada
Prá não chorar de paixão

O meu cavaloRelinchando pasto a fora
Que por certo também chora
Na mais triste solidão
Meu par de esporas
Meu chapéu de aba larga
uma bruaca de carga
O berrante e o facão
O velho pasto
O sinete e o apero
O meu lenço e o gibão
Ainda resta a guaiaca sem dinheiro
Deste pobre boiadeiro
Que perdeu a profissão

Não sou poeta, sou apenas um caipira
E o tema que me inspira
É a fibra de peão
Quase chorando
Embuido nesta mágoa
Rabisquei estas palavras
E saiu esta canção
Canção que fala
Da saudade das pousadas
Que já fiz com a peonada
Junto ao fogo de um galpão
Saudade louca
De ouvir o som manhoso
De um berrante preguiçoso
Nos confins do meu sertão

Música: Mãe do Pracinha - LM/0014

Zico e Zeca
Mãe do Pracinha
(Teddy Vieira/Sebastião Vítor)

O vapor está apitando e chegou a hora de partir-meMinha mãe não fique triste por ver seu filho seguirVou lutar em terra estranha manejando o meu fuzilÉ o dever de um brasileiro defender o seu BrasilAdeus rios e matas verdes não sei quando mais virei-meDe zóio rasos d´água sua imagem eu gravareiPor esta linda bandeira como um bravo eu lutareiSe eu morrer combatendo com ela me cobrireiDentro da minha mochila uma coisa eu vou levar umPunhadinho de terra pro mundo inteiro eu mostrarCom ela eu serei enterrado se na luta eu tombarPorque ela é brasileira e Deus soube abençoarTeu retrato oh! minha mãe levo numa medainha simAcaso eu não voltar porque era sorte minha Se um dia alguém perguntar quantos filhos você tinhaVocê diga com orgulho tive um que foi pracinha

Música: Luar do Sertão - LM/0013

Roberta Miranda Luar do Sertão
(Catulo da Paixão Cearense)*

Não há Oh! gente Oh! não luar como esse do sertão* Não há Oh! gente Oh! não luar como esse do sertãoOh! que saudade do luar da minha terra / Lá na serra branqueandoFolhas secas pelo chãoEsse luar cá da cidade / Tão escuro não tem aquela saudadeDo luar lá do sertão* RefrãoSe a lua nasce por detrás da verde mata / Mais parece um sol de prataPrateando a solidãoE a gente pega na viola que ponteia / E a canção é lua cheiaFaz nascer do coração.*RefrãoCoisa mais linda neste mundo / Não existe do que ouvir-se um galo tristeNo sertão se faz luarParece até que a alma da lua / Desencanta escondida na gargantaDesse galo a soluçar*RefrãoAi que me dera que eu morresse lá na serra / Abraçando a minha terraE dormindo de uma vezSeria enterrado numa grota pequenina / Onde a tarde a suruinaChora a sua viuvez

Foto do Dia - F/0066

Júnias faz visita à Prefeita mara Caseiro Com as Metas de Trabalho em mãos, a Candidata a vereadora Júnias fez uma visita de cortesia à Prefeita Mara Caseiro, que é do PDT e aliada do Deputado Ary Rigo. Conversaram demoradamente sobre política e estratégias eleitorais para o pleito de 5 de outubro.

Eleições 2008 - Contagem Regressiva - XLIII

Faltando 38 Dias
Questionamento Natural. Durante uma reunião do candidato Baltazar com eleitores no Bairro Copagril, um questionamento muito natural sobre algumas questões básicas na administração de Mundo Novo. Algo que envolve Educação e Saúde. As pessoas questionavam com determinação fatos negativos nestas áreas, enquanto Baltazar demonstrava conhecimento de causa, e de certo modo, sinalizou a possibilidade de mudança nos setores, visto que cada administrador tem as suas próprias estratégias e prerrogativas na hora de montar a equipe de governo. O importante é que os assuntos foram apresentados com franqueza e a resposta do candidato satisfez os anseios dos moradores do bairro. A professora Júnias esteve presente, acompanhando com interesse a preocupação de cada um dos questionadores.

Curiosidade - Loteria - C/0047

Por que jogamos na loteria?
Matemáticos e economistas adoram fazer tabelas com as chances de investimentos darem certo ou errado e dizem que devemos usá-las para tomarmos decisões racionalmente. Faz sentido, é claro. Só não funciona na prática -porque o ser humano teima (felizmente!) em não se guiar apenas pela razão. Por exemplo: diz a matemática financeira que devemos sempre aceitar qualquer divisão, de prêmios ou balas, que nos for ofertada. Mesmo as injustas: afinal, qualquer coisa no bolso é melhor do que um bolso vazio. No entanto, ofertas injustas despertam protestos do córtex da ínsula, aquela parte do cérebro que sinaliza desgosto e repulsa. Se a ínsula fala alto o suficiente, seus protestos ganham das tendências racionais -e acabamos por recusar uma oferta que, racionalmente, deveríamos ter aceito. Loterias são exemplos divertidos do oposto: situações em que a razão manda não fazer investimento algum, pois a chance de retorno é ínfima. A própria Caixa deixa bem claro em seu site: a chance de um apostador da Mega-Sena jogar em seis números e acertar todos os seis em um concurso qualquer é de 1 em 50 milhões. Dito de outra forma, quem faz um jogo tem 49.999.999 chances em 50 milhões de apenas ficar R$ 1,50 mais pobre. O córtex pré-frontal toma nota e vota -racionalmente- por guardar o R$ 1,50 no bolso. Mas outra parte do cérebro pensa em outra coisa: quão bom seria ganhar o prêmio? Por mais que seja improvável, o evento de um prêmio de vários milhões de reais certamente seria razão de grande euforia e de muitas coisas desejáveis -casa própria, carro, segurança. O sistema de recompensa, que sinaliza para o restante do cérebro o que tem chances de dar bons resultados, também toma nota e dá seu voto. Quem toma a decisão, no final das contas, parece ser uma região no centro do córtex pré-frontal, que pesa os possíveis custos (quanto a ínsula se importa de perder R$ 1,50) e benefícios (quanto o sistema de recompensa gostaria do prêmio). Pelo jeito, essa parte do cérebro de cerca de 2 milhões de brasileiros entende a cada concurso que R$ 1,50 é um custo baixo para concorrer à chance, mínima, mas real, de ganhar uma bolada. Se fôssemos puramente racionais, nunca apostaríamos na Mega-Sena -e, como o prêmio vem da arrecadação com as apostas, não haveria prêmios milionários a dividir entre improváveis ganhadores. Afinal, certo mesmo é o seguinte: quem não joga na loteria tem 100% de chances de não ganhar!

Poemas e Poetas do Brasil - PPB/0059

EndechaAdélia Prado

Embora a velha roseira insista neste agosto e
confirmem o recomeço estas mulheres grávidas,

eu sofro de um cansaço, intermitente como certas febres.

Me acontece lavar os cabelos e ir secá-los ao sol,
desavisada. Ocorre até que eu cante.

Mas pousa na canção a negra ave e eu desafino rouca,
em descompasso, uma perna mais corta,

a ausência ocupando todos os meus cômodos,
a lembrança endurecida no cristal
de uma pedra na uretra.

Coisas Estranhas na Igreja - A/0070

Coisas Estranhas na Igreja
Os perigos da modernidade podem ser resumidos em dois traços atuais que estão dilacerando a Igreja de Roma: a secularização, que distancia a sociedade da religião; e o relativismo moral, que é a idéia de que cada pessoa, cada crença pode atingir a verdade, e portanto ninguém é capaz de julgar o outro. Aqui se enquadram todos os grupos religiosos independes, incluindo aqueles que crêem em Deus e exercem a fé sem qualquer vínculo com qualquer denominação religiosa. Para a Igreja, nada poderia ser pior que isto, pois ela perde o seu domínio sobre as massas, como era a sua prática há algumas centenas de anos. O relativismo torna fácil que pessoas comuns contestem as regras religiosas, pondo em xeque a hierarquia e impedindo o avanço da Igreja pelo mundo. Se cada religião ou grupo religioso exerce a sua verdade, por que um padre teria de exercer influência sobre outras religiões ou pessoas de outros credos?Não teria porquê o catolicismo impor suas regras e doutrinas ao islamismo, ao hinduísmo, ao budismo, ou mesmo persuadir quem quer que seja dentro de outros ramos do cristianismo. Com isso, a Igreja Católica acaba ficando inócua, reduzindo-se ao seu tamanho real e com predominância em países pobres do Ocidente.Para alguns, o Papa Bento XVI tem bons motivos para defender coisas tão estranhas, como aliás já vinha fazendo desde os tempos de Cardeal, quando Ratzinger, foi polêmico diretor da Congregação para a Doutrina da Fé, uma espécie de inquisição moderna.Para combater o relativismo, uma corrente de cardeais do Vaticano, subordinados ao papa desde os velhos tempos, defende que a Igreja reafirme a sua doutrina. Em 2001, ele escreveu a polêmica declaração “Dominus Iesus”, que ataca a mentalidade indiferentista, imbuída de um relativismo religioso, que leva a pensar que tanto vale uma religião como outra. No texto, o papa afirma sem dó: “O catolicismo é melhor que as outras religiões, e só se pode atingir a verdade por ele.” Pensando assim, a Igreja deve seguir intacta, como guardiã dos valores cristãos. Para as demais denominações cristãs, isso representa uma afronta, pois o cristianismo hoje está representado por crenças diversas, com conceitos diferenciados e múltiplas maneiras de entender a vontade de Deus.Na verdade, se a Igreja Católica, a essa altura, pretender mudar, acabará perdendo a sua identidade, o que deixaria de ser interessante, como prevê o seu líder maior, Papa Bento XVI. Se mudasse, a Igreja certamente perderia a sua identidade, nada mais tendo a oferecer. Precisa, então, voltar aos seus princípios, condenando as práticas modernas, para se mostrar mais autêntica perante seus seguidores e para a opinião pública, de um modo geral. Se possível, a Igreja deveria voltar a ter missa em latim, como antes de 1962.

Pensamento - LXXXI

"Nenhum animal é mais calamitoso do que o homem, pela simples razão de que todos se contentam com os limites da sua natureza, ao passo apenas o homem se obstina em ultrapassar os limites da sua." (Erasmo)

Mensagem do Escritor - M/0134

Atitude correta
Você sente verdadeira alegria com o trabalho que está fazendo e com a vida que está levando?Você se orgulha do trabalho que não é só bem feito, mas feito com perfeição?É desagradável para você ver as coisas serem mal feitas e sem vontade?Você está consciente que você só fica satisfeito quando dá o melhor de si, colocando todo o seu coração no que faz, agindo em nome de Deus e pela Sua glória?Então está tudo certo. Você não jamais se satisfazer com um trabalho feito pela metade, ou mal feito. Faça o que deve ser feito com alegria e amor, e que esta disposição esteja presente em tudo que você faz, desde as tarefas mais simples até os trabalhos vitalmente importantes.Certifique-se que sua atitude é sempre a correta para que você só coloque as vibrações certas no que estiver fazendo.E você irá descobrir que agindo assim, além de tudo, você vai se divertir e apreciar muito mais o seu trabalho.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Mensagem do Escritor - M/0133

As Turbulências da Vida
O Escritor Augusto Cury, in “Você é Insubstituível” comenta a condiçãodo ser humano em sua trajetória pela vida. Assim expressa o consagrado homem de letras: “Todo ser humano passa por turbulências em sua vida. A alguns, falta o pão na mesa; a outros, a alegria na alma. Uns lutam para sobreviver. Outros são ricos e abastados, mas mendigam o pão da tranqüilidade e da felicidade. Que pão falta em sua vida?” Com certeza, a verdadeira felicidade não é encontrada no Ter, mas no Ser. É aí que muitos se perdem, porque invertem os valores. (090406)

Pensamento - LXXX

"A única vez em que me meti em problemas foi quando roubei ovos, quando era menino. Acho que sei diferenciar o certo do errado." [ Elvis Presley ]

Depressão no Trabalho - A/0069

Depressão no Trabalho
O trabalho é uma das grandes contradições da modernidade. Da invenção da roda ao surgimento do cérebro de Bill Gates, passando pela linha de montagem de Henry Ford e a caixa de cotonetes com mais conteúdo pelo mesmo preço, sempre ouvimos falar que os avanços tecnológicos iriam diminuir nossa carga de serviço, aumentando o tempo disponível para cultura, reflexão e atividades sexuais sem cunho reprodutivo. Infelizmente, não foi bem assim que a coisa toda aconteceu.As conquistas da modernidade não trouxeram mais horas livres. Trouxerem, sim, novas formas de levar o trabalho para toda parte, com Internet, e-mails, celulares, PDAs, smart-phones... O trabalho passou a nos perseguir como um daqueles vira-latas de cidade de interior, correndo atrás da bicicleta dos correios. Mas, neste caso, a bicicleta somos nós. E o sujeito sentado sobre sua cabeça atende pelo nome de Senhor Ganância.Um dos termômetros mais confiáveis para detectar que existe algo de errado no modo como a maioria das pessoas conduz a bicicleta de suas vidas é a altíssima incidência de depressão na população economicamente ativa. O problema afeta nada menos que 20% das pessoas que trabalham.A falta de identificação com seu emprego pode resultar em alterações em certos neurotransmissores, principalmente serotonina, acetilcolina, dopamina, epinefrina e norepinefrina, aumentando a susceptibilidade para depressão.Os principais sintomas de depressão incluem insatisfação com as atividades diárias, desânimo e dificuldade de concentração. Estudos recentes indicam ainda que a depressão pode influenciar o sistema imune, a coagulação sanguínea, a pressão arterial, a saúde dos vasos sanguíneos e o ritmo cardíaco, além de tornar maior o risco para alcoolismo, tabagismo e abuso de drogas.O tratamento pode incluir medicamentos antidepressivos e psicoterapia. Contudo, se o principal fator desencadeante estiver no próprio trabalho, não vai adiantar ficar se entupindo de remédios. O que você tem de fazer é escolher uma entre duas saídas: mudar de vida (p.ex.: no próximo nascer do sol, vá para Arraial D’Ajuda e passe o resto do século vivendo às custas de brisa, artesanato e água de torneira), ou mudar o modo como encara a vida.Disse Alessandro Loiola "Eu prefiro a segunda alternativa. Afinal, a única pessoa que estará com você até o fim é você mesmo. Sem mudar sua natureza, não será possível viver plenamente onde quer que seja. Por isso, se você acredita que seu serviço está lhe causando depressão, recomendo que encare o próximo dia de trabalho com as seguintes recomendações:- Está se sentindo sozinho, abandonado? Ninguém liga para você? Atrase um pagamento. Ou simplesmente sente-se e pareça muito confortável. Garanto que em menos de 2 minutos surgirá alguém para encher sua paciência.- Jamais se isole voluntariamente dos outros: se não puder ajudar, atrapalhe. O importante é participar.- Algumas pessoas desenvolvem depressão devido ao medo de tentar e errar. Não se preocupe tanto. Todos cometemos equívocos. Numa situação de erro, demonstre toda sua magnanimidade e sabedoria colocando a culpa em um colega.- Os psiquiatras dizem que uma em cada 4 pessoas sofre de algum nível dedeficiência mental. Se o clima no seu serviço estiver pesado, procure outros dois amigos mentalmente sadios e vá até a sala do seu chefe tirar uma dúvida qualquer. Como vocês 3 serão os normais, o papel de retardado estatístico sobrará para ele. Se possível, contenham o riso.- Se nada disso funcionar, a saída pode ser aliviar a tensão através de uma boa atividade física. Recentemente, recebi um excelente relato de como isso funciona. Um conhecido, contratado por uma empresa altamente competitiva, foi chamado pelo gerente no primeiro dia no novo serviço. O chefe explicou:- Atrás daquela divisória você irá encontrar um saco macio pendurado no teto. Toda vez que estiver se sentindo deprimido com o seu trabalho, arregace as mangas e alivie a tensão dando quantos socos e pontapés você quiser.- E isso funciona?- Ô, e como!- Que legal! Posso ir qualquer dia? – perguntou o amigo.- Sim, qualquer dia. Quer dizer, menos às quartas-feiras.- Por quê?- Porque nas quartas-feiras é o seu dia de ficar dentro do saco."

Música: Mané Tibiriça - LM/0012

Moreno e Moreninho Mané Tibiriçá
(Moreninho)

Há coisa de muito tempo / Prá vocês eu vou contaCerta vez um camponês / Cortou um pau de cambaráFez a imagem de um juda / Muito feio sem iguáPrá espantar os passarinhos / Pois o juda no arrozáSeu filho de oito ano / Que gostava de brincáPois o apelido no juda / De Mané TibiriçaMas um dia deu enchente / E levou o juda de láFoi rodando rio abaixo / Muito longe doi pararE depois de muito tempo / Os pescador foi encontraO juda numa lagoa / Na beira de um capinzáPensaram que era um santo / Perto daquele lugaConstruiram uma capela / E pôs o juda no altarE a notícia do Santo / Fêz o povo alvoroçaComeçou vir romaria / Na capela prá rezaE o juda fêz milagre / Fêz muita gente sararCego viu a luz do dia / Aleijado tornou andaE o filho do camponês / Veja só o que foi se dáFicou mudo de repente / Não podia mais faláSeu pai fês um promessa / Prometeu e foi levaO menino na capela / Pediu pro Santo CuráChegaram lá na capela / O menino pegou caçoaVocês são ignorante / E ainda querem me enganaEssa cara eu já conheço / Eu aqui vim prá contáEsse Santo não é Santo / É o Mané Tibiriçá.

Música: Reino Encantado - LM/0011

Daniel Meu Reino Encantado
(Valdemar Reis/Vicente Machado

Eu nasci num recanto feliz Bem distante da povoação
Foi ali que eu vivi muitos anos Com papai, mamãe e o irmãos
Nossa casa era uma casa grande Na encosta de um espigão
Um cercado pra apartar bezerro E ao lado um grande mangueirão

No quintal tinha um forno de lenha E um pomar onde as aves cantavam
Um coberto pra guardar o pilão E as tralhas que o papai usava
De manhã eu ia no paiol Uma espiga de milho eu pegava
Debulhava e jogava no chão Num instante as galinhas juntavam

Nosso carro de boi conservado Quatro juntas de bois de primeira
Quatro cangas dezesseis canzis Encostados no pé da figueira
Todo sábado eu ia na vila Fazer compra pra semana inteira
O papai ia gritando com os bois Eu na frente abrindo as porteiras

Nossa sítio que era pequeno Pelas grandes fazendas cercado
Precisamos vender a propriedade Para um grande criador de gado
E partimos pra cidade grande A saudade partiu ao meu lado
A lavoura virou colonião E acabou-se o meu reino encantado

Hoje ali só existem três coisas Que o tempo ainda não deu fim
A tapera velha desabada E a figueira acenando pra mim
E por último marcou saudade De um tempo bom que já se foi
Esquecido embaixo da figueira Nosso velho carro de boi

Música: Marvada Pinga - LM/0010

Inezita Barroso Marvada Pinga
(Ochelsis Laureano / Raul Torres)

Com a marvada pinga é que me atrapaio / Eu entro na venda e já dou meu taioPego no copo e dali num saio / Ali mesmo bebo ali mesmo eu caioSó prá carregar é que eu dou trabaio oi láVenho da cidade já venho cantando / Trago um garrafão que venho chupandoVenho pros caminhos venho trupicando / Chifrando os barrancos venho cambeteandoE no lugar que eu caio já fico roncando oi láO marido de disse êle me falô / Largue de beber peço de favorProsa de hóme nunca dei valor / Bebo com sór quente prá esfriar o calor E bebo de noite é pra fazer suador oi láCada vez que eu caio diferente / Meaço prá traz e caio prá frenteCaio devagar caio de repente / Vou de corrupio vou diretamenteMas sendo de pinga eu caio contente oi láPego o garrafão e já balanceio / Que é prá morde ver se tá mesmo cheioNão bebo de veis porque acho feio / No primeiro gorpe chego inté no meioNo segundo trago é que eu desvaseio oi láEu bebo da pinga porque gosto dela / Eu bebo da branca bebo da amarelaBebo nos copos bebo na tigela / E bebo temperado com cravo e canelaSeja quarqué tempo vai pinga na goela oi láEu fui nema festa no rio Tietê / Eu lá fui chegando no amanhecerJá me deram pinga prá mim beber / Já me deram pinga prá mim beberTava sem ferver oi láEu bebi demais e fiquei mamada / E caí no chão e fiquei deitadaAí eu fui prá casa de braço dado / Ai de braço dado com doi sordadoOi muito obrigado

Eleições 2008 - Contagem Regressiva - XLII

Faltando 39 Dias
Pesquisas Eleitorais. Desde que foram definidos os candidatos para disputa eleitoral desse ano aqui em Mundo Novo, que circulam pela cidade supostas pesquisas eleitorais.Pesquisas sem fontes comprovadas que são divulgadas por eleitores, assessores dos candidatos e, até mesmo, distribuídas nos próprios comitês. Ninguém sabe quem fala a verdade, cada lado divulga números de acordo com seus interesses.Cabe ao eleitor controlar sua ansiedade, e esperar a divulgação de pesquisas realizadas por institutos responsáveis, dando um ponto final a esse festival de boatos.
Recentemente foi divulgado aqui por esse jornal alguns resultados sobre os boatos que correm na cidade sobre as pesquisas,em algumas delas o Candidato da Coligação Mundo Novo Não Pode Parar,Baltazar, estaria na frente e em outras o Candidato da Coligação Mundo Novo para todos Toninho da Importadora estaria em primeiro lugar.Agora, fontes quentíssimas chegam da Capital do Estado,onde na última segunda feira o Candidato Toninho da importadora foi chamado ao gabinete do Governador André Puccineli,onde a cúpula do Governo comemorou muito uma suposta pesquisa realizada por um instituto da Capital e que poderia dar a vitória ao então candidato apoiado pelo Governador.Segundo informações, Toninho retornou de Campo Grande muito animado e a assessoria do candidato está comemorando bastante nos comitês.Segundo informações também foi acertado na Capital do Estado a vinda do Governador André Puccineli e aliados para fazer crescer ainda mais a candidatura de Toninho e Vânia.

Personalidade Moderna - Curiosidade - C/0046

Personalidade Absolutamente Moderna
O historiador argentino Marsilio Cassotti defende que Dona Teresa, mãe de D. Afonso Henriques, é "uma personalidade absolutamente moderna" e uma "das mais interessantes" na Europa medieval.Marsilio Cassotti é o autor da primeira biografia da filha de Afonso VI de Leão e Castela, que casou com D. Henrique de Borgonha e foi mãe do primeiro Rei português."Dona Teresa é uma personalidade absolutamente moderna. Uma mulher independente que toma nas suas mãos as rédeas da sua própria vida", disse o autor.Em declarações à Lusa, o historiador sublinhou que a condessa "decidia sobre as suas próprias acções sem ter em conta a opinião dos bispos, da Igreja ou da família. Seguia as suas ideias, que podiam ser equivocadas ou acertadas".O historiador assenta esta sua opinião na documentação consultada das chancelarias régias de Portugal e de Leão e Castela, assim como de vários notários."Pelo que há na documentação foi sempre Dona Teresa quem movimentou o jogo, sempre. E isto numa mulher na Idade Média é quase impossível", sublinhou.O historiador realçou igualmente a faceta de "estratega" de Dona Teresa no xadrez político, tanto interno como externo.Segundo o autor, a ideia de Portugal como um reino independente "germinava já" na cabeça de Dona Teresa, que foi quem estabeleceu relações diplomáticas com a Santa Sé.Portugal torna-se independente 70 anos depois de Dona Teresa iniciar relações com os sucessores de S. Pedro que se dirigem a si, em documentos oficiais, como "Rainha Dª. Teresa", explicou.A ideia de independência, observou, terá surgido "principalmente quando não conseguiu os territórios de Leão e Castela e tentou incorporar as terras galegas com as quais havia uma tradição linguística e cultural comuns".Por outro lado, em termos internos, a condessa tanto se alia "aos grandes magnatas de Leão e Castela e aos da Galiza, cujas famílias têm origens nos condados de Coimbra e Portucale, como às classes emergentes"."Enquanto mulher política e estratega, sabe que, se não dá e distribui o seu poder em pessoas com poderes pequenos, tão pouco ela o vai ter", sustentou.Para Marsilio Cassotti, no caso de Dona Teresa "a História contrasta com a lenda", pois a condessa "foi uma mulher fulcral para a História de Portugal", não se explicando porque não foi praticamente estudada e é "vista como um malévola".A figura de Dona Teresa tem sido investigada a partir da "História de Santiago de Compostela", uma fonte documental eclesiástica, do arcebispo de Compostela, que tinha rivalidades com o de Braga, "reflectindo o seu tratamento essa rivalidade", explicou Cassotti.O historiador investigou em arquivos portugueses da chancelaria real, mas também de Espanha, designadamente da corte leonesa, "que é bastante crítica de Dona Teresa, que lhe retira território".No plano familiar, as relações tempestuosas com o filho dever-se-ão ao facto de "poder surgir um filho varão da sua relação com o nobre galego Fernando Pérez de Trava, de quem tivera uma filha, Dona Sancha, que se chegou a intitular 'infanta de Portugal'".Dona Teresa, após a morte do marido, tem uma ligação sentimental com Trava, que era casado, mas afasta-se mais tarde, "voltando quando precisa para conquistar a Galiza"."D. Afonso reage é contra o risco de surgir um filho varão", frisou.Relativamente ao local de nascimento de D. Afonso Henriques, sobre o qual surgiu a hipótese de Viseu, e não Guimarães como afirma a tradição, o historiador admitiu essa "possibilidade", pois no Verão de 1109 Dona Teresa se encontrava em Viseu de facto."Os documentos que falam de Viseu têm muita veracidade e é possível o nascimento de D. Afonso Henriques em Viseu, mas não se pode afirmá-lo com segurança, pois há datas desencontradas nos documentos, nomeadamente quando se refere que D. Afonso Henriques tinha dois para três anos quando morreu o seu pai, cuja data é também incerta", assinalou o historiador.Quanto à acção de Dona Teresa como senhora do Condado Portucalense, Cassoti salientou que foi por seu intermédio que entraram na Europa os Templários."D. Teresa foi quem trouxe para Portugal os Templários, que, graças ao seu poder económico, político e social, eram uma das forças estabilizadoras do poder político, às quais entregou a educação do seu filho", referiu.Marsilio Cassotti estudou na Universidade Católica de Buenos Aires e no Instituto Católico de Paris. O ano passado lançou "Infantas de Portugal, Rainhas em Espanha", também editado pela Esfera dos Livros, e prepara um novo livro "sobre uma personalidade da época dos Descobrimentos"."É um período fascinante - qualificou -, especialmente em Portugal, que tece relações com todos os continentes, enquanto Espanha é fundamentalmente com as Américas".

Poemas e Poetas do Brasil - PPB/0058

No Umbigo do RioAstrid Cabral

Inocente fui pela aragem da manhã
colher flores selvagens, dessas miúdas
de tufos baixos e corolas brancas
dessas que trocam sem problema
o chão dos campos por jarros na sala
até ficarem cinzentas, cobertas de pó.
Assim me extraviei entre moitas
atrás das tais sempre-vivas-do-mato ...
Ao sair do sol entrei num túnel de galhos
que levava à corrente e à pequena praia
de areias alvas como macaxeiras nuas.
Daí entrei num banho de águas castanhas
anoitecendo cada vez mais escuras
e logo me senti envolvida num abraço
que me puxava ao fundo, como se houvesse
alguma armadilha de peixe submersa
meus pés tentando em vão tocar o chão,
o grito quando eu vinha à tona, sumia
abafado no gorgolejo da correnteza,
e o caudal sempre me enrolando brutal
sem que eu pudesse me desvencilhar.
Pensei, em vez de flores quase eternas
vou colher agora a flor da minha morte
no olho deste abismo, no umbigo do rio.
Então deu-se o milagre! Um anjo, saído
do verde ou do céu, me salvou das águas.
Tudo isso aconteceu há meio século
e a paisagem de tão antiga evaporou-se.
Aqui estou vestida com a poeira do tempo
irmã das flores que buscava em meu passeio.

Dois Princípios para os Negócios - A/0068

Dois Princípios para os Negócios
Judy Child P.h.D, F.R.C.: "Os Rosacruzes ensinam que existem certos princípios que podem ser aplicados com sucesso no mundo dos negócios. Aqueles que afirmam que o mundo dos negócios não é digno de nossa preocupação mística erram profundamente, pois qualquer sabedoria que alcançarmos deve ser útil em todos os planos de nossa vida, senão não será útil."
O primeiro passo para sermos bem-sucedidos na esfera comercial está em nos libertarmos de nossa própria ansiedade com relação a este assunto. Períodos de relaxamento profundo, quando esquecemos as questões mundanas, esquecemos até de nós mesmos, são fundamentais para que a consciência profunda, presente em todos nós, libere soluções criativas e idéias inovadoras.
Além disso, é importante sabermos visualizar uma situação que desejamos que ocorra. É preciso pintar na tela mental uma situação, com todo o realismo possível, onde nossos negócios fluem bem, somos bem-sucedidos e desfrutamos de prestígio e felicidade. A repetição dessa imagem, cada vez mais aprimorada, e sua liberação às regiões profundas de nossa consciência, permitirão atrair, por um processo místico bem conhecido dos Rosacruzes, todas as condições necessárias à realização de nosso “filme” mental. Aí teremos a prova definitiva que a mente determina a matéria. É preciso saber imaginar uma situação na mente, colocarmo-nos nela como se estivéssemos vivendo-a, com todo o sentimento necessário, e, por fim liberar essa imagem, esquecendo do assunto por algumas horas.
O relaxamento e a visualização são dois passos, dois momentos fundamentais para alcançarmos êxito em qualquer área. Quando relaxamos abandonamos as emoções e pensamentos, para permitir que o subconsciente fale conosco. Quando visualizamos permitimos que as emoções, ordenadas, apareçam para dar vida a uma situação ideal que ainda não ocorreu no plano material. A aplicação desses princípios simples pode promover verdadeiros milagres. As Leis Cósmicas não devem ser apenas estudadas teoricamente, mas testadas e aplicadas a todo momento. Só assim conseguiremos um gradativo domínio na vida, e na área dos negócios não é diferente. O êxito está na medida da aplicação e da sinceridade com que aplicamos um princípio místico.

Pensamento - LXXIX

"Quando escrito em chinês a palavra crise compõe-se de dois caracteres: um representa perigo e o outro representa oportunidade." (John Kennedy)

Mensagem do Escritor - M/0132

As duas colunas
O escritor Paulo Coelho, em suas divagações, comenta em poucas frases, a condição do homem, no que se refere ao temperamento. Ele informa: “A tradição mágica usa um templo chamado Templo da Sabedoria - para resumir e simplificar uma série de ensinamentos. A porta deste templo é ladeada por duas colunas: o Rigor e a Misericórdia. Saber o tempo de ser duro, e o tempo de ter compaixão. O tempo da disciplina interior e o tempo de relaxar e deixar que o Universo comande a vida. O tempo de ser justo e o de ser generoso. Um mestre compara as duas atitudes: "às vezes somos a vela, às vezes somos o leme do barco da vida". Em ambos os casos, a presença de Deus é indispensável: Ele sopra a vela, para que andemos mais rápido e também move o leme, para que o barco não se arrebente nos rochedos. (16.04.2008)

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Música: Moda da Mula Preta - LM/0009

Moda da Mula Preta
(Raul Torres)Torres e Florêncio

Eu tenho uma mula preta
Tem sete parmo da artura
A mula é descanelada
Tem uma linda figura
Tira fogo da carçada
No rampão da ferradura
Com morena delicada
Na garupa faz figura
A mula fica enjoada
Pisa sóbria e anda dura

Ensino da criação
Veja quanto que regula
O defeito do mulão
Se eu contar ninguém carcula
Moça feia e marmanjão
Na garupa a mula pula
Chega a fazê serração
todo os pulo dessa mula
Cara muda de feição
Sendo preto fica fula

Eu fui passear na cidade
Só numa vorta que eu dei
A mula deixou saudade
no lugar onde passei
Pro mulão de qualidade
4 milhão enjeitei
Pra dizer memo a verdade
Nem satisfação eu dei
Foi dizendo boa tarde
Pra minha casa vortei

Sortei a mula no pasto
Veja o que me aconteceu
Uma cobra venenosa
a minha mula mordeu
Com o veneno dessa cobra
a mula nem se mexeu
Só durou umas quatro hora
Depois a mula morreu
Acabou-se a mula preta
Que tanto gosto me deu...

Música: No Rancho Fundo - LM/0008

Ney Matogrosso No Rancho Fundo
(Lamartine Babo/Ari Barroso)

No rancho fundo, bem pra lá do fim do mundo
Onde a dor e a saudade contam coisas da cidade,
No rancho fundo, de olhar triste, profundo
Um moreno canta as mágoas tenho os olhos rasos dágua
Pobre moreno, que de tarde, no sereno
Espera a lua no terreiro tendo um cigarro por companheiro
Sem um aceno, ele pega da viola e a lua, por esmola
Vem pro quintal desse moreno
No rancho fundo, bem pra lá do fim do mundo
Nunca mais houve alegria, nem de noite, nem de dia
Os arvoredos já não contam mais segredos
E a última palmeira já morreu na cordilheira
Os passarinhos internaram-se nos ninhos
De tão triste, esta tristeza enche de trevas a natureza
Tudo porque, só por causa do moreno
Que era grande, hoje é pequeno para uma casa de sapé
Se Deus soubesse da tristeza lá na serra
Mandaria lá pra cima todo amor que há na Terra
Porque o moreno vive louco de saudade
Só por causa do veneno das mulheres da cidade
Ele que era o cantor da primavera
Que até fez do rancho fundo o céu maior que tem no mundo
O sol queimando, se uma flor lá desabrocha,
A montanha vai gelando, lembrando o aroma da cabrocha

Música: Nóis Tropica - LM/0007

Rick e Renner Nóis Tropica, mas não cai
(Rick e Renner)

Nóis tropica mais não cai
Pode botar fé que desse jeito vai
Nóis tropica mais não cai
Pode botar fé que desse jeito vai
Nóis tropica mais não cai
Pode botar fé que desse jeito vai
Nóis tropica mais não cai
Pode botar fé que desse jeito vai

Tem gente que não pode beber da boa
no primeiro gole tá caindo àtoa
Tem gente que não pode beber nada
No segundo gole ta beijando a escada
Tem gente que não pode beber vinho
na primeira taça já está tontinho
Tem gente que não pode com rabo de galo
Que acaba mamado mijando ralo

gente que não pode beber tequila
Logo bate o sono e o cabra cochila
Não pode beber nenhuma água ardente
Se vai conversar tá cuspindo na gente
Tem gente que não bebe uísque com gelo
Bebe cowboy que até incha o joelho
Tem gente que não pode beber uma cerveja
Começa chorar debruçado na mesa

gente que não bebe cachaça pura
Açúcar e limão bota gelo e mistura
Aí chama isso de caipirinha
E arrota azedo a noite inteirinha
Tem gente que quando não acha cachaça
Bebe qualquer coisa e vontade não passa
A bebida tá te deixando com sono
Cuidado que U de bebum não tem dono

gente que não bebe cachaça pura
Açúcar e limão bota gelo e mistura...

Piada Inocente - VI

O judeu convertido vai se confessar:- Badre, há 20 anos atrás, eu abrigou uma refugiado da guerra.- Qual o meu pecado?- Meu filho, nisso não há pecado, você fez uma caridade!- Mas, badre, eu cobrar aluguel dele.- Tem razão, meu filho, isso é pecado! Reze 3 Ave-Marias e um Pai-Nosso... - Só mais um perguntinia badre! Devo falar pro ela que o guerra acabou?

Dicas Importantes - Blog - D/0006

Dez Dicas para o seu Blog:
1] Dê a sua opiniãoGeralmente os blogs têm sucesso rapidamente, porque são escritos por pessoas e não por robots ou empresas, que geralmente são tremendamente institucionais ou burocratas. As pessoas gostam de ler blogs porque se identificam com os seus autores, e acima de tudo, porque gostam de ler e saber a opinião de quem escreve. É importante então, expressar a sua opinião pessoal, porque na verdade é isso que o leitor gosta de reter e captar. Faça-o de forma sucinta e clara, e evite esticar demasiado o discurso, sob pena de se tornar aborrecido.
[2] Links para o exteriorHá dois grandes motivos para linkar para outros artigos seus e de outros bloggers: O primeiro é o fortalecimento do seu artigo, com informação adicional que é pertinente e de qualidade para a experiência do leitor, e o segundo, é uma grande vantagem ao nível de SEO, porque o Google considera importante linkar para artigos relevantes no meio e enquadrados com aquilo que se está a escrever.Portanto, deixar meia dúzia de links por post para outros artigos seus e de outros bloggers, é e deve ser sempre, uma prioridade a ter em conta.
[3] Escrever com qualidade ao invés de quantidadeÉ muito mais importante escrever com qualidade do que propriamente em quantidade. Um bom post deve ter entre 400 e 500 palavras, sendo que se fizer um artigo com 1000 ou 1500, é estritamente necessário que o faça com qualidade. Como referi no ínicio do artigo, os posts grandes só fazem sentido quando são preenchidos com elevada qualidade e metodologia. Escrever só por escrever torna-se então uma desvantagem.É importante também que considere escrever o máximo, consumindo o mínimo de palavras possível. Quanto mais conseguir dizer utilizando menos palavras, mais compacta é a sua informação e a filtragem do leitor é maior.
[4] Títulos atractivos e vísiveisJá alguma vez pensou porque é que os jornais têm os títulos tão grandes? Na verdade os títulos devem transmitir muita da informação contida depois no corpo de texto do artigo. Coloque todo o seu argumento no seu título. Um bom título é também uma das melhores formas de atrair leitores ao seu blog. Quanto mais interessante for o título e chamativo, maior será o número de leitores interessados em lê-lo. No entanto, é imprescindível que o título faça juz ao conteúdo. Se for demasiado sensionalista, pode correr o risco de os seus leitores lerem o conteúdo e não o enquadrarem com o título, achando que dessa forma foram enganados.
[5] As listasEscrever em forma de lista é sempre bom na óptica de quem lê. Todos gostamos de ler pontos e listas, porque a informação aparece compilada de uma forma muito mais atractiva, onde os sub-títulos e os pontos marcam uma grande vantagem face ao texto corrido. Posts inteiramente de texto, geralmente, tornam-se mais aborrecidos do ponto de vista visual, e repelem muitos utilizadores que os acabam por ler na diagonal.Sempre que possível, coloque pontos (1, 2, 3 ou a, b, c) e/ou faça listas nos seus artigos, como forma de compactar e compilar a informação.
[6] Faça com que os seus posts sejam fáceis de lerMuitos utilizadores navegam na internet de uma forma extremamente rápida e quase como se estivesses com pressa. Como já havia referido anteriormente, quando um paraquedista cai no seu website, você tem entre 10 a 30 segundos para captar a sua atenção, pelo que é extremamente importante assegurar que o seu artigo é interessante e de fácil leitura. Muitos são os artigos lidos na diagonal e registados nos favoritos do browser, para uma análise posterior. Portanto, crie vários sub-títulos e partes do texto a negrito, para que seja possível ler um artigo em poucos segundos, filtrando apenas o que é realmente importante de reter.
[7] Seja consistente com o seu estiloUma das grandes vantagens do seu blog face à sua concorrência, é a consistência com que escreve. Muitos leitores aqui do blog gostam da forma como escrevo e da maneira simplista com que tento introduzir e dar a conhecer algumas temáticas. Você deverá fazer o mesmo, mas ao seu estilo. Mantenha-se consistente na sua forma de escrever, e evite utilizar dicionário como forma de carregar os seus artigos com palavras mais técnicas ou ricas. Os seus leitores irão notar rapidamente que o seu estilo perdeu-se, e isso terá repercursões nos seus resultados futuros. Seja você mesmo.Os leitores que se afiliam a um blog, geralmente sabem o que esperar dele, portanto, não os desiluda.
[8] Utilize as keywords de forma naturalDepois de escrever um artigo, é importante que faça um checkup e equacione de que forma as pessoas irão encontrar o seu artigo. Guarde as palavras-chave, e introduza-as no título e dentro do seu artigo, de uma forma natural. Se forçar demasiado a inserção de palavras-chave, o seu artigo irá perder a consistência e naturalidade, e os seus leitores irão rapidamente perceber que você procura mais em rankear o seu artigo, do que em fornecer um complemento de qualidade para os leitores.
[9] Escrever com linguagem apropriadaErros ortográficos acontecem com regularidade a muito blogger, eu incluido. No entanto, escrever regularmente com erros não é uma boa politica. Tenho lido 2 ou 3 blogs regularmente que escrevem com erros ortográficos crassos, pura e simplesmente por negligência. É importante que tenha atenção à forma como escreve e para quem escreve. Não existe pior leitura possível do que aquela que está minada de uma ortografia incorrecta, ou de uma construção frásica sem sentido.
[10] Reveja o seu trabalho antes de publicá-loSabia que os jornalistas geralmente revêem o seu trabalho vezes a fio antes de ester ser publicado? É dessa forma que se assegura uma escrita correcta e isenta de erros, sejam eles ortográficos ou de outra forma. É importante que reveja o seu trabalho antes de o publicar, não só para assegurar que não contem erros, como também para remover e optimizar a estrutura de texto. Existem sempre partes que não interessam ou que são poucos relevantes para o leitor, portanto, remova-as.
Estas são para mim as 10 dicas mais importantes a ter em conta na altura de escrever um artigo num blog ou noutro local qualquer. É apartir desta lista que escrevo aqui no blog e noutros espaços onde geralmente participo. A coerência e a regularidade com que escreve é também muito importante, para de alguma forma, criar afinidade entre você e o leitor.Espero que as dicas lhe possam ser úteis numa construção mais metódica dos seus artigos. Aponte os sub-títulos num bloco de notas, e tente segui-los sempre que se inicia a construir um novo artigo no seu blog. Se utilizar uma outra forma de escrever ou compilar artigos, coloque um comentário com a sua experiência profissional.