quinta-feira, 7 de julho de 2011

MIsticismo

Sentimento de Déjà Vu

Essa é uma expressão francesa, que expressa a sensação que podemos ter ocasionalmente por conta de uma memória ou uma simples lembrança de algo que nos aconteceu, ficando armazenada na memória de longo prazo, sem passar pela memória imediata, ou seja, guardamos uma lembrança de algo, que não presenciamos, mas ao presenciá-la novamente podemos ter a estranha sensação de já ter vivenciado antes o fato. Às vezes nossa memória pode falhar e, nem sempre, conseguimos distinguir o que é novo do que já era conhecido. Eu já li este livro? Já assisti a este filme? Já estive neste lugar antes? Eu conheço esse sujeito? São perguntas corriqueiras de nossa vida. No entanto, essas dúvidas não são acompanhadas daquele sentimento de estranheza que é indispensável ao verdadeiro déjà vu. Eu posso até me sentir um pouco confuso, ou indeciso, ou triste por sentir que minha memória já não tem a limpidez de outros tempos, mas isso é natural. O sentimento associado ao déjà vu clássico não é o de confusão ou de dúvida, mas sim o de estranheza.

Nenhum comentário: